Como inovar o cardápio e diminuir custos utilizando a tecnologia?

Prática • set. 20, 2021

Diminuir custos em um restaurante ou cozinha profissional é um desafio. Se você é gerente ou proprietário de algum empreendimento do ramo sabe como é difícil manter a qualidade aliada ao baixo custo.

Preparamos este post para mostrar como você pode inovar o cardápio e diminuir custos utilizando a tecnologia, por meio de algumas técnicas e práticas. Vamos começar pela engenharia de cardápio. Você conhece esse termo?

Conhecendo melhor a engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio pode ser entendida como uma evolução de estudos e métodos que analisam a aceitação e a rentabilidade dos pratos, assim como os demais produtos que compõem o menu do seu negócio.

O objetivo desse estudo é reunir informações do custo relativo de todos os itens que fazem parte do cardápio e, assim, trabalhar esses dados de forma estratégica no momento de atualizar o menu.

Qual a importância dessa engenharia para inovar o cardápio?

De forma simples, a engenharia de cardápio é importante para que você, como administrador, acompanhe o retorno financeiro de cada prato de forma eficiente. Assim, é possível identificar o lucro, o ticket médio e a aceitação de cada item do menu.

Como é de conhecimento de todos, os custos para a produção de cada prato mudam no decorrer do ano, isso se refere à sazonalidade dos alimentos, conforme veremos logo adiante.

O uso da engenharia de cardápio, portanto, é importante não apenas para aumentar as vendas, mas também os lucros. É de suma importância que sejam feitas fichas técnicas de todos os pratos para acompanhar de maneira precisa o custo de cada produção.

Outro fator importante é a fidelização de clientes por meio da inovação no menu. Um cliente assíduo pode ficar decepcionado com um restaurante que permanece igual o tempo todo sem nada que o cative, ou seja, é aquela velha acomodação que empurra o seu cliente para a concorrência em busca de algo diferente.

Portanto, inove o seu cardápio com inteligência e ofereça algo inédito ao seu cliente. Uma dica importante: invista na criação de novas combinações de pratos com ingredientes que têm muita aceitação sem a necessidade de incluir novos produtos.

Conhecendo a tecnologia do sistema cook chill

O sistema cook chill (cozinhar e resfriar) é a tecnologia do processo de cozimento de alimentos a 74 °C, durante o tempo estimado de 5 minutos, com o posterior resfriamento ou congelamento extremamente rápido.

Com esse processo, o risco de contaminação do alimento é extremamente minimizado. Assim, esse alimento pré-preparado pode ser armazenado com segurança e por mais tempo. Mesmo passando por esse processo, é importante pesquisar e seguir o período de armazenagem definido pela legislação regional.

Com essa tecnologia fica mais fácil inovar o cardápio e diminuir custos, uma vez que muitos pratos podem ser armazenados por um período mais longo de tempo, definido, como já falamos, pela legislação regional. Logo, você pode programar um cardápio com mais eficiência, economia e segurança.

Entenda como funciona a tabela da Ceasa e a sazonalidade dos alimentos

Cada estado possui a sua Central Estadual de Abastecimento (CEASA), que comercializa e distribui produtos hortifrutigranjeiros. 

Cabe a cada central divulgar a tabela de sazonalidade de seus produtos como forma de auxiliar as pessoas nas compras de alimentos. Geralmente essa tabela é divulgada uma vez a cada ano.

Os alimentos que são típicos em certas épocas têm uma qualidade superior e e custo mais acessível. Saber exatamente como funciona essa dinâmica da disponibilidade dos alimentos é essencial para inovar o cardápio com redução de custos e produtos naturalmente saudáveis. 

Atualmente, é possível encontrar todo tipo de produto durante o ano todo. Em um primeiro momento isso pode parecer positivo, mas não é. Isso porque a disponibilidade desses alimentos fora de época envolvem desde sementes modificadas até agrotóxicos. Portanto, não são nem um pouco saudáveis.

Conheça alguns benefícios relativos a essa tabela:

  • segurança alimentar com menos resíduos agroquímicos;
  • economia para o consumidor com mais oferta do produto;
  • menor incidência de pragas, plantas daninhas e doenças na cultura;
  • produtos com qualidade superior.

Agora que você já conhece melhor como funciona a sazonalidade dos alimentos é possível fazer um planejamento de seu cardápio com inteligência usando também a tecnologia do sistema cook chill. 

Além disso, os alimentos de época in natura , podem ser armazenados em freezers e refrigeradores industriais com alta tecnologia que garantem a qualidade do produto mesmo após a sua regeneração.

Alguns equipamentos que podem auxiliar na produção, no congelamento e na regeneração dos alimentos

Forno combinado

Trabalha com vapor, calor seco e a combinação dos dois. Esse equipamento se adapta de forma automatizada na regeneração dos alimentos, de acordo com a necessidade de umidade e calor de cada um. Ele também é indicado para o pré-preparo dos alimentos, para a finalização e para a regeneração. Com isso, o resultado é perfeito.

Speed Oven s

Esse forno é ultrarrápido, desenvolvido para uma alta performance na regeneração de alimentos resfriados ou congelados. A sua principal característica é a qualidade do resultado final na aparência, crocância e sabor dos alimentos. 

Em resumo, ele é perfeito para a regeneração dos alimentos do seu cardápio, tudo isso com agilidade e economia.

Micro-ondas profissional

Indicado para finalizar produtos prontos, descongelar e, também, regenerar produtos resfriados ou congelados, tudo com velocidade e qualidade. A sua alta potência se diferencia dos demais aparelhos, isso proporciona um resultado mais eficaz e muita economia.

Ultracongelador

Equipamento desenvolvido com alta tecnologia. Ele é indicado para resfriar ou congelar alimentos com rapidez para impedir a contaminação por bactérias e, ao mesmo tempo, preservar todas as características desses produtos, mantendo-os em excelentes condições até sua regeneração.

No processo com o ultracongelador, são criados micro cristais de gelo no alimento, que mantêm o peso, o sabor e as demais características iniciais dele. Diferente do ocorrido com congelamentos convencionais, que criam macro cristais de gelo que afetam negativamente os produtos.

Para inovar o cardápio com redução de custos, esse equipamento se torna indispensável nesse processo.

Freezer e geladeira industrial

O ultracongelador não é indicado para estocar os alimentos congelados, pois cada um necessita de uma temperatura específica. 

Para esse armazenamento existem diversos modelos de equipamentos capazes de manter a temperatura ideal de cada alimento e gerar economia ao mesmo tempo.

Concluindo…

Em suma, como vimos nesta postagem, é importante inovar o cardápio com redução de custos, usando a tecnologia a favor da sua empresa.

Equipamentos modernos se encarregam desse processo de forma eficiente e econômica. O retorno do investimento é garantido pela economia, qualidade e agilidade que cada um proporciona na rotina de trabalho.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: