Manter a higiene na hora de servir e garantir a segurança dos alimentos é uma preocupação básica para o dia a dia dos negócios de alimentação. Para cumprir com isso, vamos falar de mais uma importante aliada: a lavadora de louças profissional.
No contexto pandêmico atual, essa escolha torna-se ainda mais importante, já que precisamos estar atentos à sanitização de tudo que temos no restaurante, principalmente aos objetos que têm interação direta com as mãos e com a boca, como pratos, copos, xícaras, talheres, cumbucas, entre outros.
É necessário não só ter esses objetos limpos de sujidades, mas, também, livres de micro-organismos e seguros para receber bebidas e alimentos.
Uma lavadora de louças profissional deve estar pronta para a alta demanda de um empreendimento e precisa atender a alguns pré-requisitos importantes, como o consumo de água e energia, a lavagem em altas temperaturas, a capacidade de limpeza e enxágue, entre outros pontos.
Vamos explicar como fazer essa escolha, continue lendo e confira!
A sanitização é a limpeza que vai além de retirar sujidades. Rigorosa contra micro-organismos, ela é normalmente realizada com produtos químicos mais eficientes e com lavagens em altas temperaturas.
Segundo o infectologista Esper Kallás , a boca conta com cerca de 56 tipos diferentes de bactérias e a pele possui 48 tipos diferentes, sendo algumas benéficas e outras maléficas. Então, é importante realizar esse procedimento porque esses micro-organismos podem surgir de qualquer contato humano com as louças, e a frequência que esses surgem é a frequência que devem ser eliminados.
O volume de louças e talheres que são sujos no dia a dia é enorme, por isso, sanitizar tudo isso rapidamente evitará a falta de louças, talheres, copos e xícaras para que os clientes façam uso.
A lavagem manual é lenta, os itens são lavados individualmente e a velocidade depende do colaborador.
Já a lavagem automatizada tem a velocidade necessária, é ágil por lavar vários itens de uma vez só e tem padronização de tempo. Em um exemplo, as melhores chegam a lavar, em um ciclo de apenas um minuto:
18 pratos grandes ou:
9 bandejas de apoio;
25 copos;
36 xícaras;
320 talheres —desde que seja utilizada a quantidade de suportes necessária.
No método convencional, o operador precisa ter cuidado e agilidade ao mesmo tempo, enquanto corre o risco de quebrar louças ou copos, tudo com água fria — ou em temperatura inadequada — e detergente normal, que apenas lavam, mas não sanitizam.
Por ser automatizada, a lavadora de louças profissional consegue realizar ciclos de lavagem em altas temperaturas, com produtos químicos fortes e eficientes, o que seria impossível do colaborador conseguir fazer manualmente, pois a água seria quente demais e o detergente necessário afetaria as mãos.
Essa automação também ajudará na praticidade, reduzindo o tempo gasto para essa operação.
Além disso, a facilidade na programação dos ciclos de lavagem e no abastecimento de pratos, copos, xícaras e talheres faz do equipamento algo fácil de lidar, o que gera dinamismo para a tarefa.
Enquanto o método de lavagem convencional consome entre 15 e 20 litros de água por minuto, as melhores lavadoras de louças profissionais consomem apenas de 2,5 a 4 litros por minuto.
Com menos uso de água nesse processo, menor será a sua conta e maior será sua contribuição para reduzir o desperdício.
Enfim, vamos ao ponto principal, escolher a lavadora de louças ideal não é uma tarefa difícil, apenas precisamos realizá-la com calma e atenção, confira.
Para saber qual lavadora você precisará para o seu negócio, conhecer a quantidade de louças que você utiliza no dia a dia é fundamental. Leve em consideração o dia de maior movimento para esse cálculo.
Se seu estabelecimento não serve refeições, como cafeterias, bares ou lanchonetes , você poderá optar por lavadoras compactas, que podem ser colocadas sobre o balcão ou embutidas, desenvolvidas para sanitizar copos, xícaras, píres, pratos de sobremesa e outros utensílios.
Normalmente, se elas consomem menos água, consumirão também menos eletricidade, detergente e secante, ou seja, a economia é completa.
É recomendado o cuidado ao optar por máquinas usadas e sem a garantia do fabricante, já que elas podem ter um alto consumo de água e eletricidade.
A lavadora precisa ser fácil de lavar diariamente, confeccionada 100% em aço inoxidável, ter os cantos internos da câmara arredondados — para evitar o acúmulo de resíduos na câmara — e ter partes internas removíveis sem o uso de ferramentas, para facilitar a limpeza dessas também.
Boas lavadoras de louças profissionais têm mais de um ciclo, com tempos selecionados para cada intensidade de sujidade. Copos sujos de suco receberão um cuidado diferente se comparados ao tratamento mais pesado que uma cumbuca de salada de maionese precisa.
A lavadora não pode ficar dentro da área de produção de alimentos do estabelecimento, pois vão voltar louças sujas ou com restos, o que pode ocasionar uma contaminação cruzada.
Por isso, ela normalmente ficará em um local separado, chamado de copa de lavagem, lá devemos verificar se o espaço comporta o equipamento. Não é necessário que seja um local 100% fechado, apenas distante da área de preparação de alimentos.
Obviamente, precisamos conferir a voltagem disponível nas tomadas do local que será reservado à lavadora de louças profissional. Alguns modelos das lavadoras mais atuais são multivoltagem e podem ser conectadas em 220 V monofásico, trifásico ou em 380 V.
Ao verificar o espaço , pense também em outros itens que são de suma importância na copa de lavagem:
— Mesa com pia e coletor de resíduos para a pré-lavagem: antes de colocar as louças na lavadora, será necessário remover resíduos antes. Não podemos, por exemplo, colocar uma cumbuca com resto de sopa direto dentro da lavadora, pois isso dificultará a higienização.
— Mesa de apoio para secagem das louças: antes de disponibilizar os utensílios para uso, eles precisam estar secos. Por isso, eles são colocados nessa mesa após a lavagem e o secante, utilizado na limpeza, faz com que a água escorra e evapore dos utensílios após alguns segundos.
— Estante com prateleiras: para a disponibilização das louças limpas e sanitizadas.
A Prática conta com três modelos de lavadoras de louças profissionais:
Direcionada especialmente para a sanitização de copos, xícaras e outros utensílios menores, a PRCOP404 lava até 36 xícaras ou copos, de diâmetro máximo de 6cm, por cada ciclo. Ela é compacta e pode ser instalada sobre o balcão ou embutida.
Essa possui três ciclos de lavagem, sendo o menor de apenas um minuto.
A PRCOP504 é um dos modelos mais vendidos no mercado, pois atende bem restaurantes até 200 refeições por turno. Essa lava e enxágua quente até 18 pratos ou 9 bandejas de até 46 cm de comprimento por ciclo.
Por ser construída com paredes duplas de aço inoxidável, a PRCOP504 é muito silenciosa e pode ser instalada em áreas como bares e locais de cafés de manhã de hotéis.
Ela possui três ciclos de lavagem, sendo o menor de apenas um minuto.
Como os modelos menores, a PRCOP604 lava e enxágua a quente até 18 pratos ou 9 bandejas até 46 cm de comprimento. Seu ciclo mais rápido é de 55 segundos e, para tornar o serviço ainda mais ágil, mesas de entrada e saída são acopladas à máquina, o que facilita a operação e o trabalho do operador.
Esse modelo permite aproveitar um canto de parede para sua instalação e seus ciclos são acionados diretamente pelo fechamento do capô.
E aí, está pronto para escolher o modelo ideal para o seu negócio? Então acesse o site da Prática e confira tudo sobre nossos modelos de lavadoras de louças profissionais!
O post Lavadora de louças profissional: como escolher uma apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT