Máquina de panificação: você sabe como escolhe?

Prática • mar. 07, 2019

Uma boa máquina de panificação, bem como ingredientes e processos definidos, são essenciais para garantir uma produção uniforme e de excelente qualidade. A falta de um equipamento adequado ou o uso de um abaixo do que se precisa, pode colocar tudo a perder.

O post de hoje é para ajudar você a escolher a melhor e mais eficiente máquina de panificação para seu negócio. Acompanhe o conteúdo até o final e aprenda tudo sobre esse tipo de  equipamento. Você verá que estamos falando de máquinas indispensáveis para o bom funcionamento e sucesso do empreendimento.

Boa leitura!

A importância da máquina de panificação

Quando falamos sobre produção de padaria e de confeitaria temos que ter o entendimento de que são dois ramos que lidam com uma vasta gama de produtos. Em muitos estabelecimentos desse nicho de mercado, a produção é feita em larga escala para agradar clientes de diferentes perfis e paladares exigentes. Ou seja, são muitos itens feitos em grandes quantidades!

O ponto de partida para alcançar uma produção uniforme e de altíssima qualidade está na escolha da máquina de panificação, já que os equipamentos são a alma do negócio.

Uma cena ilustrativa

Para que você entenda bem a importância de uma máquina de panificação vamos descrever a cena que segue.

Na padaria, um pão perfeitamente assado, com a cor dourada na medida certa, chama a atenção de um cliente. Ele resolve comprar, pois, além da aparência, o cheiro está muito convidativo. Ao partir o pão, logo percebe a casca crocante e a maciez do miolo. No paladar, sente o sabor inigualável dos ingredientes minuciosamente selecionados. A experiência positiva faz o cliente voltar e se fidelizar.

Todo ciclo de produção do item que encantou o cliente contou com várias máquinas de panificação. Elas são responsáveis pela mistura perfeita, pela fermentação no tempo certo, pela divisão uniforme e por outras características.

Muitas vezes, os empreendedores não se conscientizam da importância dessas máquinas e acabam incorrendo ao erro de improvisar diante da falta de um equipamento adequado. O resultado disso costuma ser desastroso, com uma produção sem padrão e clientes insatisfeitos.

Modelos existentes de máquina de panificação

Até aqui, entendemos a importância da máquina de panificação. A questão agora é identificar quais modelos são realmente imprescindíveis para o seu negócio.

Há muitos tipos de máquinas disponíveis no mercado. Algumas são indispensáveis no ciclo de produção da padaria, seja qual for o tamanho do negócio. Outras, porém, são fundamentais apenas para os estabelecimentos maiores.

Entender o perfil do empreendimento

Antes de citar os modelos existentes, é importante esclarecer que a máquina de panificação deve ser escolhida tendo como referência as especificidades do negócio:

  • tamanho do empreendimento;
  • perfil da clientela.

Ter essas questões bem definidas ajuda a investir nos equipamentos certos, sem gastar mais do que o planejado e sem cair no arrependimento do barato que sai caro. Agora sim vamos aos modelos de máquinas!

Resfriadores de água

O clima tropical quente e úmido do nosso país nem sempre favorece a produção de produtos de panificação e confeitaria. As altas temperaturas tendem a acelerar a fermentação da massa, o que nem sempre é bom!

É nesse momento que entram em cena os  resfriadores , equipamentos que fornecem água fria que auxilia a manter a temperatura certa da massa para que o processo de fermentação ocorra no tempo adequado. Os resfriadores de água são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos.

Amassadeiras

Assim como a batedeira, as amassadeiras fazem parte dos equipamentos que estão na base do processo de produção, seja qual for o tamanho do empreendimento. Isso faz delas um item indispensável!

Em função da alta tecnologia com que são elaboradas, elas conseguem entregar a massa no ponto ideal para dividir e modelar. É uma praticidade que agrega também agilidade no processo de produção.

Divisoras

A divisão de massa feita manualmente pode gerar alguns transtornos. Veja só esse exemplo: um cliente compra uma certa quantidade de pães e paga determinado valor. Em outro dia, ele paga o mesmo valor mas com uma quantidade de pães diferente. Embora ele saiba que o peso foi e mesmo, a falta de padrão no tamanho dos pães gera desconfiança e dúvidas.

É por isso que a divisora  ajuda a padronizar a produção, evitando a variação no tamanho dos produtos.

No mercado, há divisoras que atendem a diferentes volumes de produção, para negócios de pequeno, médio e grande porte. Já os grupos automáticos , além da alta produtividade, conseguem fazer a divisão e a modelagem do pão em um único equipamento.

Há ainda as que trabalham o boleamento da massa , ótimas para o pão de hambúrguer, o de batata e para todos que têm formatos arredondados.

Modeladoras

A modeladora é mais uma máquina que ajuda na padronização dos produtos, além de economizar na mão de obra. Ela é a responsável por moldar, por abrir a massa e enrolar em formato de caracol, como é cortado o pão francês, a baguete e muitos outros pães comercializados.

Depois da moldagem, o pão vai para a  câmara de fermentação  e, em seguida, para os fornos de panificação.

Batedeiras

São mais usadas para confeitaria. Misturam e batem os ingredientes de bolos, cremes, coberturas, recheios, biscoitos e bases de tortas, garantindo que tudo fique bem homogeneizado.

batedeira  é um equipamento bastante flexível aos diversos volumes de produção. Escolhendo bem o fabricante, fica fácil decidir em qual investir.

Laminadoras

Ideias para a produção de folhados, as  laminadoras  são grandes aliadas. São elas que fazem as aberturas e cortes das massas para os diferentes fins. Laminam em espessuras diferentes, substituindo o trabalho manual, o qual toma bastante tempo e é muito cansativo!

Dicas de como escolher a máquina ideal

O propósito de se investir em uma máquina de panificação de alto padrão é o valor agregado que ela trará ao seu negócio. Estamos falando de eficiência, agilidade e muita praticidade no processo de produção. Isso inclui também aspectos de segurança no manuseio e facilidade no processo de higienização do equipamento.

Para que isso ocorra, é preciso investir em máquinas fabricadas por empresas que investem em rigorosos padrões de produção, com tradição e expertise em fabricação de equipamentos para o segmento alimentício.

Busque o melhor fornecedor

Assim como os ingredientes, busque pelos melhores fornecedores de equipamentos, em especial por aqueles que entregam propostas de valor que vão além do custo-benefício da máquina em si.

Bons fabricantes disponibilizam aos seus clientes não apenas um equipamento, mas sim uma solução completa, uma consultoria para concretizar bons resultados.

Outro diferencial é o tempo de mercado do fabricante e o investimento que ele faz em tecnologias de ponta. Um bom indicativo é verificar se a empresa possui selos e certificações de qualidade de produção.

A máquina de panificação confeccionada dentro desses padrões de qualidade, segurança e eficiência agrega ainda mais valor ao seu negócio. Lembre-se sempre de escolher os modelos levando em consideração as características do seu empreendimento. Isso garantirá uma compra acertada!

Uma última dica é fazer uma análise adequada da produtividade que se precisa e para isto preparamos um artigo sobre como evitar o subdimensioamento da sua produção.

Com essas dicas, agora você está pronto para escolher a melhor máquina de panificação para investir. Entre em contato conosco e conheça os diferenciais fornecidos por nossa empresa.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: