Bem-casados: 4 dicas para a produção e venda

Prática • mar. 07, 2022

Apesar de ser temático e ser muito direcionado a casamentos, o bem-casado é um doce de ótima aceitação e que pode ser vendido em uma infinidade de outras ocasiões. Isso porque ele possui uma ótima aceitação e dá margem tanto aos lucros quanto para a criatividade.

Para se ter uma ideia, somente o mercado dos enlaces matrimoniais teve um crescimento de 143% no número de registros em setembro de 2020, indicando uma ótima janela de oportunidade para se investir na criação de produtos de casamento.

Por essas razões, preparamos uma postagem com muitas dicas e informações sobre bem-casados.

Leia e confira!

Sobre receitas e custos

Primeiramente, precisamos lembrar que existem várias receitas para qualquer produto, mas a ideal é aquela que agrada ao paladar do consumidor final.

Outra questão é o fator custo; se temos ingredientes de alto valor, proporcionalmente nosso produto terá. Por isso, um estudo de relação custo-benefício deve ser feito sempre.

Por fim, é preciso analisar o tempo gasto, pois, se a produção for extensa e envolver processos complexos, ela pode tomar um tempo que poderia ser utilizado para produzir mais bem-casados ou outros produtos do mix.

Recheios e tamanhos

A receita do bem-casado é facilmente adaptável e personalizável a exigências variadas. O recheio original tradicional é o doce de leite, mas também podem ser utilizados o chocolate, creme de avelã, coco e geleias de frutas.

Sobre tamanhos, existem versões maiores, que podem ser assadas em formas de pão-de-mel individuais ou o bolo bem-casado, que pode ser oferecido como bolo de aniversário, de casamento, de sobremesa ou até em fatias.

Receita de bem-casado s

Para começar, podemos fazer uma receita simples de bem-casado, com recheio tradicional, para atrair clientes, confira:

Ingredientes secos*

  • 50% de açúcar;
  • 3,3% fermento químico seco;
  • 5% de amido de milho.

*Calculados sobre a quantidade de farinha de trigo.

Ingredientes líquidos*

  • 60% de ovos (claras e gemas) *

*Calculados sobre a sobre soma de todos os ingredientes secos.

Observação: para que a massa não se espalhe ao dosar, não se acrescenta leite ou outro líquido.

Assim, por exemplo, se utilizarmos 600 gramas de farinha de trigo teremos então:

300 gramas de açúcar;

30 gramas de amido;

20 gramas de fermento químico seco.

Teremos, então, um total de 960 gramas de ingredientes secos que, por sua vez, necessitarão de 576 gramas de ovos.

Observação: a quantidade de farinha ou outro tipo de amido, é menor do que a de um bolo convencional, para que fique bem leve.

Como fazer bem-casados?

As claras precisam ser batidas em ponto de neve na batedeira planetária , a farinha peneirada e os demais ingredientes acrescentados aos poucos de forma delicada, para que a massa obtenha a maior aeração possível.

O fermento químico entra por último, junto com outros corantes e aromatizantes para não atrapalhar a massa atingir o ponto. A massa, por sua vez, precisa ser colocada e bem espalhada rapidamente na forma ou assadeira, para que não seja perdido o efeito de crescimento.

Na hora de assar, podemos utilizar formas forradas com papel manteiga, ou untadas e enfarinhas ou em formas de silicone, pingando a massa e medindo de forma semelhante a feita com Macarons.

Como é mais claro, ele é assado em baixa temperatura (menor que 150°C) e em tempo menor. No forno, o tempo de assar é de 5 a 8 minutos para o tipo pingado. Contudo, dependerá do tamanho, carregamento e acabamento que esperado.

Sobre fornos para produção de bem-casados

A produtividade não pode ser deixada de fora, uma vez que esse produto geralmente é feito em centos. A produção deve ser rápida, especialmente para pedidos de última hora e casamentos. Para isso, é necessário investir em fornos maiores ou adicionais, para aumentar a quantidade produzida.

Fornos turbo

No caso dos fornos turbo , além de proporcionarem mais produtividade, com a possibilidade de sobrepor mais assadeiras na câmara, eles também auxiliam no espaço, por serem compactos.

Nos turbos, a convecção de ar pode fazer uma casquinha no bem-casado, o que não é desejável. Para evitar isso, opte por modelos que tem a função “convecção off” que fará com que as turbinas não usem a ação do ar e evitará essa característica.

Fornos lastro

Os fornos lastro têm transmissão natural de calor de baixo para cima e de cima para baixo e, por isso, proporcionam um acabamento diferenciado. Atualmente, existem até versões para 1 assadeira de 40 por 60 centímetros por câmara. Estes também permitem empilhamento de até 4 fornos, o que é interessante para espaços menores e frente de loja. Já produções maiores necessitam de fornos maiores, como os lastros de 4 assadeiras ou mesmo os fornos rotativos , para perfis industriais.

Como embalar os bem-casados?

É importante que, antes de rechear e embalar, o produto esteja totalmente frio e já com a calda simples, feita de açúcar de confeiteiro e água. Na hora de decorar, utilize o açúcar gelado, que é diferente do de confeiteiro, porque esse não derrete e some em contato com a calda.

Sobre a embalagem , existem diversas caixas e caixinhas para todos os gostos em lojas especializadas, porém, é interessante trabalhar no marketing do seu negócio e investir em embalagens personalizadas, para se diferenciar da concorrência também na apresentação do produto.

Na hora de vender , faça anúncios nas redes sociais e aplicativos, com fotos de boa qualidade, ofereça promoções, descontos, brindes e condições de pagamento especiais e acompanhe pedidos e entregas com total atenção aos clientes.

Conclusão

Em síntese, agora que você já sabe mais sobre como os bem-casados podem auxiliar nas suas vendas, você pode aumentar seu mix de produtos e oferecer variedade aos clientes!

Por fim, falando em versatilidade, assim como o bem-casado, bolos também são um sucesso e podem ser personalizados para uma infinidade de ocasiões. Então, que tal conferir nosso artigo com dicas sobre produção de bolos ? Temos certeza que você e seu negócio vão adorar!

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: