Cloud kitchen: você já ouviu falar?

Prática • jun. 26, 2020

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o mercado de entrega de comida em casa pode movimentar este ano no país nada menos que R$ 18 bilhões.

Dito isso, você já ouviu falar em um tipo de restaurante que não tem mesa, nem balcão? É um tipo de negócio voltado para o delivery, ou seja, não recebe os clientes em suas dependências. Com o nome de cloud kitchen (em tradução livre, cozinha nas nuvens), esse modelo de restaurante virou febre no mundo todo e vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil.

Neste artigo vamos explicar como surgiu a cloud kitchen, quais são os diferenciais dessa cozinha usada em grande parte para delivery , qual a importância dos serviços de entrega e como começar um negócio desse tipo. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Como surgiu e como funciona uma cloud kitchen?

Ao que parece, as cloud kitchens surgiram na Índia, um dos países mais populosos de todo o mundo. Como esse modelo de negócios prevê um crescimento de bilhões e bilhões de dólares nos próximos anos, diversas startups também querem aproveitar uma fatia do bolo.

A ideia é muito simples. Seguindo a linha de economia compartilhada, no mesmo espaço podem funcionar várias cozinhas diferentes de um jeito colaborativo. Ou seja, estações de trabalho variadas trabalham juntas, cada uma oferecendo um tipo de comida diferente.

Por exemplo, é possível operar uma pizzaria, um restaurante vegetariano, uma hamburgueria, um restaurante japonês, um restaurante de comida brasileira, um espaço de doces artesanais, todo mundo junto, porém, de forma independente.

O aluguel fixo do espaço é dividido entre todos os usuários. Os pedidos podem ser recebidos individualmente por cada restaurante ou podem ser recebidos por um colaborador comum a todos, que vai distribuindo à medida que os clientes fazem as solicitações.

A equipe de entrega pode ser individual ou compartilhada, tudo vai depender do que for combinado entre os envolvidos e mais lucrativo para todos.

Quais são os diferenciais dessa tendência?

O modelo de cloud kitchen tem algumas especificidades. Veja abaixo quais são as mais importantes e como essas características são benéficas tanto para o empreendedor quanto para o cliente!

Prioridade para eficiência da entrega

Ninguém gosta de pedir algo para comer e esperar horas pela entrega, não é mesmo? Inclusive, esse é um ponto relevante desse modelo de negócio: agilidade na entrega. Por não ter de atender pessoas em um lugar físico, com mesas e balcão, toda a cozinha se concentra em um mesmo objetivo.

Além da qualidade do produto, a eficiência na entrega é um dos pontos mais observados pelos clientes. Afinal de contas, o lanche precisa chegar quentinho e a bebida gelada, ok?

Compartilhamento de ambiente

A ideia de cozinha compartilhada, em uma espécie de coworking, é um dos modos de funcionamento das cloud kitchens. Diversas cozinhas funcionam no mesmo espaço, podem utilizar os mesmos objetos, as mesmas bancadas e dividem os custos da locação do espaço. Por isso, a possibilidade de oferecer vários tipos de comida em um mesmo lugar.

É válido destacar que os cuidados com higienização são rigorosos nesse tipo de ambiente, justamente para eliminar os riscos de contaminação cruzada.

Otimização de custos

Por não ser necessário manter um salão de serviço, ou seja, ter as portas abertas, os custos de operação diminuem muito. Você precisará de um espaço muito menor para o seu restaurante, os custos com mão de obra reduzem consideravelmente e não é necessário gastar dinheiro com mobiliário, nem com louça.

Alta margem de lucro

Com baixos custos operacionais e trabalhistas, o payback é melhor do que o de um restaurante tradicional.

A pessoa que se dispõe a investir nesse segmento não pode se esquecer também de investir em marketing, especialmente o digital. Como as pessoas não podem conhecer o espaço, a presença on-line torna-se essencial.

Localização de fácil acesso

Para otimizar o processo de entrega dos pedidos, normalmente as cloud kitchens ficam localizadas em pontos centrais da cidade. Assim, o gasto com combustível é reduzido e os pedidos chegam mais rápido aos clientes.

Uso de apps mobile

Os famosos aplicativos de entrega, como iFood, Rappi e Uber Eats, precisam ser parceiros do seu negócio. Eles organizam toda a parte de logística, pagamento e contato com os consumidores.

Contudo, você também pode criar um site ou aplicativo próprio para ser a plataforma do seu empreendimento. Porém, apesar de talvez ser mais lucrativo, vale pensar que, nesse caso, será também mais uma responsabilidade em suas mãos, que é a de administrar todo o processo de compra do cliente.

O que é necessário para começar um negócio de cloud kitchen?

A cloud kitchen é uma ótima opção para quem quer entrar no mercado, porém não dispõe de muitos recursos financeiros para investir em um restaurante físico próprio. O que você precisa é de uma quantia para alugar o espaço em uma cozinha que já esteja em operação.

Em muitos lugares a cozinha já está montada, com maquinário e tudo que você precisar. As compras de adequação ao seu negócio serão mínimas, basicamente matéria-prima e embalagens e, assim, à medida que as vendas forem sendo feitas, você já paga esse pequeno investimento inicial.

Pensando pelo lado de a experiência não dar certo ou você desistir do negócio por outros motivos, não terá de se desfazer de móveis, maquinários, nem se envolver com as burocracias das locações tradicionais.

Legislação sanitária

É imprescindível que, mesmo que em um local totalmente alugado, a legislação sanitária seja seguida à risca. O cumprimento dessa lei não implica só em não ter complicações com multas, mas, principalmente, auxilia com que você ofereça seus produtos com máxima qualidade e segurança de alimentos ao cliente, o que auxiliará na satisfação dele e, claro, no retorno futuro desse consumidor.

Se o local é um bar, lanchonete ou restaurante, a fonte de consulta mais correta a se seguir e para entrar nas conformidades da legislação sanitária é a Resolução  RDC nº 216/2004 da Anvisa. Nela, os cuidados observados são diversos, ligados a questões de estrutura da cozinha, condição dos utensílios, conservação e manipulação dos alimentos, conduta dos colaboradores, armazenamento correto, temperatura do ambiente, entre outros critérios.

Como você pôde ver, a cloud kitchen é um modelo de negócios que chegou para ficar e está se espalhando muito rápido pelo Brasil. Seu funcionamento ocorre de maneira eficiente, com custos otimizados, alta margem de lucro e o uso da tecnologia totalmente em seu favor.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o mercado de entrega de comida em casa? Então aprenda agora mesmo a conquistar os clientes no serviço de delivery. Confira as melhores práticas e até a próxima!

mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
mulher escolhendo comida pronta embalada no supermercado
Por Prática 05 abr., 2024
Seja na rotisseria ou no Grab and Go, oferecer comida pronta no supermercado é venda garantida! Veja dicas de sucesso neste artigo!
Por Prática 04 abr., 2024
O design é uma disciplina que envolve a criação, planejamento e execução de soluções para resolver um problema ou atender a uma necessidade específica. Ele abrange uma ampla variedade de campos e pode ser aplicado a produtos, serviços, ambientes, comunicações e interações. Não se limitando apenas à estética visual, embora isso seja uma parte importante. Ele também considera a funcionalidade, usabilidade, ergonomia e a experiência geral do usuário. O processo geralmente envolve a pesquisa, concepção, prototipagem, testes e implementação. Ele está em diversos aspectos da vida cotidiana, desde a embalagem de produtos que compramos até a interface de aplicativos que usamos e ele pode ser também aplicado nas padarias. Confira nosso conteúdo a seguir e aprenda mais sobre o assunto. Quais os princípios do design? Equilíbrio Simétrico: Distribuição equitativa de elementos de forma semelhante de ambos os lados de um eixo central. Assimétrico: Distribuição equilibrada de elementos visuais sem depender da simetria. Contraste Criação de diferenças visuais entre elementos, como cor, tamanho, forma ou textura, para destacar ou enfatizar. Alinhamento Posicionamento cuidadoso de elementos para garantir uma disposição ordenada e organizada. Repetição Utilização de padrões repetitivos para criar consistência e coesão visual. Ênfase Destaque de elementos importantes para chamar a atenção do espectador. Proporção Relação harmônica entre diferentes partes de um design, contribuindo para uma estética equilibrada. Hierarquia Organização visual de elementos para indicar a importância ou a ordem de leitura. Espaço Gerenciamento eficaz do espaço negativo e positivo para melhorar a legibilidade e a compreensão. Simplicidade Eliminação de elementos desnecessários para criar designs claros e diretos. Coesão Relacionamento visual entre elementos para garantir que o design funcione como uma unidade integrada. O Design aplicado às padarias Ao contrário do que se pensa, estas técnicas não se reservam apenas a projetos de grandes arquitetos mas podem ser perfeitamente aplicadas a todos os negócios e tanto a sua identidade quanto Atração Visual: quando bem pensado pode atrair a atenção, tornando a padaria mais convidativa e aumentando o potencial de atração de novos clientes. Identidade Forte: uma aplicação consistente com logotipos, esquemas de cores e outros elementos que distinguem a padaria no mercado. Experiência do Cliente Aprimorada: um design cuidadoso não se limita apenas à estética, mas também à experiência geral do cliente. Facilidade de Navegação: facilita a navegação dos clientes pela padaria. Isso pode resultar em uma experiência de compra mais agradável e eficiente. Destaque de Produtos: pode ser usado para destacar produtos específicos, promovendo itens. Isso pode influenciar as decisões de compra dos clientes. Credibilidade e Profissionalismo: quando bem executado transmite uma imagem de profissionalismo e atenção aos detalhes, o que pode aumentar a credibilidade. Diferenciação no Mercado: a aplicação eficaz dos princípios pode diferenciar a padaria de seus concorrentes, ajudando-a a se destacar e conquistar uma parcela do mercado. Comunicação Eficaz: sinalizações claras e comunicação visual, facilitam a transmissão de informações, promoções e ofertas especiais. Cuidados com design na padaria Excesso de móveis Estes não devem comprometer o espaço e a circulação dos clientes, e no caso de mesas e cadeiras, devem ser suficientes para acomodá-los. Paisagismo Se há uso de plantas e jardins naturais, estes devem ter rega, limpeza e manutenção constante para permanecerem bonitos. Uso de buffets Estes não devem "roubar" espaço e não prejudicar a circulação. Precisam ser dimensionados conforme a demanda e variedade do cardápio. Mesas e cadeiras extras Havendo falta, reavalie o espaço, remova itens e outros móveis, e disponibilize local para mais destas. Afinal, o cliente é mais importante. Manutenção de fachada Faça limpeza e manutenção periódica da fachada. Iluminação, comunicação visual, contatos, tudo deve estar visível. Exposição de materiais embaixo do balcão Embora possa ser visto como economia e aproveitamento de espaço, prefira manter materiais e embalagens guardados. Iluminação O propósito desta é tornar seu ambiente e produtos visíveis. Reveja o uso desta como decoração. Ademais, ela consome energia elétrica também. Tente usar mais luz natural nos seus projetos. Fotos e imagens Todas as fotos de produtos e decorativas devem estar em bom estado e atualizadas. Dê preferência às de seus próprios produtos. Freezers e geladeiras Devem estar posicionados estrategicamente aos produtos relacionados e ser suficientes para os produtos desejados. Itens e elementos decorativos Devem estar de acordo com o estilo do estabelecimento e não em excesso, desviando a atenção de seus produtos. Os sazonais devem ser removidos assim que passarem as datas comemorativas. Conveniência Concentre-se em itens que vendem juntamente com seus produtos e atendam à demanda dos clientes. Pisos Fique atento ao tipo, limpeza diária e conservação. Sempre que houver danos, programe a manutenção ou troca. Vitrines Estas precisam ser suficientes para variedade de produtos e repostas continuamente. Vitrine vazia não vende. Foco no produto O foco é a venda do que é produzido na padaria. Evite produtos e serviços que não complementem ou não vendam seus produtos. Frente de loja Um conceito que tem auxiliado as padarias, confeitarias e outros empreendimentos do ramo de alimentação é o uso de fornos vitrine na área de vendas. O objetivo desses equipamentos é assar produtos em menor quantidade, mas constantemente e com variedade. Dessa forma, seus clientes verão que há produtos frescos saindo a todo momento, e o aroma de pão é irresistível. Além disso, muitas pessoas desconhecem a fabricação do pão e, mesmo para aqueles que já conhecem, é muito atrativo, e sua padaria certamente chamará a atenção. Outro ponto positivo é que ao assar produtos em menores quantidades, eles se mantêm frescos e ocorre menor desperdício por itens que são assados além do necessário. Sobram, perdem a qualidade gradativamente e, depois, devem ser descartados. Conclusão Em síntese, ao considerarmos a importância do design nas padarias, compreendemos que a estética e a funcionalidade desempenham papéis cruciais na atração e fidelização de clientes. Desde a disposição dos produtos até a escolha de equipamentos como fornos vitrine, o design influencia diretamente na experiência do consumidor. A harmonia visual aliada à praticidade operacional não apenas agrega valor à padaria, mas também cria uma atmosfera convidativa. A implementação cuidadosa do design não só destaca a frescura e a variedade dos produtos, como também reduz desperdícios, promovendo a sustentabilidade no processo. Assim, ao reconhecermos a relevância do design, as padarias não apenas aprimoram seu apelo estético, mas também otimizam operações, conquistando clientes e assegurando um espaço distintivo no mercado gastronômico. E agora que tal aplicar os mesmos conceitos com na exposição de produtos? Clique aqui e veja nosso conteúdo sobre o vitrinismo. 
MAIS POSTS
Share by: