Ceias de fim de ano: como aumentar a rotatividade de venda

Ceias de fim de ano: como aumentar a rotatividade de venda

  • Home
  • Gastronomia
  • Ceias de fim de ano: como aumentar a rotatividade de venda
ceias de fim de ano

As festas de fim de ano são responsáveis por movimentar a economia global, aumentando significativamente a venda de alimentos e decorações típicas desse período. Como é esperada uma maior demanda de ceias de fim de ano, os estabelecimentos devem adotar medidas para aumentar a rotatividade de vendas.

Mas como fazer isso? Desenvolvemos este post para lhe explicar como será possível ter produtividade na cozinha do seu empreendimento e agilidade na produção ceias de fim de ano, além de explicar como conservá-los em expositores quentes e outras dicas. Boa leitura!

Produtividade na cozinha: sistema de antecipação das produções

Quando uma pessoa opta por preparar a ceia de Natal ou ano novo em casa, ela tem que separar várias horas do seu dia para fazer o processo de assar as carnes, além do fato que essa pessoa deve possuir uma certa experiência para que o resultado final desse preparo seja satisfatório.

Por conta disso, a demanda por pratos prontos vem crescendo cada vez mais, pois esse tipo de produto é prático para finalizar e fica delicioso quando você prepara com as técnicas corretas.

As carnes mais consumidas nas ceias de fim de ano e que você pode utilizar facilmente nos fornos combinados são:

  • aves em geral: englobam opções de frangos que podem ser preparados e servidos com acompanhamentos como a tradicional farofa;
  • peru: é considerada umas das opções mais comuns para o fim de ano e você pode considerar a possibilidade de fornecer esse alimento já decorado;
  • tender: uma boa alternativa é prepará-lo e servi-lo com mostarda e mel, molho de laranja e abacaxi ou outras frutas cítricas;
  • pernil suíno: quando bem temperado e preparado, o pernil assado fica macio, suculento e muito saboroso, uma excelente opção para a ceia;
  • lombo suíno: dentre as várias opções de preparo, ele pode ser feito fatiado com algum molho agridoce e com uma farofa de acompanhamento;
  • leitoa: seja a caipira, a pururuca, inteira ou em pedaços, a leitoa é um prato apreciado por muitas pessoas.

É possível oferecer essas proteínas prontas para consumo e conservadas em estufas ou até mesmo prontas e ultracongeladas.

A opção de ultracongelamento é ideal quando você deseja realizar a produção das carnes com vários dias, semanas e até meses antecipados, dessa forma, o produto será assado, congelado e armazenado para a venda por demanda. 

Agilidade na produção de assados preservando sabor e suculência

Combinar agilidade na produção de assados com a preservação do sabor e da suculência desses alimentos traz grandes resultados para o seu negócio. Uma vez que os clientes ficarão satisfeitos com os seus produtos e você poderá prepará-los de maneira ágil e eficaz.

Os fornos combinados são equipamentos ultramodernos de convecção de ar quente, com a geração de vapor d’água. Eles foram desenvolvidos para preparar uma grande variedade de receitas, além de assar todo tipo de proteínas com maior velocidade, preservando sua suculência.

O uso dos fornos combinados proporcionam diversos benefícios como:

Qualidade no preparo dos alimentos

O método tradicional de produção de assados, muito usado principalmente para as ceias de fim de ano, é deixar a proteína marinando nos temperos durante toda a noite antes do dia de assar.

Quando assamos de maneira convencional, normalmente utilizamos papel alumínio no inicio para que ele asse “mais rápido” e seja inteiramente cozido internamente.

Com o forno combinado, graças a sua geração de vapor (a água é um condutor de calor), esse assado assa por igual, de maneira precisa sem a necessidade destes elementos. Além disso, ele possui uma sonda de núcleo, onde podemos especificar qual a temperatura interna exata que desejamos alcançar, com certeza do nível correto de cocção.

Como a água é um condutor de calor, e o forno possuir injeção de vapor preciso, o processo ocorre de forma mais rápida, diminuindo a perda de líquido do alimento, e deixando as proteínas muito mais suculentas. Ademais, com acabamento perfeito por fora, isto é, uma ótima cor e textura.

Economia de tempo

Pelos mesmo fatos que mencionamos acima, o processo com o forno combinado representa também uma economia de tempo, quando comparado ao método convencional. Enquanto na maioria dos casos os assados precisam ficar o dia todo no forno normal, no forno combinado você realiza essa finalização dentro de poucas horas.

Maior rendimento

Uma vez que você mantem a umidade e a textura original dos alimentos, os assados têm um peso maior e você pode disponibilizá-los praticamente prontos em seu estabelecimento. Sendo muito mais vantajoso quando comparado aos preparados no método convencional.

Isso será um fator muito positivo para valorizar seus assados e fará com que você possa vende-los por preços mais competitivos, gerando uma boa margem de lucro.

Automação e padronização dos processos

Os fornos combinados possibilitam ter um controle preciso de tempo e temperatura, o que faz total diferença no preparo das proteínas.

Uma outra funcionalidade presente neste equipamento é a programação de receitas. Ela permite que os produtos sejam assados perfeitamente sem a necessidade de acompanhamento recorrente, o que traz agilidade e produtividade para a sua cozinha.

Conservação de assados em expositores a quente

A exposição do produto é um grande fator que determina se você conseguirá vende-lo facilmente, ou não. A apresentação do assado deve ser atraente para as pessoas que o visualizam, combinando, assim, o cheiro, a aparência do produto e a higiene presente no local de armazenamento.

Diante disso, é importante contar com um equipamento de exposição que temperatura segura de armazenamento.

A Rotisseria Gourmet é uma solução que apresenta muitos benefícios ao seu negócio tais como:

  • visualização completa dos produtos expostos: qualquer produto exposto poderá ser visualizado completamente com esse equipamento;
  • carrossel giratório: são duas bandejas que giram a 360 °C, atraindo a atenção dos clientes;
  • vitrine com laterais e portas resistentes: são feitas com vidro temperado, contando com um sistema anti embaçamento;
  • iluminação e aquecimento ideal: permitindo manter os produtos em temperatura ideal para consumo, com frescor, suculência e camada exterior crocante e que traz mais atratividade;
  • fácil higienização: as partes internas são removíveis, incluindo a mesa de apoio, as bandejas e o coletor de resíduos;
  • é um equipamento modular: isso proporciona a combinação ideal para cada ambiente, ajustando-se às necessidades do estabelecimento.

Conclusão

Para aumentar a rotatividade de vendas das ceias de fim de ano você deve investir em técnicas e equipamentos que resultam no aumento da produtividade na cozinha.

Isso é possível com o sistema de antecipação das produções que também atua na agilidade na produção de assados, e você pode conservá-los em expositores a quente para vende-los em um pequeno período de tempo.

Quer garantir mais rotatividade nas vendas de fim da ano do seu estabelecimento mas não tem os equipamentos necessários? Entenda o que é o forno combinado e suas principais funções.

Deixe um comentário