Fornecer alimentação em eventos não é uma tarefa fácil. Além de fazer a produção, transportar insumos, equipamentos e ainda montar uma estrutura no local, que muitas vezes é aberto, ainda devemos garantir o atendimento de grandes públicos com qualidade. Tudo isso exige muito trabalho e tempo.
Todavia, esta demanda é uma extensão do foodservice , que segundo reportagem da CNN Brasil , está em alta e até em falta de profissionais. Por esta razão, preparamos algumas dicas e mostraremos tecnologias como as dos fornos de finalização ultrarrápida , que vieram para ajudar.
Leia mais na postagem abaixo e aprenda sobre o assunto.
Este compreende grandes festividades nacionais e feriados, como o Carnaval, festas religiosas e comemorativas, inaugurações, shows, feiras e eventos profissionais ou eventos artísticos que se estendem por vários dias, entre outros.
Além disso, locais de alta movimentação como pontos turísticos e praias, acabam entrando nesta classificação, por terem um público considerável. Neste segmento também entram os particulares como festas de casamento, aniversários, formaturas ou até encontros familiares que tenham esta característica.
Antes de mais nada, precisamos entender como é fornecer alimentação em eventos, como mencionamos, compreende toda logística mais o atendimento. Por conta disso, oferece alguns desafios, como os enumerados a seguir
São fornos que contam as tecnologias de micro-ondas, ar quente impingido e resistência infravermelha em conjunto para finalizar rapidamente alimentos, entregando padronização e qualidade.
Eles podem ser utilizados para sanduíches, salgados, massas, caldos ou qualquer preparo que já esteja pré-pronto.
Em primeiro lugar, opte por produtos congelados ou resfriados próprios ou de terceiros evitando o preparo de itens “do zero” no local, Assim, otimizamos tempo, mão de obra e diminuímos riscos de contaminação e deterioração dos alimentos.
Em segundo lugar, freezers, geladeiras, balcões refrigerados ou congelados nunca são demais quando você trabalha em eventos. Caso não tenha como tê-los em tamanho ou quantidade, conte com uma entrega para reposição ou até ambos.
Em terceiro lugar, na dinâmica de eventos, quanto maior o número de opções, mais complexa se torna a operação e maior o espaço, equipe e armazenagem necessários. Escolha dentre seus produtos mais vendidos e pense principalmente no fator “preço”.
Em seguida, é importante fazer uma programação para cada um de seus produtos no forno de finalização ultrarrápida antes de ir para o evento, testando como fica o acabamento de cada um deles e também se atendem ao perfil do público.
O atendimento também precisa ser ágil. Para isto, faça um treinamento fora do evento com toda a equipe e antes desse para que executem as tarefas de montagem, colocação e remoção do forno da forma mais rápida o possível. Ensaio é tudo.
Toda burocracia deve ser feita com antecedência e toda a documentação deve estar em mãos. Alvarás, solicitações, pagamentos de aquisição de serviços de energia, hidráulica entre outros. Não deixe nada para a quinzena antes do evento.
Da montagem da estrutura, passando pela chegada dos equipamentos, produtos, equipe e início do atendimento, enumere cada uma das ações que precisam ser feitas e faça um acompanhamento de realização delas com cada um dos envolvidos.
Em suma, com um bom planejamento e tecnologia, fornecer alimentação em eventos pode ser muito mais fácil. Faça uma análise cuidadosa do evento e edições anteriores, consulte os usuários que estiveram presentes, levante expectativas, frustrações, dificuldades encontradas pelos fornecedores participantes e trate sua participação de forma estratégica.
Por fim, veja como servir sanduíches utilizando os fornos de finalização rápida pode ajudar a aumentar suas vendas. Continue a leitura.
O post Alimentação em eventos: velocidade e qualidade no atendimento apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT