5 tipos de sobremesa gelada para oferecer no seu empreendimento

5 tipos de sobremesa gelada para oferecer no seu empreendimento

  • Home
  • Gastronomia
  • 5 tipos de sobremesa gelada para oferecer no seu empreendimento
Veja 5 tipos de sobremesa gelada básicas para oferecer em seu estabelecimento. Leia mais neste artigo e se inspire nas ideias.

É difícil encontrar uma só pessoa que não goste de um doce após a refeição. Por isso, se você atua no ramo alimentício, seja em um restaurante, seja em uma padaria ou lanchonete, é sempre bom contar com diferentes tipos de sobremesa gelada para envolver o público.

Felizmente, não faltam opções para incluir nessa lista. Há, por exemplo, aquelas mais encorpadas, como o brownie acompanhado de sorvete. Enquanto isso, existem ainda outras leves e que conseguem agradar a todos os gostos. Nessa lista, incluímos as mousses e salada de frutas.

Que tal aproveitar para deixar o seu menu pronto para todos os gostos e temporadas? Neste post, trouxemos algumas sugestões de sobremesa gelada que, certamente, farão toda a diferença em seu dia a dia. Acompanhe para saber mais!

Quais são os melhores tipos de sobremesa gelada?

1. Petit gâteau

Em primeiro lugar, o petit gâteau. Bastante conhecido, essa opção consiste em um pequeno bolo bem fofo e macio, recheado com calda quente de chocolate e acompanhado por uma generosa bola de sorvete de baunilha.

Uma curiosidade: ela chegou ao Brasil em 1994, graças ao chef francês Érick Jacquin. Com o passar do tempo,  também ganhou algumas releituras, sendo possível encontrar versões feitas de doce de leite e até frutas diversas.

2. Mousse de chocolate light

Em segundo lugar, para pessoas que se preocupam em manter uma dieta saudável e equilibrada, a mousse de chocolate light — feita com leite de coco, chocolate 70%, gemas e adoçante natural (xilitol).

Fácil de fazer, essa receita é versátil e pode marcar presença em seu menu em qualquer época do ano, seja no inverno ou no verão. Caso queira diversificar, também existem outras adaptações, como a mousse de limão ou a de maracujá.

3. Salada de frutas

Em terceiro, a salada de frutas é amada pelos brasileiros. Nessa opção, você pode acrescentar as frutas mais conhecidas no país, como é o caso da banana, do morango, da manga, do melão e do abacaxi.

Lembre-se ainda de sempre utilizar ingredientes frescos, e nunca aqueles que estão fora de época — o que aumenta as suas chances de desagradar o público e manchar a sua imagem no mercado. Pode utilizar para complementar o iogurte integral, a granola e até o suco de laranja.

4. Frozen yogurt

Em quarto, nas épocas de calor intenso, nada como um bom sorvete para refrescar. Agora, se você deseja oferecer aos seus clientes uma opção deliciosa e com baixo teor de gordura, recomendamos incluir o frozen yogurt. Pode ser preparada de inúmeros sabores, além de contar com caldas diferentes e até a adição de frutas variadas.

De modo geral, o seu preparo exige o uso de iogurte natural, desnatado e sem soro. O resultado é uma mistura lisa, cremosa e homogênea, bem parecida com a de um sorvete. Vale experimentar!

5. Pudim de leite

Por último, quando falamos nos tipos de sobremesa mais consumidas, o  pudim de leite sempre sai na frente. Barato, bonito e saboroso, esse preparo consegue agradar a gregos e troianos, seja por conta de sua cremosidade ou doçura na medida certa.

Porém, se você estiver a fim de fugir do óbvio, uma solução é inovar na calda do pudim. Fora a tradicional receita de caramelo, existem as de frutas vermelhas, de maracujá e até a de caramelo cremoso.

Tudo isso, sem contar a receita do próprio pudim que, em vez de ser feita somente com leite condensado, da forma clássica, pode contar com outros ingredientes. Creme de avelã, suco de limão e raspas de coco são ótimas pedidas.

O que avaliar ao incluir as sobremesas do cardápio?

Antes de finalizar, queremos destacar outros pontos que devem ser cuidadosamente observados — e praticados — para garantir uma boa experiência com os tipos de sobremesa gelada levados para o seu menu.

A seguir, listamos brevemente os principais deles:

  • faça combinações com ingredientes diferentes: vá além dos clássicos e tente explorar ao máximo a diversidade de insumos presentes no Brasil. É possível incluir ingredientes ousados, ou apostar em opções de qualidade superior;
  • capriche na apresentação: antes de tudo, o cliente se sente atraído pelo visual do prato — ou seja, o chamado “comer com os olhos”. Por isso, é necessário criar apresentações capazes de surpreender, seja na disposição da sobremesa ou no recipiente utilizado;
  • ofereça opções para cada estação do ano: utilizar a sazonalidade a seu favor é essencial. Hoje, esse é um truque imperdível para vender mais e manter os clientes sempre satisfeitos. No frio, as suas sobremesas geladas podem contar com caldas quentes. Já no calor, prefira as alternativas bem refrescantes, com frutas ou cremes frescos. Não tem erro!

Dica extra

Por último, tenha o máximo de cuidado com a precificação de cada sobremesa. Somente eleve o valor de seu produto se a receita, de fato, contar com ingredientes de alta qualidade e considerados gourmet. Ao utilizar insumos refinados, você terá uma chance ainda maior de atrair a atenção do público e oferecer opções fantásticas, diferenciadas e que não podem ser encontradas facilmente em qualquer local.

Ademais, considere o uso de ultracongeladores para a garantir a conservação dos diferentes tipos de sobremesa gelada — das mais simples até as finas. Certamente, esse detalhe garantirá um diferencial competitivo para o seu negócio, colocando você à frente da concorrência e no topo da lista dos consumidores mais rigorosos.

Por fim, caso queira continuar se aprofundando no assunto, veja 3 dicas para o preparo de pudins perfeitos e os doces de maior sucesso nas padarias. Continue a leitura.

Deixe um comentário