Descubra como identificar o perfil de cliente do seu estabelecimento

Descubra como identificar o perfil de cliente do seu estabelecimento

perfil de cliente

Um dos desafios dos donos ou gestores de qualquer empreendimento é atrair o público certo para o seu negócio. Para isso, é necessário traçar o perfil de cliente ideal, também conhecido como persona.

Neste post, vamos falar sobre como o gestor pode identificar o perfil de clientes do estabelecimento, ressaltando que não existe somente um tipo de perfil, algo que fica claro ao conhecer as diferentes características dos compradores. 

Daremos, ainda, dicas para identificar os perfis de clientes de estabelecimentos alimentícios como padarias, restaurantes e lanchonetes, bem como estratégias de fidelização para cada perfil. 

Continue lendo e confira!

Importância de mapear o perfil de cliente

Podemos afirmar que, dos benefícios de conhecer bem o perfil de quem frequenta um estabelecimento, a fidelização é um dos mais importantes, visto que ela contribui significativamente para um bom fluxo de caixa.

Claro que não se deve perder de vista a expansão do negócio por meio do aumento do número de consumidores e, consequentemente, da quantidade de vendas. No entanto, pesquisas apontam que a conquista de novos clientes tem um custo maior do que preservar os que já frequentam.

Além disso, os clientes antigos tendem a ser mais propensos a dar feedbacks sobre aspectos gerais do estabelecimento, favorecendo a aplicação de novas estratégias.

Perfil de cliente: como identificar?

Assim como conhecemos diferentes tipos de pessoas que manifestam comportamentos e humores diferentes, não seria complicado reconhecer que diferentes traços de personalidades aparecem durante a experiência de compra em um estabelecimento.

Normalmente, as pessoas envolvidas no atendimento com o tempo desenvolvem a capacidade de identificar os diferentes perfis de cliente. Como gestor ou dono do empreendimento, vale estabelecer reuniões periódicas para mapear esses tipos de clientes junto com os colaboradores.

Veja algumas características de cada perfil de cliente, a seguir.

Antenado

Está sempre conectado às redes, gosta de provar novidades em termos de tendências gastronômicas, postar fotos dos pratos nas mídias sociais e marcar a marca.

“Advogados” da marca

São aqueles que, quando gostam de um lugar, indicam para todas as pessoas, levam os amigos ou familiares para conhecer, apresentam os pratos preferidos e, quando gostam de algo, estão sempre elogiando.

Insatisfeitos

Esse tipo de cliente nem sempre vai expressar sua insatisfação, preferindo simplesmente mudar de opção. Os que preferem dizer, podem comunicar ao próprio estabelecimento ou fazer críticas públicas nas redes.

É importante lembrar que vivemos na era digital, então a cada cliente que reclama, temos um sem-número de outros que deixarão de comprar por um comentário negativo e a realidade é que as pessoas consultarão cada vez mais avaliações e opiniões sobre os produtos e serviços antes de adquiri-los.

Dicas de fidelização para cada perfil de cliente

Inicialmente falamos sobre a importância da fidelização e o quanto ela pode contribuir com a economia e o sucesso no crescimento do negócio. Confira algumas dicas de fidelização que possam atender a diferentes tipos de perfis.

Acompanhamento e retorno de feedbacks

Todos os tipos citados no tópico anterior deixarão “rastros” que servirão de mapeamento sobre suas opiniões em relação ao estabelecimento, salvo o insatisfeito que não reclama e desaparece. O fato do cliente não voltar, já é por si só, motivo de análise.

Afinal, se ele não voltou, por que não voltou? Ou seja, todo comportamento do cliente, expresso ou não, serve de material de análise e é, portanto, um feedback positivo ou negativo.

O empreendedor precisa aprender a “ler” essas manifestações. Há clientes que reclamarão nas redes sociais e há clientes que sairão tristes da sua loja. Tudo isto tem que ser observado e ações precisam ser tomadas para que esses fatos não se repitam.

O ideal é, portanto, criar um canal de atenção ao cliente, por meio do qual eles possam expressar suas opiniões, sugestões ou reclamações e dar visibilidade ao canal. E-mail, formulários e WhatsApp são algumas ótimas possibilidades. 

Mas é muito importante que tenham pessoas designadas para o acompanhamento e retorno desses feedbacks, para que o cliente sinta-se ouvido e valorizado. A empresa precisa não só agir e tentar reverter a situação, como também mostrar que está disposta a tomar providências.

Bonificação por indicação

Trata-se de uma estratégia interessante, especialmente para os perfis “antenados” e “advogados da marca”, porque eles já fazem indicações de forma espontânea. Dessa forma, a cada indicação convertida em venda, eles podem receber descontos no total da compra, outros alimentos, bebidas, sobremesas ou simplesmente brindes.

Todos os clientes gostam de alguma forma de brinde ou lembrancinha, uma caneta, uma caneca, um boné, um calendário, um bloco de notas e itens afins, todos, claro, com a sua marca, para que eles sintam-se especiais e, também, para que a marca esteja presente em suas residências.

No caso de querer aumentar o número de seguidores, a bonificação pode ser dada caso a pessoa poste uma foto marcando determinada quantidade de amigos.

Ações de melhoria

Algumas ações de melhoria podem ser implementadas no negócio para conquistar os diferentes perfis de cliente e garantir sua fidelização. São elas:

  • Captação e gestão de reclamações: algum colaborador dentro da empresa, em geral quem fica responsável pelos canais digitais, precisa acompanhar em tempo real os comentários e encaminhá-los para que os responsáveis tomem as ações;
  • Cultura da resposta rápida: o próprio Facebook, por exemplo, já classifica as páginas de acordo com quem responde rápido ou não. Dessa forma, é preciso já ter soluções disponíveis e toda a equipe deve ter consciência da importância disso;
  • Gestão de melhoria e inovação: talvez o cliente não tenha reclamações mas tenha sugestões e ideias. Essas precisam ser avaliadas, processadas e implementadas de alguma forma;
  • Acolhimento: cuidados com o ambiente como limpeza, organização, boa circulação e atendimento gentil e humanizado fazem toda diferença. O cliente precisa se sentir bem-vindo e bem servido e isso se estende ao ambiente online e ao delivery;
  • Mimos e delicadezas: os mimos encantam e ajudam a fidelizar o cliente. Por isso, vale criar estratégias para obter informações sobre datas importantes para os clientes, como casamento, aniversário, formatura, entre outras, e oferecer brindes ou descontos que valorizem o momento.

Conclusão

Aparentemente, identificar os perfis de clientes do seu negócio pode parecer uma tarefa difícil, especialmente porque as etapas que envolvem a preparação, comercialização e entrega de alimentos já implicam em muitos desafios; no entanto, grandes ações se iniciam com pequenos passos.

Como você pôde observar nesse post, existem diferentes estratégias para a identificação do perfil de cliente e é possível adotá-las aos poucos, com a rotina que já acontece no dia a dia do seu estabelecimento.

Que tal dar seu primeiro passo a partir de agora? Descubra também como aprimorar o seu layout de loja para garantir mais vendas.

Tags:
Deixe um comentário