Cardápio de festa junina: como montar um

Prática • mai. 04, 2022

A Festa Junina é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso país, principalmente no Nordeste. No início, era apenas uma celebração religiosa, mas atualmente incorpora muito da cultura local das diversas regiões do Brasil. Essa diversidade é refletida no cardápio de festa junina que conta com iguarias deliciosas e bastante populares.

Quando pensamos nos restaurantes, o período de São João pode ser uma ótima época para aumentar o faturamento. Mas, para que isso aconteça, é preciso ter uma estratégia de conquista dos clientes. Então, fica com a gente para descobrir como montar o seu cardápio de festa junina e aumentar seus rendimentos.

Festas Juninas e a gastronomia

As Festas Juninas são de origem europeia e desembarcaram no Brasil com os colonizadores, que já tinham o costume de comemorar as colheitas de cereais do Velho Continente. Então, quando chegaram por aqui, decidiram continuar a tradição e, ao longo dos anos, incorporaram traços da cultura indígena e africana à festa.

Na gastronomia, essas tradições locais são bastante evidentes. Enquanto na Europa, comemorava-se a colheita dos cereais, em especial o trigo, aqui, na América, essa época do ano era tempo de colher o milho. Não à toa esse é o ingrediente principal da maioria dos pratos juninos.

Mas não é só o milho que tem destaque na mesa junina. O coco, o amendoim e a mandioca também são ingredientes populares. Dessa forma, eles costumam estar na composição de diversos pratos consumidos nessa época do ano. Com tantas opções, os restaurantes podem adicionar esses ingredientes ao seu cardápio.

Ingredientes típicos para o seu cardápio de festa junina

Milho

Não dá para negar, o milho é o protagonista do cardápio de festa junina. Nativo do continente americano, ele é parte integrante de diversos pratos populares. Assim, a presença dele é tão marcante, que muitas vezes associamos a culinária junina com o milho. Afinal, são muitos pratos com o grão.

O cereal é o ingrediente base de delícias como canjica, curau, munguzá, pipoca, bolos e pamonha, além de ser consumido cozido. Portanto, o milho não deve ficar de fora do cardápio de festa junina do seu restaurante.

Dica de receita junina com milho: Mungunzá

  • 500g de milho de canjica;
  • 100g de coco ralado;
  • 400g de açúcar;
  • 400ml de leite de coco;
  • 1l de leite;
  • canela em pó e em pau;
  • cravo da índia.

Ponha o milho de molho na água filtrada na noite anterior ao preparo. Depois disso, escorra e cozinhe na panela de pressão por 45 minutos. Escorra novamente, adicione o leite de coco, o coco, o açúcar e o leite comum. Leve ao fogo até engrossar, lembre-se de mexer de vez em quando.

Amendoim

O amendoim é outro ingrediente recorrente na mesa das festas juninas. Assim como o milho, também é uma planta originária do continente americano. Quando pensamos em pratos típicos com essa semente, podemos citar a paçoca, o pé-de-moleque, além de vários tipos de bolos que o levam na composição.

Dica de receita junina com amendoim: Pé-de-moleque

  • meio quilo de amendoim tostado;
  • meio quilo de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de sopa de margarina.

Coloque em uma panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Mexendo sempre, leve ao fogo. Quando começar a formar uma calda, acrescente o leite condensado. Continue mexendo bem até o ponto de brigadeiro. Em seguida, desligue o fogo, derrame a massa em um tabuleiro untado. Quando estiver frio, corte em pedaços.

Mandioca

Conhecida como macaxeira no Nordeste e aipim no Sudeste, a mandioca é uma raíz muito consumida no nosso país. Ela era parte fundamental da culinária indígena e do dia a dia do Brasil colônia. Nas festas juninas, no entanto, foi incorporada como principal ingrediente de alguns pratos tradicionais.

Entre as iguarias feitas à base de mandioca e consumidas no mês de junho estão a tapioca e os muitos bolos feitos com a raíz. Receitas deliciosas que podem muito bem fazer parte do seu cardápio de festa junina.

Dica de receita junina com mandioca: Bolo de Mandioca

Para fazer um bolo de mandioca, você precisa de:

  • 1kg de mandioca ralada;
  • 100g de manteiga;
  • 3 ovos;
  • 100g de coco ralado;
  • 1 copo de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • farinha de trigo para untar (aproximadamente 3 colheres).

Preparar um bolo de mandioca é muito simples. Você deve misturar todos os ingredientes e bater até que fique uma massa homogênea. Em seguida, em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo, despeje a massa. Asse em forno médio até ficar douradinho por cima.

Coco

Dos ingredientes citados até aqui, o coco é o único não originário do continente americano. Porém, isso não impediu que se tornasse um dos ingredientes mais utilizados na elaboração de pratos do cardápio de festa junina.

O leite de coco , portanto, está presente na canjica, na pamonha e no curau. Enquanto que o coco em si é utilizado na cocada, outro prato tipicamente junino e bastante consumido na região Nordeste do país.

Dica de receita junina com coco: Cocada

  • 400g de coco ralado grosseiramente;
  • 2 xícaras e meia de açúcar;
  • 1 xícara e meia de água;
  • ¼ de xícara de leite condensado;
  • óleo para untar.

Ponha a água e o açúcar em uma panela. Cozinhe em fogo alto até o ponto de fio médio. EM seguida, despeje o coco, lembre-se de mexer sempre. Acrescente o leite condensado, sem parar de mexer. Quando começar a soltar do fundo da panela, retire a cocada do fogo e, depois, coloque a cocada sobre uma assadeira untada. Assim que endurecer, basta retirar com uma espátula.

Como atrair clientes durante as Festas Juninas?

Essa é uma pergunta pertinente para os donos de restaurantes. Afinal, as Festas Juninas são uma data comemorativa popular e repleta de comidas deliciosas. Portanto, saber se aproveitar disso é importante. Mas, como conquistar os clientes nessa época?

Crie uma experiência junina

Comer não é só o que está no prato! O ambiente importa bastante. Por isso, nossa primeira dica para conquistar clientes no São João é criar uma experiência junina atrativa para eles. Não se preocupe, não é preciso fazer nada de outro mundo.

Você pode começar decorando o seu restaurante com referências juninas, não é necessário ser algo espalhafatoso. Caso sinta-se à vontade, pode inclusive vestir-se a caráter. Todo esse cuidado com a experiência do cliente acaba por envolvê-lo.

Tenha um cardápio especial

Esse é um ponto crucial! O produto principal de um restaurante é a comida, portanto a melhor forma de inserir o São João é colocando no prato. Assim, faça um cardápio de festa junina para o seu estabelecimento.

Ainda que o foco do seu restaurante não esteja em comidas regionais, busque uma maneira de acrescentar os ingredientes juninos nos seus pratos. Uma dica é servir sobremesas juninas.

Coloque música junina para tocar

A cereja do bolo para trazer o espírito junino ao seu restaurante é a música. Esse período de festas tem estilos de música bastante característicos, os mais expressivos são o forró, o xaxado e o baião.

Lembrando novamente que comer bem não é só o que está no prato, a música deixará seus clientes mais animados e relaxados. Tudo isso faz com que a experiência de consumir em seu restaurante seja muito mais satisfatória.

Conclusão

Como você pôde perceber, existem muitas possibilidades na hora de elaborar o cardápio de festa junina. E quando você planeja bem, pode aproveitar essa data comemorativa e atrair ainda mais clientes para seu negócio. Portanto, não perca a chance de potencializar seu sucesso.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: