Festas de Natal e Ano-novo: o que servir no seu restaurante

Festas de Natal e Ano-novo: o que servir no seu restaurante

  • Home
  • Gastronomia
  • Festas de Natal e Ano-novo: o que servir no seu restaurante
Festas de Natal e ano novo

Festas de Natal e Ano-novo: o que servir no seu restaurante

As festas de Natal e Ano Novo são duas das principais datas festivas do ano e movimentam a economia global com a compra de alimentos, presentes e decorações. Os restaurantes não podem ficar de fora desse momento, pois é uma oportunidade de ouro para aumentar o seu faturamento.

Continue a leitura deste artigo e veja as vantagens de promover festas de Natal e Ano-Novo no seu restaurante, as possibilidades de atrações para o estabelecimento, ideias de cardápio e muito mais.

Deixe o seu restaurante preparado para as festas de fim de ano

A primeira medida que você deve tomar para preparar o seu estabelecimento para o Natal e o Ano-Novo é analisar o público-alvo do seu restaurante, identificando as suas necessidades e preferências.

É muito relevante ter em mãos informações sobre os seus possíveis clientes para essas datas especiais para que o seu empreendimento possa estar preparado para atendê-los.

Essas informações são referentes à média de idade deles, os produtos que eles mais apreciam no seu restaurante, a faixa de preço dos produtos mais consumidos, dentre outros.

Além de analisar o público-alvo do seu restaurante, é necessário também verificar como o mercado da sua região está se preparando para o fim de ano. Assim, você poderá adotar estratégias de captação de clientes e de eventos que farão com que o seu negócio se sobressaia dos demais nesse período.

Invista em decorações típicas para as festas de Natal e Ano-Novo

É essencial caracterizar o seu estabelecimento de acordo com as datas comemorativas de fim de ano. Assim, os clientes podem ter uma ótima experiência, imersos em um cenário temático atrativo.

Para o Natal, o estabelecimento pode ser decorado com artigos típicos dessa data, como árvores Natalinas, luzes, guirlandas e muito mais, criando uma atmosfera natalina e familiar. 

Já para o Ano-Novo, você pode apostar em cores como prata ou dourado e artigos como balões e serpentinas. Usando a criatividade para fazer com que o estabelecimento se torne um ótimo ambiente para virar o ano.

O restaurante deve ter um ambiente agradável, espaçoso e confortável, pois nas noites de Natal e Ano-Novo ninguém tem pressa para ir embora. As pessoas desejam comer com calma, festejar e passar bastante tempo aproveitando esses momentos especiais.

Vale destacar que, além da caracterização do restaurante, a experiência do cliente só estará completa se houver um atendimento de qualidade.

Sugestão de cardápio para as festas de final de ano

Nas festas de fim de ano você não precisa ficar preso ao cardápio tradicional. Então o melhor é apostar em inovações para serem servidas aos clientes. Também não deixe de disponibilizar pratos clássicos como o delicioso chester. 

Veja abaixo uma sugestão de pratos para o fim de ano.

Carneiro inteiro ou em pedaços

O carneiro tem uma carne com sabor único que, sem dúvidas, vai agradar muitos paladares. São várias opções de preparos para essa carne, podendo ser assada inteira ou em pedaços. A carne pode ser acompanhada por batatas, azeite, temperos, folhas secas, vinhos, vinagre, pimenta e outros ingredientes.

Arroz com pinoli

O arroz com pinoli é um prato que combina muito com as festas de fim de ano, especialmente com o Ano-Novo. Ele consiste em uma mistura de arroz selvagem, arroz basmati, pinoli, raspas de amêndoas, raspas de limão, cebola, manjericão e outros ingredientes que compõem essa delícia.

Carré de cordeiro ao mel e baunilha

O carré de cordeiro ao mel e baunilha é um prato sofisticado que detém um sabor único. Essa é uma mistura agridoce que fará várias pessoas se apaixonarem pela receita.

Bacalhau com natas ou bacalhau à Gomes de Sá

O bacalhau é um alimento muito consumido em Portugal, e é de lá que vem a receita do bacalhau à Gomes de Sá. O prato contém bacalhau demolhado, batatas, ovos cozidos, azeitonas pretas, alhos e outros complementos. 

Já o bacalhau com natas é um prato mais cremoso, pois contém queijo, creme de leite e manteiga.

Salada de lentilhas

Há diversas variações de saladas de lentilhas que têm em comum o fato de serem excelentes opções tanto para o Natal, quanto para o Ano-Novo. 

Pernil ao molho de maracujá

O pernil ao molho de maracujá é um prato que combina o sabor da carne com o toque cítrico do maracujá, que pode ser marinado na cerveja é um excelente prato para ser servido nas festas de fim de ano.

Panetones

O panetone é um alimento indispensável durante o Natal. Diante disso, você deve incluí-lo no catálogo do seu negócio, podendo ofertar opções doces e salgadas para consumo no local ou para levar para casa e servir também como um produto presenteável.

Sobremesas

Há inúmeras possibilidades de sobremesas para serem servidas no Natal e no Ano-Novo. As mais utilizadas, além dos panetones, são os mousses, os pavês e o merengue de morango, que podem ser servidos em taças para sair das travessas comuns. 

Faça atrações especiais no seu estabelecimento

Para tornar a experiência dos clientes ainda melhor durante as festas de fim de ano, você pode disponibilizar no seu estabelecimento atrações como música ao vivo, distribuição de brindes, queima de fogos e até mesmo algumas brincadeiras para a criançada ou a presença de um papai noel em festas de natal.

Essas atrações são importantes para dar destaque ao seu restaurante, o que pode atrair muitas pessoas simplesmente por causa delas.

Vantagens de promover festas de Natal e Ano-Novo nos estabelecimentos

Os estabelecimentos que promovem festas de Natal e Ano-Novo podem não só aumentar o seu faturamento durante esse período, mas também conquistar novos clientes que passarão a frequentar o seu restaurante durante outras épocas do ano.

Assim, o restaurante poderá aumentar a sua rede de influência e se destacar dos demais concorrentes, se tornando uma referência regional e, nos melhores cenários, uma referência nacional.

Concluindo

As festas de Natal e Ano-Novo são excelentes oportunidades de aumentar a visibilidade e os lucros do seu restaurante. Mas para isso, não deixe de investir em uma boa decoração, um bom cardápio e um bom atendimento para a clientela.

Curtiu as dicas? Entenda também como a produção antecipada pode ajudar a otimizar o trabalho do restaurante durante esse período.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!