Acessórios para cozinha profissional: entenda a importância

Prática • jul. 19, 2021

Acessórios para cozinha profissional de qualidade e apropriados para cada função são necessários para qualquer negócio de sucesso   do ramo de alimentação, além de colaboradores qualificados para realizar as etapas da produção e oferecer uma cartela de produtos impecável.

O setor de alimentação é bastante competitivo e, para que seu negócio tenha os recursos necessários para entrar nesse segmento, é importante contar com utensílios profissionais e que foram desenvolvidos para uma produção de maior escala, com mais uniformidade e controle do processo.

Neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre a importância de acessórios corretos em seu restaurante. Continue a leitura e verifique nossas recomendações!

Quais características observar ao adquirir acessórios?

Antes de estabelecer quais qualidades seus acessórios devem ter, é importante compreender a função e as diferenças entre eles e os demais recursos de uma cozinha.

Desse modo, o acessório não realiza uma operação, e sim fornece apoio enquanto o equipamento é responsável pela execução efetiva.

Mesas, pias, cubas, lavatórios e armários são classificados como acessórios, enquanto as panelas, potes, facas e tábuas representam os utensílios da cozinha. Confira quais características são indispensáveis na hora de escolher um acessório adequado.

Aço inoxidável

O material mais adequado para os utensílios é o aço inoxidável em virtude de sua durabilidade, facilidade de limpeza e por não sofrer corrosão. Por conta dessas vantagens, esse material representa um excelente custo-benefício no setor alimentício.

Além disso, ele atende a muitos dos requisitos de higiene estabelecidos nas exigências da vigilância sanitária.

Robustez

Devido à rotina intensa de trabalho em restaurantes e padarias, os acessórios precisam ser robustos e duráveis, pois, do contrário, sofrerão danos e precisarão ser substituídos constantemente. Os cuidados na hora da compra evitam que o empreendedor adquira utensílios de vida útil curta e que acabam prejudicando as contas do negócio.

Fácil limpeza

Alguns acessórios podem ter muitos pontos em que se podem acumular sujidades ou disporem de materiais que não conseguem ser limpos facilmente ou sanitizados. Por isso, é preciso que todo acessório seja de lavagem simples e não acumule sujeira.

Opte por utensílios mais lisos e com superfícies mais planas para facilitar essa etapa. Isso contribui para que o estabelecimento atue conforme as regras sanitárias e permite maior cuidado na sanitização, o que prolonga a vida útil desse material.

Segurança

É preciso observar se os instrumentos são seguros para o operador durante o processo e para o cliente quando recebe o produto final. Tais itens não devem apresentar partes móveis que possam cair nos alimentos, contar com cantos pontiagudos, bordas cortantes, rebarbas e pontos de oxidação.

O ideal é contar com artigos constituídos de um único material e com poucos pontos que podem acumular resíduos, mofos e quaisquer elementos que podem contribuir para a proliferação de micro-organismos nocivos. Esse cuidado protege os colaboradores durante a rotina de trabalho e os clientes, que têm a segurança de receber um alimento adequado para o consumo.

Tamanho e função adequados

Você também deve pensar na capacidade do acessório e qual função ele exercerá. Um item muito grande, pesado e que ocupa muito espaço é difícil de mover e higienizar. Em contrapartida, se a sua cozinha trabalha com grandes volumes de produção, os acessórios pequenos podem causar muitos problemas.

O mais importante é avaliar a necessidade diária de produção e, com base nesse dado, definir quais as dimensões adequadas para formas, panelas, colheres, entre outros.

Adaptabilidade e funcionalidade

O acessório pode ser facilmente utilizado em outros locais e para outras funções? Se sim, ele é uma boa escolha, pois as mudanças e necessidades de uma cozinha são muito dinâmicas e variam conforme a imposição dos processos executados.

Muitas são as propostas de funcionalidades no mercado, mas ele precisa ser utilizado em sua função completamente. Se você não aproveitar todas as funcionalidades , então está utilizando o seu capital de modo ineficiente.

Ergonomia

O acessório deve servir ao operador e não o contrário. Instrumentos que não favorecem a ergonomia apenas prejudicam a saúde do trabalhador, causando muito mal-estar e reduzindo a produtividade.

Em restaurantes, por exemplo, gastronorms muito fundas e pesadas são um problema para os operadores e, como são carregadas de produtos quentes, podem se tornar até um risco de acidente.

Com que frequência é preciso trocar os acessórios?

A aparência de um acessório diz muito sobre seu estado de conservação. Se está muito usado, sua aparência, em geral, fica bastante degradada, e isso significa que ele precisa ser trocado.

Outro fator a ser observado é se ele oferece risco de acidente por estar amassado, pontiagudo, cortante, com rebarbas, soltando resíduos de alguma forma ou em péssimo estado de higienização. Não existe um prazo determinado, mas se o uso desse instrumento pode trazer algum risco para os funcionários ou clientes, deve ser substituído.

Atualmente, há possibilidade de se comprar acessórios , por exemplo, para fornos combinados até em lojas online. Veja as possibilidades.

Que material é mais adequado para não danificar os acessórios?

Nesse aspecto, é importante consultar a recomendação da vigilância sanitária local. Alguns materiais, como o aço inox, preservam várias características desejáveis e não oferecem riscos de danificação dos alimentos. Para algumas funções, o plástico também é um material válido, pois não há interferência no alimento, nem riscos para o cliente.

Já alguns materiais, como bambu e madeira — presente em tábuas e colheres e demais acessórios —, são proibidos pela vigilância, principalmente pelo risco de contaminação microbiológica associado a eles.

Já com o objetivo de armazenar os alimentos, o adequado é utilizar utensílios de vidro no lugar de plástico, pois com o vidro não há risco de contaminação cruzada, verifique com a fiscalização local se é permitido e qual o tipo. Vale destacar que, normalmente, não é permitido o uso de embalagens por reaproveitamento para outros fins e produtos.

Como fazer a higienização correta dos acessórios e utensílios?

O procedimento correto é feito em uma área exclusiva de higienização, em pia ou cuba de inox. Deve-se usar água corrente, com detergente neutro ou produtos de limpeza de acessórios de alimentação recomendados pelas vigilâncias.

O processo de limpeza diária dos utensílios ajuda a proteger os materiais de possíveis contaminações e aumenta a durabilidade deles. Acessórios de cozinha podem ter uma vida útil longa se forem bem cuidados.

Ao seguir todas essas recomendações, você tem a segurança de efetuar uma compra de acessórios para cozinha profissional que atenda as necessidades do seu negócio e valorize o seu dinheiro. Cabe ao empreendedor avaliar todos esses critérios no momento da compra e, após ela, orientar sua equipe sobre as melhores formas de utilização dos recursos na produção de alimentos.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: