Listamos 7 dicas para uma melhor gestão de lanchonetes

Powered by Rock Convert

A gestão de lanchonete passou por muitas adaptações com o passar dos anos. Essas modificações estão muito ligadas às alterações do comportamento do consumidor, à implementação da automação comercial e, também, certas táticas que valorizam a marca, em que é possível atrair outras pessoas e manter a confiança dos frequentadores assíduos.

Gerenciar a equipe e criar relacionamentos duradouros com os clientes são tarefas que necessitam de um bom planejamento estratégico e uma ótima visão de mercado. Afinal, é necessário que o empresário esteja atendo as novidades e tendências, no intuito de gerar um diferencial competitivo e conquistar boas lembranças na memória afetiva dos públicos.

Listamos neste artigo algumas dicas que ajudarão a melhorar a sua forma de administrar a sua lanchonete e obter uma melhor análise e otimização dos seus resultados. Portanto, fique atento aos tópicos abaixo e tenha uma boa leitura!

1. Conheça a concorrência

Ninguém sobrevive a um mercado competitivo sem saber dos pontos fortes e fracos da sua concorrência. Além da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) aplicada nessa ocasião, o responsável por essa atividade também deve identificar as outras marcas que atuam como correntes indiretos, pois é interessante conhecer as variadas formas de gestão de lanchonete.

O intuito dessa coleta de informações não se destina a implementação das mesmas estratégias de atração usadas por eles. É muito comum ver donos de negócios replicarem certas ideias e implementá-las nos variados canais de comunicação com o cliente. No entanto, esta atitude concretiza um resultado totalmente oposto ao que você quer alcançar.

O propósito é construir sua identidade e agir de maneira autêntica. A inspiração e o controle são bastante necessários, é por meio deles que as ideais serão criadas e alinhadas com o que sua empresa propaga. Fazer esse tipo de monitoramento prevenirá seu negócio de qualquer risco e fará com que sua marca tenha um ótimo engajamento.

2. Aposte em estratégias de marketing

Gerar valor ao cliente é uma das principais especialidades deste setor. Não podemos falar de engajamento e fortalecimento da presença digital sem as ações correspondentes a esta área que ajuda uma empresa a atingir resultados surpreendentes. Em uma gestão de lanchonetes, ele é totalmente necessário nos dias de hoje.

O estabelecimento que não mantém um bom relacionamento com os clientes e não se mostra sempre presente na vida deles acaba por perder grandes oportunidades de aumentar o ticket médio e melhorar o fluxo de caixa. Por mais que seu espaço seja bem decorado e tenha vitrines atrativas, sem um plano de marketing, a fidelização não acontece.

Atualmente as empresas apostam muito nas ferramentas digitais e investem em campanhas destinadas a esses meios. Eles usam redes sociais, e-mail marketing e também notificações push nos smartphones que baixarem seu aplicativo. Tudo com mensagens personalizadas que focam na realidade do público.

Um indivíduo que se sente compreendido tem boas chances de se tornar um promotor da sua marca. Portanto, invista nessas tarefas focadas nos ambientes online, pois elas atraem muitos usuários e oferecem um ótimo custo-benefício.

3. Faça o acompanhamento das vendas

É preciso sobreviver à forte concorrência e sempre analisar a sua lucratividade. Muitos desejam aumentar os números de pedidos e frequentadores do local. No entanto, sem o apoio da tecnologia, essas finalidades poderão demorar mais que o esperado. A automação comercial tem ajudado muitas empresas a conseguir resultados surpreendentes.

Além de modernizar seu serviço, ao oferecer um cardápio digital e uma melhor produtividade da equipe, ele traz informações importantes sobre as vendas. Por exemplo, o lanche campeão de solicitações, a quantidade de pessoas em um período sazonal e outros dados que melhorarão sua gestão de lanchonete.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

4. Reduza desperdícios na produção

Além do relacionamento com o cliente, é necessário contar com a sinergia da sua equipe. No setor alimentício existem muitos desperdícios nas cozinhas e uma má administração do estoque. Esses pontos são muito críticos e devem ser melhorados para gerar uma grande perda financeira no seu estabelecimento.

Portanto, procure treinar o seu time e sempre opte por equipamentos de boa qualidade, porque se trata de um investimento a longo prazo que apresentará bom desenvolvimento nas produções diárias do seu estabelecimento.

5. Mantenha a segurança de alimentos na produção

A saúde do seu público-alvo precisa ser sempre valorizada. Logo, é interessante contar com uma gestão de lanchonete focada na segurança de alimentos. Essas práticas valorizam a higienização correta dos produtos e também dos preparos das refeições contidas no cardápio.

Existem equipamentos que auxiliam nessa segurança, como o ultracongelador, que congela os alimentos de forma brusca e interrompe a atividade bacteriana, e a lava-louças profissional, que sanitiza as louças e utensílios em altas temperaturas e elimina a maioria dos micro-organismos presentes nesses objetos.

No treinamento dado aos colaboradores da cozinha é possível falar da implantação de medidas que previnem as contaminações químicas, biológicas e físicas. Essa atitude previne a propagação de doenças nos clientes e nos profissionais da área que atuam no empreendimento.

6. Garanta produtividade com qualidade

É muito importante ter um bom relacionamento com seus colaboradores e mantê-los produtivos durante toda carga horária do serviço. A correta gestão do tempo traz resultados surpreendentes dentro e fora do ambiente corporativo. Portanto, comece a adotar estratégias para essa finalidade na sua gestão de lanchonete.

O método de abordagem na hora dos atendimentos, os registros de pedidos no software e a desenvoltura da produção de um prato são algumas das tarefas que poderão ser melhoradas conforme uma liderança é preparada para dar foco às necessidades dos clientes.

Ajudar na otimização de resultados e agir de forma colaborativa são atitudes que ajudarão a reter seu banco de talentos e melhorar os serviços da sua marca. Ao final você terá um time qualificado e consumidores satisfeitos com o que seu estabelecimento oferece a eles.

7. Valorize os feedbacks

A cultura de feedback ajuda empresas de diversos segmentos a ter uma visão mais aprofundada dos desejos da clientela e da performance dos serviços do seu estabelecimento. Por meio de pesquisas online, o empresário poderá colher informações e ter dados verídicos que ajudarão na hora de tomadas de decisões estratégicas.

Ela também contribui para construção de um time qualificado e consumidores fidelizados pela sua marca. O consumidor atual gosta muito de dar opinião e dividir experiências com os ciclos online que participa. Portanto, busque esses dados e procure basear suas mudanças com a consistência que eles trazem na sua gestão de lanchonete.

Durante a leitura desse artigo você teve acesso a algumas dicas que ajudarão a melhorar a sua gestão de lanchonete. Por isso, procure colocá-las em desenvolvimento e otimize seus serviços de maneira eficiente.

Gostou do nosso conteúdo? Continue conosco e confira esse post que fala sobre como garantir a qualidade dos equipamentos do seu estabelecimento.

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário