6 dicas sobre alimentação no verão para se preparar e inovar

Powered by Rock Convert

Chegamos na época mais quente do ano e, no setor alimentício, isso pode representar grandes vantagens e, ao mesmo tempo, sérios desafios. A alimentação no verão pode ser muito delicada, pois, apesar de atrair mais clientes para o restaurante, exige cuidados específicos com o preparo e o armazenamento dos insumos.

Além disso, é preciso pensar no cardápio, nas sobremesas e nas bebidas comercializadas, já que o aumento da temperatura influencia no apetite das pessoas e, se não houver um planejamento, pode comprometer a lucratividade do negócio.

Por isso, neste conteúdo, mostraremos algumas dicas valiosas para inovar com alimentação no verão. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo para conferir!

Como o calor interfere no apetite e na alimentação dos clientes?

No verão, diversos aspectos influenciam na experiência que os clientes têm em estabelecimentos do setor alimentício. O fato é que ninguém gosta de se alimentar passando calor. Afinal, o desconforto pode inibir o apetite das pessoas. Além disso, os ingredientes que integram os pratos oferecidos devem ser pensados estrategicamente.

Toda a infraestrutura do ambiente do restaurante deve ser elaborada de modo que proporcione um clima agradável. Ou seja, se o lugar for aberto, é importante que tenha janelas e ventiladores posicionados de modo a permitir que o ar circule.

O ideal é ter um sistema de ar-condicionado eficiente, para garantir que seus clientes se alimentem em um ambiente agradável. Não tenha dúvida de que as pessoas até consumirão mais por conta da temperatura do local, que fará com que elas desejem permanecer mais tempo no restaurante. 

Como inovar nessa estação?

Neste tópico, mostraremos as principais dicas para inovar na alimentação no verão.

1. Tenha novos drinks para acompanhar as refeições

Este é o momento ideal para inovar no cardápio de drinks e oferecer opções feitas a partir de ingredientes refrescantes, como:

  • hortelã;
  • abacaxi;
  • limão;
  • maracujá;
  • melancia;
  • melão;
  • laranja;
  • kiwi.

Combine as frutas e aproveite para incrementar o orçamento, principalmente com as frutas da estação, que costumam ficar com os valores mais baixos.

2. Aumente as opções frias e invista em porções reduzidas

Seguindo o raciocínio das frutas refrescantes, considere investir significativamente nas comidas frias para agradar seus clientes. Aposte em grãos, em saladas e em cubos de peixe marinados em molho, pois são pratos que combinam bastante com dias quentes, por serem leves e ideais para quando não se pode abusar da alimentação.

Como já foi dito, as pessoas terão um apetite menor por causa da alta temperatura, mas isso não significa que seu restaurante deixará de vender. A ideia de oferecer porções reduzidas e opções frias evita o desperdício e aumenta a aceitação. 

3. Invista em sobremesas geladas

Por mais calor que esteja, ninguém resiste a uma boa sobremesa, não é verdade? Em especial se forem doces gelados. Nesse aspecto, garanta que o restaurante tenha uma boa variedade de confeitaria congelada para oferecer aos seus consumidores.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

4. Crie um cardápio específico para o verão

Para muitos brasileiros, o verão é a estação mais aguardada do ano. Então, por que não elaborar um cardápio especial para essa época? Além de acrescentar alternativas ao mix tradicional de itens, é importante se planejar para divulgar as novidades.

Crie um menu compatível com as matérias-primas da estação e que, ao mesmo tempo, tenham a ver com o cenário da temporada. Dessa forma, você atende às necessidades dos clientes e ainda gera mais lucro.

Algumas alternativas interessantes para alimentação no verão são:

  • alimentos funcionais — comidas fermentadas são uma tendência nessa época, como probióticos (missô, kefir, kimchi) e prebióticos (frutas ricas em fibras, alho, cebola etc.);
  • pokes — prato típico havaiano que se parece com sushi, mas com uma apresentação diferente da japonesa;
  • insumos de produtores locais — nada melhor do que alimentos frescos para a produção de pratos no verão. Além de agregar mais valor ao restaurante, contribuem com uma alimentação saudável para seus clientes.

5. Dê sugestões aos clientes

Você tem um cardápio novinho em mãos, mas não se esqueça de treinar os colaboradores para que sempre ofereçam novas sugestões aos clientes com base nas preferências que eles demonstrarem.

Quando essa estratégia é bem gerenciada, ajuda a otimizar o fluxo de preparo dos pratos na cozinha. Se for adicionada uma opção atraente ao cardápio, como a confeitaria fina, por exemplo, você não vai deixar de recomendar como uma ótima opção de sobremesa, não é verdade?

6. Ofereça promoções

Caso você ainda não ofereça os famosos combos, o verão é o melhor momento. Promoções sazonais podem atrair novos clientes para o restaurante, por meio do senso de urgência e por conta da sensação de novidade.

Por que estar atento à opinião dos clientes para alinhar as estratégias nessa época?

No Brasil, o verão é uma das estações mais duradouras. Ou seja, as temperaturas altas são presentes por muito mais tempo durante o ano. No setor alimentício, é fundamental se adaptar a essas condições climáticas, pois, além de influenciarem no manejo dos alimentos, afetam o comportamento dos consumidores.

Assim, quando falamos em alimentação fora de casa, não nos referimos apenas à necessidade de comer em si, mas sim de todo um conceito que envolve diversas experiências.

Quando um casal vai a um restaurante em uma noite quente, por exemplo, espera, no mínimo, as seguintes ações:

  • receber um atendimento de qualidade;
  • apreciar pratos frescos e refinados;
  • experimentar drinks ou bebidas refrescantes;
  • usufruir de uma sobremesa gelada;
  • experienciar um ambiente confortável.

Sendo assim, é muito importante levar em consideração o que os clientes têm a dizer sobre o seu estabelecimento. Uma caixa de sugestões ou a seção de avaliações das redes sociais podem fornecer informações valiosas para que seu restaurante ofereça a melhor experiência possível de alimentação no verão.

Como você pôde conferir neste conteúdo, para proporcionar uma alimentação de qualidade no verão e garantir que seus clientes usufruam de uma experiência positiva, é preciso considerar uma série de cuidados com o preparo dos cardápios, selecionar os pratos oferecidos e prover uma infraestrutura que não permita que o calor incomode as pessoas.

Gostou deste artigo? Quer acompanhar todas as dicas e os conteúdos úteis que postamos semanalmente? Então, curta a nossa página no Facebook para se manter por dentro de todas as novidades!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário