Doce de leite: veja 12 produtos para atrair a clientela

Prática • abr. 07, 2023

O doce de leite é um dos doces mais comuns e procurados no Brasil. Ele tem um sabor maravilhoso, combina com vários tipos de receitas, possui versões gourmet e é fácil de encontrar.

Conheça a história e algumas curiosidades do doce neste post. Você também vai conferir uma lista de doces que têm essa delícia como base.

Curiosidades e história

A origem do doce de leite é incerta, mas segundo pesquisas ele teria surgido por volta do século XV, através da expansão da plantação de cana-de-açúcar e a produção das chamadas sacarose, extraída das plantas.

Existe uma lenda que diz que teria surgido em 1829, quando a cozinheira de um governador chamado Juan Manuel de Rosas, esqueceu o fogo ligado com leite e açúcar. Ao voltar para a cozinha, ela percebeu que o leite havia engrossado e formado uma mistura pastosa. A partir daí começou a surgir a ideia desse doce, porém isso é apenas uma lenda.

Uma curiosidade é que ele puro é utilizado como pré-treino para algumas pessoas que treinam, por ser considerado um carboidrato de rápida absorção, além de aliviar a vontade de comer açúcar e dar energia. Porém, ele não deve ser consumido de forma exagerada e, de preferência, não deve ser industrializado.

12 receitas utilizando o ingrediente

Confira agora 12 produtos deliciosos utilizando esse ingrediente.

1. Petit gâteau

Claro que o petit gâteau não poderia ficar de fora dessa lista, pois essa sobremesa já é gostosa por si só e com doce de leite é ainda melhor. Você pode utilizá-lo como recheio do bolinho, ou também como sabor do sorvete, qualquer forma fica maravilhosa e o sabor é incrível.

2. Torta crocante

A torta com base crocante, bolo bem molhadinho, com bastante creme de doce de leite e amêndoas caramelizadas para finalizar, fica perfeita. Trata-se de uma opção bem doce, porém irresistível, é uma ótima sobremesa para quem ama receitas bem açucaradas.

3. Bem-casado

Aquele docinho clássico que todo mundo conhece e ama pode ficar ainda mais saboroso, é possível rechear aquela massa levinha utilizando este doce, inclusive ele pode ser caseiro feito na lata.

4. Bolo de pote 

O bolo de pote é conhecido por sua enorme variedade de sabores e tamanhos, e o recheado com o doce é um dos mais procurados. Ele combina com vários tipos de massas, por exemplo, chocolate, baunilha e morango.

5. Cupcake

O cupcake é basicamente um minibolo, geralmente recheado e com uma cobertura por cima, ele é perfeito, tanto para ser usado na massa, como para a cobertura, sem dúvidas o sabor é maravilhoso.

6. Mini cheesecake com bolacha de chocolate

Seguindo o mesmo modelo do cupcake, o mini cheesecake com bolacha de chocolate e este doce promete um sabor incrível e agrada a todos os paladares.

7. E m cubos

Semelhante a uma rapadura, o doce em cubos é uma receita muito saborosa e prática de se fazer, ela pode ser cortada em diversos tamanhos e formatos.

8. Alfajor

O alfajor tende a ser recheado com ele, pois promove um sabor maravilhoso, ele pode ter vários tipos de recheio e esse é um dos melhores. Além disso, a receita é muito fácil de fazer.

9. Quindim 

Os quindins são maravilhosos e têm um sabor inesquecível, quando é feito com esse produto então, pode ter certeza de que todo mundo vai amar!

10. Pavê

A sobremesa queridinha de todos os brasileiros é o pavê, uma das comidas mais procuradas principalmente nas festas de fim de ano. O pavê pode ter vários sabores, como chocolate, morango, maracujá, limão, uva, coco e por aí vai. Ele também entra como uma ótima sugestão de sabor.

11. Brigadeiro

Hoje em dia até os brigadeiros evoluíram e é possível encontrar diversos sabores, desde os mais tradicionais até os mais diversificados, inclusive o brigadeiro de mesmo sabor é uma opção muito fácil e deliciosa.

12. Milk shake

Os milkshakes são refrescantes e muito saborosos, uma opção muito boa é adicionar ao cardápio essa bebida com o este sabor, pois certamente vai agradar muitos clientes.

Receita de sorvete de doce de leite

Veja agora uma receita muito simples e refrescante utilizando essa delícia. Você pode vender o sorvete por encomenda ou servi-lo como opção de sobremesa no seu restaurante. Além disso, ele pode ser utilizado como recheio para bolo de pote, alfajor gelado, cheesecake e outras receitas.

Ingredientes

Para o doce:

  • Leite condensado em lata 395g

Para o sorvete:

  • 1 medida (da lata) de leite líquido
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • meia xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo

  1. Retire o rótulo e a cola da lata de leite condensado.
  2. Na panela de pressão, coloque a lata fechada junto com a água, ela deve ser o suficiente para cobrir a lata completamente.
  3. Tampe a panela, coloque no fogo médio e deixe cozinhar por 15 minutos, a contagem começa após a panela pegar pressão.
  4. Espere sair toda a pressão, abra a panela cuidadosamente e retire a lata com cuidado para não se queimar, deixe-a esfriar completamente antes de abri-la.

Modo de preparo do sorvete

  1. No liquidificador, bata o leite condensado cozido, o leite e o creme de leite até obter uma mistura homogênea.
  2.  Após isso, despeje em um recipiente e cubra com plástico-filme.
  3.  Leve ao freezer por, em média, 4 horas.
  4. Após esse tempo retire e bata mais uma vez a mistura no liquidificador e volte ao freezer, por mais 2 horas ou até firmar.
  5.  Para dar um toque, sirva com as nozes picadas.

Se preferir, você também pode utilizar caldas e outros acompanhamentos.

Conclusão

As receitas com doce de leite são maravilhosas e é difícil não agradar ao paladar de muitas pessoas.

Os clientes estão cada dia mais à procura de comidas diferentes e saborosas e por isso você não deve deixar essa oportunidade passar. Experimente fazer receitas variadas e venda no seu estabelecimento.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: