Cuscuz: conheça as diferentes variações desse prato típico

Cuscuz: conheça as diferentes variações desse prato típico

  • Home
  • Gastronomia
  • Cuscuz: conheça as diferentes variações desse prato típico
cuscuz

Cuscuz: conheça as diferentes variações desse prato típico

O cuscuz é um prato feito com farinha de milho ou trigo. É um alimento popular em muitas partes do mundo, incluindo o Brasil, onde ganhou até data comemorativa. Muito versátil, pode ser servido como prato principal ou acompanhamento. É frequentemente servido com molhos, carnes ou legumes.

Ele também é delicioso e pode ser apreciado por pessoas de todas as idade. É nutritivo, sendo uma boa fonte de carboidratos, fibras e proteínas. Também é uma boa fonte de vitaminas, fibras e minerais, incluindo ferro, cálcio e magnésio.

Leia nosso artigo abaixo e aprenda mais sobre ele.

Qual sua origem?

Geralmente atribuída ao norte da África, mais especificamente à região do Magrebe, que hoje são os países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia.

Estima-se que tenha sido inventado pelos povos berberes, que habitavam a região do Magrebe há milhares de anos. Era um alimento básico para estes, pois era uma fonte de carboidratos, proteínas e fibras.

Ele foi levado para outras partes do mundo pelos mesmos povos, que migraram para outras regiões do continente africano e para a Península Ibérica. Também veio para o Brasil via os portugueses,

No Brasil, ele é um alimento popular, especialmente no Nordeste. O “nordestino” é feito com farinha de milho e é cozido no vapor em uma cuscuzeira, frequentemente servido com carne seca, ovos, vegetais e também doce.

Quais as versões do prato?

Aqui estão algumas das apresentações pelo mundo:

  • Marroquino:  o tipo mais comum. Com sêmola de trigo e hidratado em água ou caldo, ficando esponjoso. Você pode servilo com molhos, carnes, legumes ou frutas.
  • Italiano: com farinha de sêmola e molhos de tomate ou molhos de carne.
  • De camarão:  cozido no vapor com camarão, cebola, tomate, pimentão e temperos.
  • De salsicha (sausage and couscous): É popular nos Estados Unidos. Cozido no vapor com salsicha, cebola, pimentão e temperos.
  • De atum: da Europa, cozido no vapor com atum, cebola, pimentão e temperos.

Receita de cuscuz marroquino básico

Ingredientes

  • 1 xícara de cuscuz marroquino
  • 2 xícaras de água fervente
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino

Instruções

  1. Em uma tigela grande, misture o cuscuz, a manteiga, o sal e a pimenta-do-reino.
  2. Adicione a água fervente e mexa delicadamente até que todo o cuscuz esteja umedecido.
  3. Cubra a tigela com um filme plástico ou um prato e deixe descansar por 5 minutos, ou até que tenha absorvido toda a água.
  4. Solte os grãos de cuscuz com um garfo e sirva imediatamente.

Possíveis combinações e pratos

Tabule: prato árabe com bulgur, tomates frescos, pepino, salsa, hortelã, cebola e azeite de oliva. É uma salada refrescante e saudável.

Vegetais Assados e Pesto de Manjericão: Asse vegetais, como tomates, abóbora e cenoura, abobrinha, berinjela e pimentões e misture. Adicione o pesto.

Israelense: frequentemente servido como acompanhamento, muitas vezes misturado com legumes, grão-de-bico e especiarias.

Frango ao Curry: Use o cuscuz como base para um frango ao curry. Adicione amêndoas torradas e passas para dar textura e doçura.

Com Barriga de Porco Confit: sirva com barriga de porco confitada. Isso cria uma combinação indulgente de texturas e sabores.

De Peixe: do nordeste do Brasil, combinado com peixe cozido em molho de coco e dendê.

Frutos do Mar: com camarões, mexilhões e lulas. Adicione ervas frescas.

Ele também pode uma sobremesa

Ele também pode ser um doce e sobremesa. Aqui estão algumas maneiras de prepará-lo desta forma:

Cuscuz Doce Marroquino: cozido com água de rosas, açúcar, canela, tâmaras picadas e amêndoas, servido em ocasiões especiais.

De Leite: da França, com leite, açúcar e baunilha. É o “Couscous au Lait” e pode conter passas, frutas secas ou frutas frescas.

De Chocolate: cozido com cacau em pó e chocolate derretido para criar uma sobremesa com sabor de chocolate. Adicione frutas vermelhas ou raspas de laranja.

Com Especiarias e Nozes: com canela, noz-moscada e cardamomo, e depois misturado com nozes picadas e mel para uma sobremesa com sabor rico e aromático.

No Oriente Médio: preparado com açúcar, água de flor de laranjeira e pistache picado para criar uma sobremesa doce e perfumada.

De Coco: cozido com leite de coco e açúcar para uma sobremesa tropical. Adicione pedaços de abacaxi ou manga para um toque exótico.

Confira também nosso conteúdo sobre a história da culinária árabe e os sabores do oriente.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!