Como finalizar pães pré-assados e congelados

Como finalizar pães pré-assados e congelados

como finalizar pães

Você sabe como finalizar pães pré-assados? Não é nenhuma novidade que o mercado já adotou esse tipo de prática para o pãozinho diário. Ela está no mercado desde 1996, porém, muitas panificadoras ainda desconhecem esse processo.

No entanto, com a alta demanda diária de produção de pães, adotar essa prática é uma forma de otimizar o tempo e ainda ter produtos de qualidade, além de aumentar os lucros, que é a meta de todo empreendedor.

Neste post, vamos mostrar para você como finalizar pães pré-assados e congelados. Algo que é prático e pode melhorar a produtividade do seu negócio. Continue acompanhando e boa leitura!

Por que utilizar pães pré-assados e congelados na padaria?

Atualmente, a praticidade e a otimização de tempo são os principais objetivos de um empreendedor. Em uma panificadora não é diferente e, para isso, é importante ter uma produção de qualidade, mas que não sobrecarregue nem a produção, nem os colaboradores.

Trabalhar com produtos pré-assados e congelados é uma forma de ganhar tempo, minimizar desperdícios e manter as características desejáveis dos pães, como a casca crocante, aroma e sabor frescos e a possibilidade de esses serem oferecidos quentinhos a todo momento. No entanto, além disso, é uma maneira de ter um dia a dia mais dinâmico para atender a alta demanda que uma padaria possui.

O método pré-assado se aplica, principalmente, aos pães de alto valor agregado, os de fermentação natural, por exemplo.

O que é o pré-assamento de pães?

É uma técnica que consiste em assar pães previamente entre 60 e 70% do seu tempo e em seguida congelá-los rapidamente dentro de um ultracongelador a -35°C, de modo que suas características sejam preservadas.

Ao contrário do que se pensa, este processo não tem resultados satisfatórios em geladeira ou freezer, uma vez que as temperaturas destes não são suficientes para congelar os pães dentro de uma faixa de tempo em que não haja perda de sua estrutura e características.

A saber, por exemplo, no ultracongelador, toda água presente no pão pré-assado é preservada em seu interior, o que posteriormente em sua finalização, resultará em um produto com características de recém produzido.

Como finalizar pães pré-assados e congelados?

A finalização de pães pré-assados e congelados é simples e prática. É necessário retirá-los da câmera fria ou freezer e colocá-los em uma assadeira. Leve-os para uma geladeira ou balcão refrigerado, que deve estar entre 2° a 5°C, para que o pão descongele. Por orientação das Vigilâncias Sanitárias, não é aconselhável fazer o descongelamento em temperatura ambiente.

Quando o pão estiver descongelado, basta colocá-lo no forno para terminar de assar. O produto vai sair com a mesma qualidade e sabor de um pão feito na hora!

O pão congelado mantém suas características?

Essa é uma das principais dúvidas de quem tem uma padaria. Em função desse questionamento é que não adotam o congelamento de pães nos estabelecimentos, fazendo com que a produção se torne cansativa.

Desde que o procedimento seja feito em um ultracongelador, o pão mantém suas características. Isso porque o equipamento vai congelar o pão de forma rápida e correta. É importante lembrar que os freezers são para conservar o congelamento!

Saiba como usar o pão congelado em seu negócio

Agora que você sabe como finalizar pães pré-assados e congelados e que eles não perdem suas características, pode implementar esse produto em seu negócio. Mas para isso é importante ter em sua panificadora um ultracongelador, assim você mesmo vai produzir e congelar os seus pães.

Essa é uma forma de garantir que o pão será congelado corretamente e que você vai oferecer um produto de qualidade ao seu cliente. Os benefícios de congelar os pães são:

  • o tempo de produção de pães é grande, pois o seu período de preparo é extenso. O uso de pães congelados faz você realizar a produção de forma antecipada, pois pode congelar um número maior de pães para que os horários dentro da sua padaria sejam cumpridos corretamente;
  • você vai conseguir ofertar mais produtos e, consequentemente, terá mais procura dos pães produzidos em sua panificadora. Além disso, os itens congelados têm maior durabilidade e podem ser assados sob demanda;
  • produzir produtos diversificados como baguetes recheadas, pães tradicionais, doces e em vários tamanhos.

Por que usar um ultracongelador?

Muitos profissionais acham que os congeladores ou freezers tradicionais são os certos para congelar pães. Porém, eles servem somente para conservar o congelamento.

O ideal é ter um ultracongelador para fazer o processo de congelamento dos pães de forma rápida e eficiente. Além disso, essa é uma forma de preservar o sabor, textura, aroma e qualidade do alimento por mais tempo.

Outro ponto essencial é a otimização do tempo de produção, oferecendo ao cliente um produto fresco. A produção dos pães passa a ser em larga escala, congelando-os adequadamente, de modo a não perderem suas características.

Vários estabelecimentos já estão adotando essa prática. Afinal, além de crescer a produção, aumenta consideravelmente o faturamento!

Conclusão

Ao longo deste post, vimos como finalizar pães pré-assados e congelados, mas também como o processo para resfriar o alimento deve ser feito. Isso porque é importante saber como funciona o processo por completo para que ele seja feito de forma correta e o seu negócio ofereça ao cliente um produto de qualidade e repleto de sabor.

A produção antecipada do pão e de outros produtos que podem ser congelados é capaz de aumentar a demanda da sua padaria em pouco tempo e, com isso, elevar os seus lucros!

Gostou de saber mais sobre como finalizar pães? Então, convidamos você a conhecer os ultracongeladores mais eficientes do mercado!

Fornos de Panificação
Deixe um comentário