Benefícios dos Speed Ovens: você conhece estes fornos?

Prática • mar. 27, 2023

Os benefícios dos Speed Ovens para os empreendimentos do ramo da alimentação são muitos, mas o destaque é para a velocidade com que eles aquecem, finalizam, gratinam e douram alimentos. Isto contribui tanto para a qualidade do atendimento quanto dos produtos. Afinal, quem não aprecia ser atendido rapidamente?

Com o propósito de ajudar você a entender como estes equipamentos podem ajudar seu empreendimento, preparamos esta postagem especial. Leia abaixo e aproveite.

O que são os Speed Ovens?

Inicialmente, vamos explicar. Eles são fornos de finalização ultrarrápida , são equipamentos que unem as tecnologias de micro-ondas, ar quente e resistência infravermelha para aquecer, finalizar, dourar, gratinar ou descongelar alimentos em um único equipamento compacto, que pode ser inclusive instalado sobre balcões na própria área de vendas.

Quais os benefícios deles para o ramo da alimentação?

  1. Atendimento ultrarrápido:  alguns tipos produtos podem levar menos de 1 minuto ou até segundos.
  2. Qualidade padrão: com a programação de receitas no painel do equipamento.
  3. Clientes satisfeitos: com rapidez do atendimento e qualidade do produto.
  4. Mais vendas: devido ao atendimento ágil, qualidade e clientes satisfeitos.
  5. Realiza diferentes tarefas: por ser multi-função pode ser utilizado para aquecer, finalizar, gratinar, dourar e descongelar alimentos.
  6. Menor espaço ocupado na cozinha ou área de vendas: fornos menores compactos.
  7. Facilidade de instalação: são elétricos e precisam apenas de tomada compatível e podem ser colocados sobre balcões na área de vendas.
  8. Eliminam uso de coifas e exaustores : porque possuem sistema Ventless. Utilizam conversor catalítico que elimina fumaça, gorduras e odores em ambientes fechados.
  9. Cozinhar sem cozinha: permite preparar e servir alimentos sem necessidade de instalações complexas e completas de cozinha, em locais com espaço estrito.
  10. Preparo de pizzas: alguns modelos preparam pizzas de até 40 cm de diâmetro em menos de 2:30 min e com excelente acabamento superior e inferior.
  11. Menor exigência da equipe:  devido a programação de receitas nos fornos que executam a operação desejada apenas pressionando no painel.
  12. Dispensa uso de equipamentos complementares  como por exemplo, micro-ondas domésticos, “salamandras” e “banho-maria”.
  13. Validade maior dos produtos  já que estes ficarão congelados ou resfriados antes da finalização.
  14. Eliminação das perdas por produção em excesso e fornecimento contínuo sem deixar de vender.
  15. Gestão remota: em “nuvem” via Wi-Fi em plataforma dedicada, IoK – Internet of Kitchen , que permite criar, editar, acrescentar e atualizar a distâncias diversos fornos compatíveis conectados, além de atualizações de software e melhorias.

Quais negócios de alimentos podem utilizar Speed Ovens?

Os muitos benefícios dos Speed Ovens são possíveis graças a sua multifuncionalidade. Você pode utilizá-los em diferentes empreendimentos do ramo foodservice , que necessitem finalizar alimentos rapidamente. Contudo, só para ilustrar, citaremos alguns:

  1. Traillers e food trucks: estações móveis para serviço de alimentos onde espaço e instalações elétricas são um ponto crítico.
  2. Cafés, cafeterias, lanchonetes: onde se servem sanduíches, salgados, pequenas preparos às vezes no próprio balcão.
  3. Refeitórios e áreas de refeições diversos: para descongelar, aquecer e finalizar refeições rápidas no atendimento ao público e colaboradores.
  4. Hotéis, pousadas, hostels: onde não há espaço para instalação completa de uma cozinha ou não se deseja operar a cozinha em determinados horários.
  5. Bares, quiosques em locais fechados ou em praias e piscinas: para preparos rápidos sem comprometer o espaço e com máximo de velocidade.
  6. Dark Kitchens: para cozinhas fechadas que atendem exclusivamente o sistema de delivery (entrega) e necessitam de alta velocidade nos preparos.
  7. Padarias: para o preparo de sanduíches, salgados e outros lanches.
  8. Supermercados: nas áreas de lanchonete, café e padaria para alimentos de forma rápida para os clientes que estão fazendo compras.
  9. Redes de franquias: com todas as vantagens dos demais negócios acima, somados à padronização oferecida pela gestão remota via plataforma IoK.
  10. Restaurantes: para dourar e finalizar pratos como gratinados e descongelar ingredientes, alimentos prontos e até algumas sobremesas.
  11. Hospitais: para atender equipes, pacientes e acompanhantes com alimentos quentes finalizados na hora.

Quais os alimentos podem ser preparados nos Speed Ovens?

Os Speed Ovens podem ser utilizados para aquecer e finalizar uma infinidade de alimentos, mas para ganhar o máximo de velocidade no atendimento, recomendamos trabalhar com resfriados, isto é, entre 0°C a 5°C. Podemos citar alguns exemplos de produtos:

  1. sanduíches diversos;
  2. massas;
  3. escondidinhos;
  4. sopas;
  5. pizzas pré-assadas;
  6. pizzas cruas;
  7. hambúrgueres pré-fritos;
  8. esfirras abertas e muitos outros!

Outra característica é a velocidade, veja por exemplo para estes produtos:

  • misto-quente — 40 segundos;
  • esfirra — 35 segundos;
  • empada — 40 segundos;
  • lasanha (300 g) — 1 minuto e 50 segundos.
  • pizzas de 30 a 40 cm de diâmetro — 2 minutos e 30 segundos ( no Forza STi )

Conclusão

Em resumo, para que você possa aproveitar bem os benefícios dos Speed Ovens no seu empreendimento, faça um levantamento detalhado todo seu cardápio e as características desejáveis e acabamento que cada item deve ter.

Além disso, verifique se você pode pré-preparar estes itens utilizando o ultracongelamento e se as funções e parâmetros disponíveis em cada modelo poderão atendê-lo perfeitamente. Aproveite também as vantagens da gestão remota via nuvem, que permite criar e editar receitas nestes fornos!

Por fim, veja nossa postagem sobre o sistema de produção antecipada de alimentos, o Cook and Chill , que ajudará você a ter ainda mais agilidade com os Speed Ovens. Continue a leitura!

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: