Você sabe o que é rotisseria? Conheça essa oportunidade!

Powered by Rock Convert

A rotisseria é uma excelente alternativa para todas as pessoas que não querem, não têm tempo ou não sabem cozinhar, mas gostam de comer bem e com muita qualidade. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, esse tipo de negócio vem se desenvolvendo desde os anos 90 devido ao fornecimento de alimentos congelados, seguido de pratos semiprontos.

A verdade é que, com a correria do dia a dia, o tempo para se dedicar à cozinha está cada vez mais escasso. Sendo assim, essa opção surge como um verdadeira salvadora da pátria do consumidor moderno.

Se você é empreendedor na área de supermercados e quer implementar esse tipo de espaço no seu estabelecimento, continue a leitura para entender com detalhes o que é rotisseria e como preparar a sua empresa corretamente para isso. Vamos lá?

O que é rotisseria?

Rotisseria ou rotisserie é um local que oferece uma variedade de petiscos, refeições, molhos e sobremesas, geralmente prontos ou quase prontos, para serem consumidos na hora ou serem finalizados em casa. Esse tipo de produto é muito indicado para quem gosta de comer bem, mas em virtude da vida corrida, não tem tempo para cozinhar.

Para se ter uma ideia, algumas rotisserias são tão completas que chegam a oferecer quase uma centena de pratos prontos para serem consumidos imediatamente. De acordo com o manual do Sebrae, que ensina a montar uma rotisseria do zero, o modelo de negócio tem, basicamente, três modalidades de funcionamento: em supermercados e hipermercados, em lojas independentes e ainda em restaurantes. Existem também estabelecimentos que são apenas rotisserias. Eles vendem somente produtos de uma rotisserie.

Qualquer supermercado pode ter uma rotisseria?

A resposta é sim, pois a maioria dos conceitos de negócios se enquadra nesse tipo de venda, tornando o consumo mais agradável, fidelizando os clientes e melhorando a qualidade de vida do consumidor. No entanto, para ter uma rotisseria dentro de um supermercado é importante não se esquecer de considerar a localização do projeto. Deve se tratar de um mercado bem movimentado. Se for próximo a uma área residencial, melhor ainda.

Em relação à infraestrutura, aspectos gerais devem ser considerados, como disponibilidade de energia elétrica, gás natural e água, redes de esgoto e espaço para manutenção e adaptação à ideia da rotisseria. Vale lembra que é essencial entrar em contato com a agência reguladora da sua cidade com antecedência para encontrar os documentos necessários para iniciar um negócio no setor de alimentos.

Como regulamentar a minha rotisseria?

Primeiramente, é necessário seguir todas as regras de produção determinadas pela Vigilância Sanitária. Veja abaixo os próximos passos!

Faça uma consulta comercial

Verifique se o lugar em que a rotisseria será aberta tem permissão de funcionamento para a atividade que você deseja empreender.

Verifique os órgãos responsáveis

Vá ate a Prefeitura da sua cidade, procure a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples), além do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Verifique todas as informações e, depois, solicite o CNPJ e a Inscrição Estadual na Receita Estadual.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Consiga o seu alvará de licença

É na Secretaria Municipal de Fazenda que você vai conseguir o alvará de licença. Esse documento serve para permitir que a empresa desenvolva as atividades no lugar que escolheu. Porém, antes da concessão do alvará de funcionamento, a a pedido da prefeitura a Vigilância Sanitária terá de inspecionar o local para verificar se a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004, está sendo cumprida corretamente.

O que vender em uma rotisseria?

Por ser um setor do ramo alimentício repleto de potencial empreendedor, a rotisseria é uma ótima ideia para diversificar um pouco o seu negócio. As rotisseries eram muito populares entre os anos 1980 e 1990. Antes da popularidade dos alimentos congelados, eram elas que podiam satisfazer todos os gostos do cliente (pessoal, restaurante e corporativo), com um cardápio bem variado, que fuja do comum.

Entre as iguarias mais apreciadas, preparadas e servidas, destacam-se:

  • aperitivos, patês e antepastos;
  • diversos tipos de cortes de carne assada;
  • acompanhamentos, como molhos e cremes;
  • tortas doces e salgadas;
  • sobremesas em geral, como pudim, pavê e muito mais.

Dá para entender que essa variedade realmente atende às necessidades dos consumidores que não abrem mão de refeições de alta qualidade no dia a dia, certo?

Quais são os equipamentos necessários para abrir uma rotisseria?

Tudo depende do tipo de rotisseria que você pretende montar: se for mais minimalistas, com refeições caseiras e algumas conservas, o espaço vai exigir apenas uma boa cozinha e áreas para o estoque, exposição dos produtos e atendimento ao cliente.

Isso também serve para a quantidade de colaboradores necessária. Contudo, cozinheiros, auxiliares, profissionais de serviços gerais e atendimento precisam ser considerados para rotisserias de qualquer porte.

Alguns equipamentos podem facilitar bastante no momento de colocar as coisas para funcionar. Otimizar alguns processos é essencial nesse tipo de negócio, para que não se perca tempo, nem qualidade. Pensando nisso, para a área de produção, veja alguns itens recomendados:

  • balcão refrigerado;
  • balcão congelado;
  • geladeiras;
  • freezers;
  • ultracongelador;
  • embaladora a vácuo;
  • fechadora de marmitas;
  • seladora;
  • fritadeiras industriais;
  • chapa;
  • balcão de atendimento;
  • forno combinado;
  • fogão industrial;
  • fatiadeira de frios;
  • processador de alimentos;
  • forno micro-ondas e muito mais.

O planejamento é importante nesse momento. É preciso pensar na validade dos alimentos, fazer a adequação das quantidades que serão produzidas e depois vendidas, analisar os gastos com energia elétrica em virtude do funcionamento dos equipamentos, entre outros.

Além disso, é necessário escolher as embalagens corretas para a rotisseria. Ela deve ser capaz de oferecer a melhor apresentação, com detalhes do produto, se possível poder ser levada ao micro-ondas ou servir para comer no próprio recipiente. A boa apresentação das comidas na vitrine também são primordiais para induzir o consumo por impulso.

Viu só como o mercado de rotisserias vem crescendo e pode ser uma ótima ideia para você implementar no seu supermercado? Seguindo as dicas deste post, o seu negócio certamente terá ainda mais sucesso. Entender o que é rotisseria, saber como fazer a regulamentação e entender seu funcionamento são os primeiros passos, mas a muito mais detalhes a ficar atento no processo.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre as rotisserias e equipamentos necessários para montar a sua? Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos técnicos. Será um prazer ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário