Vídeos e fotos de gastronomia: dicas para suas redes

Prática • dez. 15, 2021

Muitas empresas da área gastronômica, como confeitarias, restaurantes e cafés têm investido muito em redes sociais, graças ao excelente resultado que essas ferramentas trazem para as vendas. 

Por isso, investir na produção de conteúdo de qualidade para cativar clientes tem sido uma preocupação constante. Pensando nisso, trouxemos neste post dicas de ouro para aperfeiçoar suas postagens, vídeos e fotos de gastronomia, a fim de aumentar o engajamento de seus clientes. Confira!

As redes sociais e sua importância para o marketing

As redes sociais são uma ferramenta tão preciosa para vendas e marketing que, pouco a pouco, estão tomando o lugar publicitário de mídias mais tradicionais como a televisão, revistas e rádios.

Esse fenômeno se dá, principalmente, pelo fato de que as redes sociais têm uma grande capacidade tanto para criar vínculos entre pessoas com interesses em comum, como também entre empresas e seus potenciais consumidores. Mas, para isso, não basta estar presente nas redes, é preciso engajar os clientes, ou seja, é preciso publicar conteúdos interessantes pra se manter conectado com quem segue o seu negócio.

Focar no aperfeiçoamento dessas publicações é um passo importante para qualquer um que queira se utilizar das redes sociais, e com a área gastronômica não é diferente.

A pergunta que fica é: como construir uma rede de contatos que interage, comenta, compartilha e marca amigos nas suas publicações? A verdade é que não existe uma fórmula única para isso, mas trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na construção de boas publicações e que realmente se convertam em compras. 

As estratégias de marketing digital 

a) Como os outros fazem

Observando a sua concorrência é possível notar que a maioria deles se utiliza da mesma estratégia nas redes sociais: diversas postagens repetitivas de cardápios e produtos, salvo exceções, como as postagens que relacionam a temática de alimentação a memes.

O erro comum dessas empresas é achar que as mídias sociais são um ambiente para usar as mesmas estratégias de vendas que se utilizava nas mídias convencionais (rádios, revistas, jornais, panfletagem e televisão), nas quais se paga por uma mesma propaganda que será passada repetidas vezes da mesma forma. Entretanto, o que poderia funcionar há alguns anos hoje já é uma estratégia batida.

b) Como você deve fazer

Você precisa atrair a sua rede de contatos até seu estabelecimento. Isso acontece principalmente oferecendo o que mais se busca nas redes sociais, um deleite aos olhos e sentidos – coisa que empresas da área gastronômica sabem muito bem como fazer. 

Existem diversas estratégias que estimulam a interação dos seus clientes, sorteios, stories com caixas de perguntas e sugestões, quizes, mas, o que mais vai chamar a atenção dos seguidores são os vídeos .

Você pode fazer anúncios de produtos, serviços e até eventos com vídeos, além de produzir conteúdos que mostrem mais do seu restaurante, dos processos e dos produtos, filmando a cozinha, apresentando a equipe, realizando vídeos com receitas ou até convidando clientes para provar e elogiar quitutes em frente à câmera.

Dicas infalíveis para vídeos e fotos de gastronomia

Iluminação

Comecemos pelo mais básico para qualquer fotógrafo, seja ele amador ou profissional: uma boa iluminação. Além dessa definir bem o que está sendo mostrado, ela também privilegia os detalhes de brilho e textura, o que é ideal, principalmente para produtos.

Procure não usar a luz frontal, opte por uma iluminação um pouco mais difusa, ou seja, mais indireta e suave, normalmente feita com o auxílio de um difusor. Se possível, aproveite bastante também da iluminação natural, aproximando o que quer fotografar de janelas e aberturas.

Proximidade

Quando for filmar produtos, ressalte os detalhes do seu prato, com fotos ou vídeos capturados mais de perto, valorizando características como cor e textura. Nem sempre uma foto do prato inteiro é tão interessante quanto a de um detalhe. Uma gota de molho escorrendo, às vezes, pode ser muito mais cativante que um prato cheio de espaguete.

Ambiente

Organize a mesa, fotografe mais de um prato ao mesmo tempo, sugira aos seus clientes pratos que caiam bem juntos com uma fotografia apetitosa. Não se apegue apenas a uma organização de itens, aproveite para experimentar e mudar a posição dos pratos e produtos.

Ângulos

Experimente também fotografar e gravar seus pratos de diversos ângulos, mostrando detalhes que poderiam passar despercebidos a um observador desavisado. Tire várias fotos, grave vários vídeos, observe cada um deles e eleja o melhor para ser postado.

Consistência

Com os pontos anteriores, é perfeitamente possível fazer vídeos e fotos de gastronomia de forma que o cliente possa sentir a textura do alimento. Aqui vale também interagir com o alimento de alguma forma que destaque um ponto positivo dele. Um exemplo clássico é apertar pães, para mostrar a maciez, ou cortar lentamente uma peça de carne, para mostrar a suculência.

Apresente seu estabelecimento

Como já dissemos acima, não se prenda só aos produtos. Fotografe ou grave um vídeo fazendo um tour pelo seu restaurante. Mostre o quanto ele é receptivo, o quanto são solícitos seus colaboradores. Destaque o aconchego, a organização, a limpeza. Se houver alguma atração no local , como música ao vivo, por exemplo, evidencie.

Faça vídeos e fotos de gastronomia de dar água na boca

Com certeza, enquanto usava redes sociais que se baseiam em imagens ou vídeos, você já viu um conteúdo que lhe deixou com água na boca. 

Confeitarias com vídeos de bolos sendo cobertos por uma calda de chocolate suculenta e cremosa. Uma xícara de café sendo servida em câmera lenta. Restaurantes postando fotos de pratos fresquinhos. Vapor saindo, à ponto de fazer você sentir o cheiro e o calor de um prato que acaba de ser feito.

Todos esses exemplos são vídeos utilizando do movimento para fazer você sentir a principal característica vendedora de algum alimento e, obviamente, sentir vontade de consumir.

Conclusões

A intenção desse post era inspirar a construção de estratégias para cativar seus clientes por meio das redes sociais, principalmente com fotos e vídeos. Contudo, não se detenha apenas às nossas dicas: explore a sua criatividade, pois é o que realmente destaca você da concorrência. Use o que trouxemos como inspiração e crie postagens que, com certeza, atrairão clientes ao seu estabelecimento.  

Agora que você já sabe como os vídeos e fotos de gastronomia podem ser utilizados nas redes sociais. Confira também dicas para fotografar alimentos e melhorar seu perfil nos aplicativos de delivery.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: