7 dicas para fazer anúncios digitais e alavancar as vendas

Powered by Rock Convert

Um dos maiores desafios que todas as pequenas empresas enfrentam é a aquisição de novos clientes. Existem várias técnicas diferentes para atrair mais pessoas e gerar vendas, porém, muitos empresários ainda não conhecem o poder dos anúncios digitais.

Há alguns anos, somente negócios online investiam em marketing digital, mas essa realidade mudou. Os smartphones conquistaram a atenção das pessoas e, mesmo para lojas físicas, ter uma boa presença na internet é indispensável. Descubra a seguir as melhores dicas para conquistar espaço e aumentar suas vendas!

O que são anúncios digitais e como eles podem beneficiar seu negócio

Anúncios digitais são campanhas em textos, imagens ou vídeos divulgadas em plataformas online — principalmente em redes sociais. Tais campanhas são divididas em duas categorias:

  • mídia paga: quando a empresa investe diretamente em anúncios ou em influenciadores digitais;
  • mídia orgânica: quando a empresa cria conteúdos relevantes e atrai clientes sem a necessidade de comprar anúncios.

Ambas categorias são importantes para uma boa presença digital. O trabalho com marketing de conteúdo (mídia orgânica) permite que sua empresa não dependa exclusivamente de campanhas pagas. Por outro lado, comprar anúncios também ajuda a acelerar seus resultados.

A publicidade digital é uma maneira eficaz e acessível de promover sua marca. A seguir, outros benefícios.

É econômica

Muitos empresários adiam a publicidade digital porque acham que é muito caro, mas na verdade é um modo bastante econômico de aumentar a exposição da marca — em comparação com métodos tradicionais.

Na maioria dos casos, você paga apenas quando obtém resultados. Por exemplo, ao inserir um anúncio no Google, o custo é calculado pelo volume de cliques. Isso significa que seu negócio não desperdiça dinheiro com publicidade que ninguém vê ou clica.

Também é possível definir exatamente quanto sua empresa está disposta a investir na campanha. Pelo painel de anúncios, você controla o prazo de exibição, o orçamento diário e muito mais.

É fácil de rastrear

Ao colocar um anúncio em uma revista ou outdoor, é extremamente difícil saber quem e quantas pessoas o viram. Com a publicidade digital, quase tudo é medido e registrado. Isso permite acompanhar os resultados em tempo real e fazer otimizações específicas.

É altamente personalizável

Anúncios digitais oferecem diversas opções de segmentação. Por exemplo, sua campanha pode ser direcionada para mulheres acima de 30 anos, com filhos e que estão localizadas em determinada região.

Ao primeiro contato, isso pode parecer assustador, mas lembre-se de que todos esses dados são anônimos — não é possível saber quem de fato é a pessoa. Com isso, podemos tirar o máximo de proveito do orçamento em publicidade, pois as campanhas serão vistas apenas por clientes em potencial.

Também é possível segmentar com base na profissão, interesses, comportamentos online e várias outras características.

7 dicas de como criar bons anúncios para a internet

Use as seguintes dicas para otimizar seus anúncios ou começar uma nova campanha do zero!

1. Conheça as melhores plataformas para anunciar 

Existem inúmeras plataformas e sites onde seus anúncios podem ser divulgados, mas antes de criar sua primeira campanha, você precisa conhecer seu público-alvo. Comece com as seguintes perguntas:

  • Qual a faixa etária dos seus clientes?
  • Quais são as redes sociais mais utilizadas?
  • Quais são os principais influenciadores do segmento?
  • Que tipo de conteúdo seu público se interessa?

As respostas vão ajudar a direcionar suas campanhas. As plataformas mais comuns para anúncios são: Facebook/Instagram (para compras por impulso) e Google (para compras por necessidade).

Por exemplo: se sua empresa vende roupas, o Facebook é o canal ideal para provocar um desejo imediato de compra. Já no segmento de remédios, o Google é o melhor caminho, pois os compradores vão pesquisar pelo nome do produto.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Também há outras plataformas importantes para anúncios como YouTube, Twitter e LinkedIn. Lembre-se de que não existe um formato correto para sua campanha, toda empresa precisa realizar diversos testes até encontrar um modelo ideal.

No caso de lojas físicas, as empresas precisam fazer um perfil (gratuito) no Google Meu Negócio para serem encontradas no Google Maps e também em pesquisas na região.

2. Crie conteúdos relevantes

Além dos posts patrocinados, sua empresa precisa produzir conteúdos relevantes para seu público-alvo. Uma regra básica é dedicar 90% do material para informações úteis ou de entretenimento, e apenas 10% para divulgar seus produtos e serviços.

Outro ponto interessante é se atentar ao princípio de Pareto, ele afirma que 80% dos resultados são consequência de 20% dos esforços. Por exemplo:

  • 20% dos posts atraem 80% dos novos seguidores;
  • 20% dos artigos geram 80% do tráfego no site;
  • 20% dos seguidores realizam 80% do engajamento no perfil.

Ou seja, precisamos descobrir quais são esses conteúdos valiosos (20%) e então dedicar máxima atenção à eles.

Outro ponto desse raciocínio é que no meio digital é interessante ter apenas 20% do seu conteúdo direcionado a anúncios de produto, os outros 80% devem ter informações interessantes ao seu público, como dicas, curiosidades, postagens institucionais etc. As pessoas querem se relacionar com marcas que tenham personalidade, que gerem valor e apresentem um propósito claro. As redes sociais sabem disso e vão punir os perfis que somente querem vender alguma coisa.

Gerar conteúdo relevante melhora a autoridade do seu perfil, atrai clientes em potencial e ainda impulsiona seus trabalhos com anúncios pagos. 

3. Use os gatilhos mentais

A concorrência em todas as plataformas digitais é bastante acirrada. Em especial no Google, onde as empresas “brigam” por uma palavra-chave — ganha o topo quem pagar mais pelo clique.

Sendo assim, para vender mais, você precisa encontrar modos de conquistar a atenção do usuário. Uma alternativa são os gatilhos mentais:

  • escassez: ofertas exclusivas com limite de estoque;
  • urgência: ofertas com prazo limitado;
  • autoridade: contrate influenciadores para divulgar seu produto/serviço;
  • reciprocidade: ofereça algo de valor antes de fazer sua oferta;
  • prova social: use entrevistas e depoimentos para atrair novos interessados.

4. Escolha um layout chamativo

Além de uma mensagem poderosa e chamativa, o design também é um fator importante para destacar seu anúncio. Caso sua empresa não tenha um profissional dedicado para criar esse material, uma opção é usar sistemas que auxiliem no trabalho — como o Canva.

5. Invista em conteúdos multimídia 

Assim como já mencionamos, não existe uma fórmula para criar anúncios perfeitos. Um dos erros mais comuns é produzir somente um tipo de conteúdo. Cada marca precisa realizar testes para encontrar o melhor tipo em:

  • textos: artigos, tutoriais, e-books, checklists;
  • vídeos: videoaulas, conteúdo institucional, treinamentos, entrevistas;
  • imagens: fotos, infográficos, ilustrações etc.

Todos esses formatos podem ser utilizados em mídias pagas ou orgânicas.

6. Atualize sempre 

Encontrar o melhor tipo de conteúdo não significa que o trabalho terminou. Na verdade, os anúncios precisam ser constantemente monitorados e otimizados. Uma boa campanha pode ficar defasada com o tempo e perder seu alcance — isso pode acontecer em algumas semanas ou meses.

7. Transmita confiança

Assim como no mundo offline, a única forma de ter sucesso na internet é conquistando a confiança das pessoas. Para isso, sua empresa deve:

  • ganhar autoridade com o tempo — gerando conteúdo relevante e interagindo com os usuários;
  • utilizar selos de segurança (SSL, selos do Google, associações e Ebit);
  • escolher plataformas confiáveis para e-commerce e pagamentos;
  • cultivar uma boa reputação em outros sites — como no Reclame Aqui;
  • realizar um serviço impecável e compartilhar suas avaliações.

Os anúncios digitais são cruciais para qualquer empresa (física ou digital) que queira se manter relevante nos negócios. Não existem atalhos, é preciso investir tempo e dinheiro para impulsionar sua marca na internet. Aplique essas 7 dicas para otimizar seu orçamento de marketing, fidelizar clientes e criar uma marca inspiradora!

Gostou deste artigo? Assine agora nossa newsletter gratuita e receba outras dicas valiosas!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário