blog Prática

Carnaval: como preparar seu negócio para este evento nacional

Prática • 16 de janeiro de 2023
Um grupo de pessoas está em frente a um aparelho de som enquanto confete cai ao redor delas.

Considerada a festa mais popular do país, o Carnaval é conhecido internacionalmente e representa o Brasil mundo afora. Além disso, também é responsável por contribuir significativamente para a economia. De acordo com dados do estudo “ Carnaval de dados “, só o estado do Rio de Janeiro movimentou mais de R$ 4 bilhões em 2022. Agora, imagine se somarmos todos outros estados.

A festa se dá em pleno verão. O clima é quente e há grande concentração de pessoas. Para manter toda a energia e agitação durante a festa, que dura dias, haja comida e bebida! Por isso, o Carnaval é uma otima oportunidade para os estabelecimentos do ramo alavancarem as vendas.

Mas para isso, precisam estar preparados para atender um maior numero de pessoas, sem perder as vendas e garantindo a satisfação dos clientes.

Estoque de bebidas

Parece algo corriqueiro, mas durante o Carnaval é sempre um ponto crítico: a falta de bebidas ou a temperatura não ideal delas. Seja água ou água de coco, cerveja ou sucos com as frutas da época, faça um estoque prévio destes itens. Lembre-se de repor sempre ao final do expediente para que tudo esteja bem gelado no dia seguinte.

 

Já para quem serve chop como restaurantes, hotéis e resorts, o uso do ultracongelador de canecas , ajuda a manter a qualidade da bebida.

 

 

O ultracongelador de canecas faz o resfriamento de forma ultrarrápida. Em outras palavras, evita o ganho de temperatura pela troca de temperatura entre o recipiente e o líquido. A percepção dos clientes da bebida é igualmente se servida em canecas, taças e copos, já bem gelados.

 

Cardápio leve e saudável

Para quem quer “pular” e dançar muito, nada de comida pesada! Por isso pense em um cardápio mais leve, como a famosa “canja de galinha”, caldinho de feijão ou de feijoada ou até de dobradinha. O fundamental é ter tudo pré-pronto. Já deixe em caldeirões, no ponto para servir nos pratinhos ou “cumbucas”. Uma boa ideia é adotar o sistema pronto, também conhecido como Cook and Chill.

Como muitas pessoas estão preocupadas com a saúde e a aparência física, pense também em opções menos calóricas, vegetarianas e veganas.

Cardápio que dá energia

Por outro lado, há quem busque uma alimentação para ter energia, por exemplo na região nordeste, são comuns a macaxeira ou cuscuz com charque, tapioca e queijo coalho e até o mungunzá, da quarta-feira de cinzas, para quem vai voltar para a rotina diária.

Outro ponto é que, muitas pessoas aproveitam a festa também para fazer “turismo gastronômico” e desejam aproveitar as maravilhas gastronômicas regionais. Para quem está na praia, porções diversas de frutos do mar e pratos com peixes, caldinho de sururu, caldeiradas, moquecas entre outros. Prepare já o estoque e a equipe.

Sanduíches e Salgados

Para quem está com pouco tempo e deseja aproveitar ao máximo sem sair da festa, nada melhor do que sanduíches. Eles podem ser opções frias já embaladas ou quentes. As padarias ou mesmo o atendimento externo podem oferecer os mais diversas combinações. Uma sugestão são regionais de recheios e salgados fritos e assados por preços acessíveis.

 

Uma boa alternativa neste momento é o uso da tecnologia dos Speed Ovens , ou fornos de finalização ultrarrápida. Eles finalizam rapidamente itens até mesmo nas barracas de rua, uma vez que estes equipamentos necessitam apenas de uma tomada.

 

Grab em Go

O conceito de “pegar e levar” (Grab and Go) consiste em alimentos já prontos acondicionados em vasilhas plásticas. Estes podem ser diferentes tipos de saladas, mix de frutas picadas, sanduíches e outros pratos frios, hermeticamente fechadas, bem identificadas e já com o preço.

Como muitas pessoas ficam na folia quase o tempo todo, esta é uma excelente opção para você agilizar o atendimento e vender muito mais. Estes sistemas com preparos prontos e embalados, evita filas e preparo no local, contribuindo para segurança dos alimentos.

Cook and chill

A técnica de “cook and chill” ou “cozinhar e resfriar” permite o preparo antecipado dos alimentos. Eles são feitos convencionalmente ou em forno combinado e em seguida, congelados em um ultracongelador. Este equipamento permite a preservação da estrutura e sabor dos pratos que podem ser posteriormente finalizados e servidos rapidamente com qualidade e segurança.

Para quem não conhece, vale a pena testar e investir. Trabalhar com os produtos frios e aquecidos conforme demanda, ajuda a eliminar as perdas por superprodução. Da mesma forma, por se ter os itens congelados, você pode facilmente reabastecer o atendimento, evitando perder vendas por falta de produto.

Conclusão

Em suma, o Carnaval é uma excelente época para potencializar suas vendas com o maior influxo de público e divulgar seu produto, empresa e marca. Aproveite esta oportunidade para prepara equipar seu empreendimento e não deixar de vender.

 

Por fim, conheça o novo FIT Express da Prática , que pode ser instalado facilmente em bancadas de pequenos espaços. Por exemplo, quiosques, “pontos quentes”, hotéis, hospitais,  trailers , cafés, conveniências e lanchonetes.

 

Share by: