Fidelização em momentos desafiadores: como conquistar clientes? Nós explicamos!

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Fidelização em momentos desafiadores: como conquistar clientes? Nós explicamos!
Fidelizacao em momentos desafiadores como conquistar clientes Nos explicamos
Powered by Rock Convert

O atual cenário que o mundo apresenta tem gerado muitos reflexos na economia. Essa realidade tem trazido muitas possibilidades de fidelização em momentos desafiadores. Tal ocasião é ideal para que a empresa trabalhe as ferramentas corretas de marketing e vendas, melhore processos e construa um forte diferencial competitivo no mercado.

Hoje em dia certas lojas têm promovido uma padronização nos serviços prestados, ao seguir algumas recomendações externas que auxiliam na produtividade e organização. É o caso dos estabelecimentos de alimentação. Eles estão funcionando apenas pelo delivery e toda equipe precisa saber como reforçar os cuidados quanto à segurança de alimentos dentro de um food service.

No intuito de ajudar seu negócio neste período, separamos dicas interessantes que ajudarão sua companhia a manter a lista de clientes e aperfeiçoar os desempenhos das tarefas prestadas ao público. Confira no tópico abaixo e boa leitura!

As motivações e precauções na fidelização em momentos desafiadores

Apesar da demanda de conquistar novos clientes, com a intenção de aumentar a receita e expandir os negócios, as táticas de retenção são tarefas que não podem ficar de fora da sua gestão. Afinal, a clientela já conquistada ajuda nas vendas recorrentes e no alcance de um ticket médio mais atrativo na percepção dos donos da marca.

Além do relacionamento, mantido com foco na personalização do contato e na atenção às necessidades dos consumidores, técnicas como o marketing sensorial são ótimas estratégias que colaboram na construção de uma boa memória afetiva da sua marca na mente do consumidor. No entanto, em tempos difíceis, as preocupações financeiras aumentam.

Realizar a fidelização em momentos desafiadores requer uma série de cuidados e uma análise profunda do comportamento das pessoas no período atual. Em que a maioria das pessoas permanecem em casa e essa realidade estimula os usuários a consumirem mais conteúdos em plataformas digitais.

Portanto, essa é uma oportunidade de manter-se presente na vida deles — com o auxílio das redes sociais e demais canais de comunicação —, criar um planejamento estratégico — com objetivo de gerar valores — e maximizar o papel de parceira e facilitadora que a sua companhia tem na interação de vocês.

As principais dicas para fidelizar clientes

Antes de apresentar as sugestões de fidelização em momentos desafiadores, queremos alertá-lo da importância de desenvolver ações que estejam de acordo com as propostas da sua marca e que dialoguem com a rotina das pessoas que você deseja atingir.

O importante é atuar de uma maneira autêntica. No intuito de construir seu diferencial competitivo e dar a certeza aos usuários que seu estabelecimento oferece exatamente o que eles precisam. Após esse alinhamento, você poderá considerar algumas das medidas abaixo.

Fortaleça a comunicação

Como foi falado anteriormente, é muito interessante se mostrar presente nessa época. Todo ser humano é afável de gentileza e apoio emocional, por isso é fundamental sua marca desenvolver campanhas de conscientização nas redes sociais ou até mesmo por meio do envio de newsletters.

Contudo, é imprescindível tomar cuidado na hora da criação, porque as mensagens devem estar no tom adequado. Uma ótima dica nessa etapa da comunicação é elaborar uma persona, pois ela ajudará no processo de desenvolvimento de conteúdos que dialoguem com seu público e tornará o contato com ele claro e eficiente, sem a presença de ruídos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Foque em ações estratégicas

Um dos principais objetivos da fidelização em momentos desafiadores é expertise de simplificar gradativamente as compras dos clientes. É interessante maximizar os cuidados com a saúde e colaborar na intenção deles preservarem hábitos saudáveis nas refeições do dia.

O Grab and Go surgiu como alternativa de atração e retenção. Além de facilitar a vida dos consumidores, o empresário treinará a equipe para identificar quais são os produtos mais adquiridos. Esses itens não podem fazer falta, caso contrário isso gerará uma má experiência ao consumidor dentro do seu ponto de venda. Portanto, pense estrategicamente!

Ofereça programas de fidelização personalizados

Outra maneira de implementar táticas de fidelização em momentos desafiadores é oferecer programas personalizados para o seu público. Além de fazerem compras recorrentes, os consumidores ficam motivados com as possibilidades de promoções, descontos e benefícios que uma campanha de assinatura possa trazer à vida deles.

É importante que o gestor saiba usar as informações que tem na base de clientes para tal finalidade. As ações poderão ser propagadas por meio do sms marketing, e-mail marketing ou por notificações nos smartphones em que seu aplicativo foi baixado. O interessante é estudar os hábitos de compra do cliente e facilitar o processo de venda com soluções de acordo com o perfil de cada um.

Otimize o atendimento

O atendimento de qualidade é fator que não só ajuda na fidelização em momentos desafiadores, como também é uma das principais medidas a serem adotadas para criar um diferencial no mercado e se destacar da concorrência. As pessoas já usam muito o smartphone para a realização de vários tipos de tarefas.

Assim, sempre acharão melhor consultar seus canais ou ligar no intuito de esclarecer dúvidas, fazer solicitações ou até pedir um suporte. Portanto, é necessário mostrar agilidade e contar com o auxílio da automação, pois ela personaliza o contato com o cliente e reduz os erros humanos que às vezes acontecem nessas ocasiões.

Surpreenda os clientes com proatividade

Agir de forma proativa em momentos desafiadores fará com que as pessoas passem a criar confiança na sua marca. Em situações assim, é muito importante atuar antecipadamente e oferecer conforto ao cliente. Isso é sinal de que seu estabelecimento real conhece o público e o relacionamento entre ambos vai além do processo de compra e venda de produtos e serviços.

Invista no delivery

Conquistar clientes pelo delivery é uma estratégia que ajuda muito na fidelização em momentos desafiadores, inclusive no período atual, em que diversos restaurantes podem aceitar pedidos por delivery ou com retirada no balcão — também conhecido como take away.

Logo, é interessante melhorar a logística das entregas, fazer um bom controle no estoque e se precaver ao máximo na hora de embalar mercadorias. Os cuidados de limpeza deverão ser dobrados, na intenção de mostrar que sua empresa está totalmente engajada em atender as necessidades do público com total responsabilidade.

Durante a leitura deste artigo, você conferiu como pode ser feita a fidelização em momentos desafiadores. Portanto, invista em medidas estratégicas que auxiliem na retenção e melhorem a sua prestação de serviço como um todo.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue explorando o assunto e leia sobre como criar um plano de marketing para o seu negócio!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário