Como aumentar o faturamento do seu negócio no fim de ano

aumentar o faturamento no fim do ano
Powered by Rock Convert

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar o faturamento no fim do ano do seu estabelecimento. 

Nesse período, é comum que as pessoas passem na padaria ou em outros estabelecimentos que comercializam alimentos, a fim de adquirir algo que esqueceu de comprar previamente ou até mesmo um prato salgado ou sobremesa pronta para a festividade, tendo em vista que muitas pessoas não têm tempo para preparar uma refeição muito elaborada.

Pensando em contribuir com as vendas de nossos clientes, nossa equipe redigiu este conteúdo, fornecendo dicas de como aumentar o faturamento no fim do ano. Confira!

Como aumentar o faturamento no fim do ano

Analise o público-alvo

O primeiro passo para aumentar o faturamento no fim do ano é analisar a cartela de clientes, a fim de identificar as necessidades e preferências deles.

Para isso, você pode conversar com seus clientes pessoalmente ou via redes sociais sobre quais produtos eles mais gostam de degustar no afinal do ano. Algumas perguntas básicas também ajudam muito:

  • Qual a idade média deles?
  • Quais os produtos que mais apreciam na sua loja?
  • Quais os tamanhos e gramaturas vendem mais (pequeno, médio ou grande)?
  • Qual a faixa de preço dos produtos de preferência?

Em cima disso já é possível traçar um perfil básico para criar e adaptar produtos para seus clientes.

Procure saber, também, se eles têm tempo hábil para prepará-los e o que eles acham de receber ou dar uma cesta de produtos do seu estabelecimento de presente para amigo secreto ou familiares.

Analise o mercado

Além de analisar o público-alvo, é preciso avaliar as estratégias dos concorrentes para identificar os pontos fortes e fracos deles. Assim, o seu negócio não fica para trás, uma vez que você pode adotar as mesmas estratégias que os concorrentes ou até mesmo aperfeiçoá-las e ainda se destacar no mercado.

Nesse caso, alguns questionamentos sobre a concorrência também auxiliam, como:

  • quais são os pontos de maior reclamação entre os clientes de seu concorrente;
  • quais as qualidades dela;
  • o que fazem de melhor;
  • quais ações a concorrência toma para conquistar clientes e como agir sobre elas.

Outro ponto é ficar atento às mudanças diárias nos hábitos dos clientes, como o que compram e em que demonstram interesse, isso permite que você veja tendências locais de mercado sutis e muito dinâmicas que geralmente escapam de análises menos minuciosas.

Você também pode contratar uma empresa especializada em pesquisa de mercado, o que implica em investimento maior, mas pode trazer resultados melhores.

Crie promoções e combos de produtos

Promoções e combos de produtos são excelentes estratégias para atrair e reter clientes, afinal, quem não gosta de comprar mais barato? Ainda mais em época de fim de ano, quando há muitos gastos com presentes, festividades e viagens.

Planeje-se para comprar os produtos que irão fazer parte das promoções ou combos com antecedência, a fim de obtê-los por valores mais baixos. Assim, você aplica as promoções e combos sem deixar de ter um bom lucro. 

Além disso, lembre-se de deixar perto das promoções e combos os produtos com maior valor agregado, que são os diferenciais do seu estabelecimento. Desse modo, os clientes irão vê-los e poderão levá-los também. 

É importante deixar essas opções muito acessíveis, em locais de destaque na loja, com preços e informações claras para que o cliente possa avaliar o que é melhor ou não para ele e tomar a decisão de compra de forma dinâmica.

Divulgue os produtos

Depois de efetuar os passos mencionados acima, você precisará anunciar os seus produtos. Assim, faça uma boa divulgação, tanto na fachada do estabelecimento quanto nas redes sociais. 

No Facebook e no Instagram você pode criar stories, divulgando promoções e combos e mostrando o preparo dos produtos, para que o cliente fique com água na boca e veja que tudo é feito com habilidade e responsabilidade.

Antecipe a compra de materiais

O planejamento é um grande aliado no momento de aumentar as vendas do negócio. Portanto, analise o histórico de vendas do período de fim de ano e estabeleça uma média de quanto deve vender.

Assim, você consegue antecipar a compra de materiais de modo que não falte nada e ainda obtém bons preços.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

É importante que os clientes vejam vantagens nos produtos, combos e promoções. Converse com fornecedores ou novos parceiros para ter uma maior quantidade de produtos por preços menores, que possam ser agregados aos combos e promoções, gerando vendas de maior volume e giro de caixa.

Trabalhe com produção antecipada e capacidade de armazenagem

Para antecipar vendas, é preciso dispor da infraestrutura necessária para armazenar as matérias-primas e os alimentos, para garantir o atendimento.

Os ultracongeladores são excelentes aliados para garantir uma cadeia produtiva de antecipação, com eles, é possível realizar o congelamento rápido dos produtos que ficarão disponíveis para a finalização conforme a demanda. Isso permite uma vantagem competitiva altíssima sobre os concorrentes, que provavelmente terão faltas de produtos durantes as festas de fim de ano.

Outro ponto é a armazenagem. Se seu estoque está abastecido, dificilmente você perderá vendas deixando de atender algum cliente.

Decore o estabelecimento para o fim de ano e invista em um atendimento veloz

Por fim, decore o seu estabelecimento para o fim de ano. Esse tipo de ação é muito importante para oferecer uma experiência de compra personalizada aos clientes e incentivá-los a entrar no espírito das festas.

É bom lembrar, também, que o movimento é sem dúvida maior e as pessoas estarão com pressa para chegarem em seus compromissos.

Por isso organize sua loja e conscientize sua equipe sobre a importância de um atendimento veloz de ponta a ponta, da entrada da loja ao pagamento, tudo precisa ser muito dinâmico. Os clientes podem desistir de comprar algo seu por demora, espera e fila.

Opções de produtos para aumentar o faturamento no fim de ano

Ceia

Como mencionado anteriormente, nem todo mundo dispõe de tempo hábil para preparar ceias de natal e ano novo bem elaboradas.

Nesse sentido, uma opção interessante é oferecer o serviço de preparação de ceia, o combo de produtos ou até mesmo itens individuais para aqueles casos onde cada familiar irá levar um prato para a festa.

Panetone

O panetone também é uma excelente alternativa para aumentar o faturamento no fim do ano. Você pode oferecer tanto as opções doces, quanto as salgadas de diversos sabores. Além disso, com uma boa decoração, esse item se torna um lindo artigo presenteável. 

Sobremesa

Além da ceia, é possível implementar no cardápio os serviços de preparo de sobremesas ou vendê-las prontas para quem está com pressa e precisa levar um prato para a ceia.

Rotisseria

Uma opção que não pode faltar no seu estabelecimento são as carnes assadas. Além de um ótimo cardápio, nada como uma carne suculenta e cheiro irresistível para atrair mais clientes para o seu negócio.

No fim de ano, o serviço de rotisseria é ainda mais procurado e pode ser uma excelente forma de melhorar as vendas e garantir uma maior rentabilidade.

Vinhos e espumantes

Vinhos e espumantes não podem faltar nas festas de final de ano, haja vista que não há nada mais tradicional do que brindar com os amigos e familiares nessas datas tão especiais.

Além de ser um artigo que não pode faltar na ceia, vinhos e espumantes são excelentes itens presenteáveis, ainda mais se você fizer um combo com a bebida e mais algum petisco ou doce.

Produtos em embalagens presenteáveis

Além dos vinhos e espumantes, você pode preparar outros produtos em embalagens presenteáveis, como pães de mel, biscoitos decorados e outras guloseimas.

Essa é uma excelente maneira de divulgar seus produtos e captar novos clientes, pois as pessoas que já compram no seu estabelecimento podem dá-los de presente a um amigo ou parente que certamente irão perguntar onde tais produtos foram comprados.

Concluindo

Como vimos, existem muitas formas para aumentar o faturamento no fim do ano e garantir mais vendas para o seu estabelecimento. Durante o período, vale apostar nos produtos sazonais, como o panetone e o cardápio de ceias.

Além disso, fique de olho na demanda e converse com seus clientes para entender quais produtos eles gostariam de adquirir.

Gostou das dicas? Descubra também como fazer a produção antecipada dos pratos de natal.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário