Rotisseria: você sabe o que é? Conheça essa oportunidade!

Rotisseria: você sabe o que é? Conheça essa oportunidade!

A rotisseria é um modelo de negócios que oferece alimentos prontos para consumo ou finalização pelos clientes em seus lares. Veja mais neste artigo.

Rotisseria: você sabe o que é? Conheça essa oportunidade!

A rotisseria é uma excelente alternativa para todas as pessoas que não querem, não têm tempo ou não sabem cozinhar, mas gostam de comer bem e com muita qualidade. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, esse tipo de negócio vem se desenvolvendo desde os anos 90 devido ao fornecimento de alimentos congelados, seguido de pratos semiprontos.

A verdade é que, com a correria do dia a dia, o tempo para se dedicar à cozinha está cada vez mais escasso. Sendo assim, essa opção surge como uma verdadeira salvadora da pátria do consumidor moderno.

Se você é empreendedor na área de supermercados e quer implementar esse tipo de espaço no seu estabelecimento, continue a leitura para entender com detalhes o que é rotisseria e como preparar a sua empresa corretamente para isso. Vamos lá?

O que é rotisseria?

Rotisseria ou rotisserie é um local que oferece uma variedade de petiscos, refeições, molhos e sobremesas, geralmente prontos ou quase prontos, para serem consumidos na hora ou serem finalizados em casa.

Esse tipo de produto é muito indicado para quem gosta de comer bem, mas em virtude da vida corrida, não tem tempo para cozinhar.

Para se ter uma ideia, algumas rotisserias são tão completas que chegam a oferecer quase uma centena de pratos prontos para serem consumidos imediatamente.

De acordo com o manual do Sebrae, que ensina a montar uma rotisseria do zero, o modelo de negócio tem, basicamente, três modalidades de funcionamento: em supermercados e hipermercados, em lojas independentes e ainda em restaurantes.

Existem também estabelecimentos que são apenas rotisserias. Eles vendem somente produtos de uma rotisserie.

Qualquer supermercado pode ter uma rotisseria?

A resposta é sim, pois a maioria dos conceitos de negócios se enquadra nesse tipo de venda, tornando o consumo mais agradável, fidelizando os clientes e melhorando a qualidade de vida do consumidor. No entanto, para ter uma rotisseria dentro de um supermercado é importante não se esquecer de considerar a localização do projeto. Deve se tratar de um mercado bem movimentado. Se for próximo a uma área residencial, melhor ainda.

Em relação à infraestrutura, aspectos gerais devem ser considerados, como disponibilidade de energia elétrica, gás natural e água, redes de esgoto e espaço para manutenção e adaptação à ideia da rotisseria. Vale lembra que é essencial entrar em contato com a agência reguladora da sua cidade com antecedência para encontrar os documentos necessários para iniciar um negócio no setor de alimentos.

Como regulamentar a minha rotisseria?

Primeiramente, é necessário seguir todas as regras de produção determinadas pela Vigilância Sanitária. Veja abaixo os próximos passos!

Faça uma consulta comercial

Verifique se o lugar em que a rotisseria será aberta tem permissão de funcionamento para a atividade que você deseja empreender.

Verifique os órgãos responsáveis

Vá ate a Prefeitura da sua cidade, procure a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples), além do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Verifique todas as informações e, depois, solicite o CNPJ e a Inscrição Estadual na Receita Estadual.

Consiga o seu alvará de licença

É na Secretaria Municipal de Fazenda que você vai conseguir o alvará de licença. Esse documento serve para permitir que a empresa desenvolva as atividades no lugar que escolheu. Porém, antes da concessão do alvará de funcionamento, a pedido da prefeitura a Vigilância Sanitária terá de inspecionar o local para verificar se a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004, está sendo cumprida corretamente.

O que vender em uma rotisseria?

Por ser um setor do ramo alimentício repleto de potencial empreendedor, a rotisseria é uma ótima ideia para diversificar um pouco o seu negócio. As rotisseries eram muito populares entre os anos 1980 e 1990. Antes da popularidade dos alimentos congelados, eram elas que podiam satisfazer todos os gostos do cliente (pessoal, restaurante e corporativo), com um cardápio bem variado, que fuja do comum.

Entre as iguarias mais apreciadas, preparadas e servidas, destacam-se:

  • aperitivos, patês e antepastos;
  • diversos tipos de cortes de carne assada;
  • acompanhamentos, como molhos e cremes;
  • tortas doces e salgadas;
  • sobremesas em geral, como pudim, pavê e muito mais.

Dá para entender que essa variedade realmente atende às necessidades dos consumidores que não renunciam a refeições de alta qualidade no dia a dia, certo?

Quais são os equipamentos necessários para abrir uma rotisseria?

Tudo depende do tipo de rotisseria que você pretende montar: se for mais minimalista, com refeições caseiras e algumas conservas, o espaço vai exigir apenas uma boa cozinha e áreas para o estoque, exposição dos produtos e atendimento ao cliente.

Isso também serve para a quantidade de colaboradores necessária. Contudo, cozinheiros, auxiliares, profissionais de serviços gerais e atendimento precisam ser considerados para rotisserias de qualquer porte.

Alguns equipamentos podem facilitar bastante no momento de colocar as coisas para funcionar. Otimizar alguns processos é essencial nesse tipo de negócio, para que não se perca tempo, nem qualidade. Pensando nisso, para a área de produção, veja alguns itens recomendados:

  • balcão refrigerado;
  • balcão congelado;
  • geladeiras;
  • freezers;
  • ultracongelador;
  • embaladora a vácuo;
  • fechadora de marmitas;
  • seladora;
  • fritadeiras industriais;
  • chapa;
  • balcão de atendimento;
  • forno combinado;
  • fogão industrial;
  • fatiadeira de frios;
  • processador de alimentos;
  • forno micro-ondas e muito mais.

O planejamento é importante nesse momento. É preciso pensar na validade dos alimentos, fazer a adequação das quantidades que serão produzidas e depois vendidas, analisar os gastos com energia elétrica em virtude do funcionamento dos equipamentos, entre outros.

Além disso, é necessário escolher as embalagens corretas para a rotisseria. Ela deve ser capaz de oferecer a melhor apresentação, com detalhes do produto, se possível poder ser levada ao micro-ondas ou servir para comer no próprio recipiente. A boa apresentação das comidas na vitrine também é primordial para induzir o consumo por impulso.

Conclusão

Em síntese, o mercado de rotisserias vem crescendo e pode ser uma ótima ideia para você implementar no seu supermercado? Seguindo as dicas deste post, o seu negócio certamente terá ainda mais sucesso. Entender o que é rotisseria, saber como fazer a regulamentação e entender seu funcionamento são os primeiros passos, mas a muito mais detalhes a ficar atento no processo.

Por fim, veja mais sobre a tecnologia de fornos combinados e sobre ultracongelamento de alimentos. Continue a leitura.

Tags:
Blog Comments
Responder

Lindalva Rodrigues Simões

Bom dia!
Gostei muito das orientações
Pretendo abrir uma rotisseria aqui no bairro onde moro
Muito obrigada

Olá Lindalva tudo bem?
Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

É possível iniciar uma rotisseria em casa com pratos simples mudando diariamente?

Boa tarde, Sérgio. A produção de quaisquer alimentos para comercialização necessitará de alvará da Vigilância Sanitária. Consulte os órgãos responsáveis por sua região e fique atento para fazer todas as adequações necessárias antes de iniciar sua produção. Para os equipamentos, conte com nossas soluções em fornos combinados e ultracongeladores.
Aqui está o link de um dos artigos do nosso blog sobre rotisserie: https://blog.praticabr.com/voce-sabe-o-que-e-rotisseria-conheca-essa-oportunidade/
Conheça também outras opções de equipamentos da Prática: https://blog.praticabr.com/ultracongelamento-alimentos-restaurante-gastronomia/
https://blog.praticabr.com/respostas-sobre-forno-combinado/
https://blog.praticabr.com/perguntas-e-respostas-forno-combinado/

Deixe um comentário

error: Content is protected !!