Forno de lastro: aprenda tudo sobre ele

Prática • ago. 07, 2023

Você sabe o que é um forno de lastro? Sabe diferenciá-lo de um forno de convecção e turbo? Fique tranquilo, pois neste artigo abordaremos em detalhes o que é um forno de lastro e como essa tecnologia se destaca na produção de alimentos deliciosos e de alta qualidade.

Vamos explorar os principais componentes desse equipamento e como ele influencia diretamente no resultado final dos produtos.

Prepare-se para uma verdadeira imersão no universo dos fornos de lastro.

O que é um forno de lastro?

O forno de lastro trabalha com a transmissão natural de calor do equipamento para o alimento, do piso para cima e do teto para baixo.

Sua principal característica é a base de pedra ou lastro, responsável por armazenar e distribuir o calor de forma homogênea por todo o espaço interno do forno.

É composto por uma câmara que pode ter diversos tamanhos e que no caso dos modelos elétricos podem ser sobrepostas até 4 módulos.

Esse equipamento é indicado para uso profissional em padarias, boulangeries , confeitarias e outros estabelecimentos do ramo alimentício.

Forno de lastro elétrico

Ao contrário do que se pensa, o forno de lastro elétrico pode ser altamente vantajoso para os empreendimentos de panificação, pois possibilita trabalhar com duas temperaturas distintas no piso e no teto da câmara. Por exemplo, você pode assar um produto a 150°C no piso e 180°C no teto, o que facilita ajustes finos de acabamento.

Outro ponto positivo é que cada câmara (ou módulo) é um forno independente. Se você possui 3 ou 4 câmaras, isso significa que você terá a mesma quantidade de fornos distintos.

Da mesma forma, você pode começar com uma câmara e ir expandindo seu negócio aos poucos, acrescentando posteriormente outras câmaras sobrepostas e aumentando sua produtividade.

Clique aqui e saiba mais sobre ele.

Como ele funciona ?

O forno de lastro é elétrico e conta com duas resistências independentes, uma localizada sob o piso. Essas resistências podem ser programadas em diferentes temperaturas, permitindo trabalhar com duas temperaturas simultaneamente e atender a uma maior variedade de produtos, com exigências muito específicas, tudo ocupando a mesma área.

A pedra, uma vez aquecida, mantém o calor no forno e confere características muito similares aos fornos antigos de alvenaria, proporcionando um acabamento artesanal e rústico aos pães e outros produtos essenciais em confeitarias ou em geral.

Esquema mostrando a transmissão de calor para os produtos em um forno de lastro.
Esquema mostrando a transmissão de calor para os produtos em um forno de lastro .

Quais os tamanhos disponíveis no mercado?

O padrão utilizado para definir o tamanho dos fornos é comumente feito com base no das assadeiras e na quantidade destas por câmara.

Os tamanhos mais comuns são os de 40 x 60 cm, 60 x 80 cm e 58 x 70 cm.

Dessa forma, temos fornos de lastro que comportam:

Já as configurações de sobreposição de câmaras podem ser de 1, 2, 3 ou 4 câmaras sobrepostas.

Forno de lastro com 1, 2, 3 e 4 câmaras independentes sobrepostas.

Fornos Vitrine

Os fornos de lastro de 1 assadeira 40 x 60 cm ou de 60 x 80 cm por câmara, por serem compactos e de fácil instalação, podem ser colocados na área de vendas ou em outros pontos e operarem como “fornos vitrine” (Frente de loja). Ou seja, assando produtos à vista dos clientes, o que contribui muito para o aumento das vendas, qualidade, oferta de variedade e redução de perdas ao se assar menores quantidades, a todo momento.

Esses fornos também podem ter modelos de fornos de convecção ou turbo sobre eles, aumentando ainda a flexibilidade e versatilidade do atendimento.

Forno de lastro: de 1 assadeira 40 x 60 cm ou 1 (60 x 80 cm) com 1, 2, 3 e 4 câmaras independentes sobrepostas.
Forno de lastro: de 1 assadeira com 1, 2, 3 e 4 câmaras independentes sobrepostas.

O universo da panificação e confeitaria são ilimitados! Vamos citar alguns exemplos básicos:

Tipos de produtos que podem ser feitos no forno de lastro

Todos os produtos de panificação e confeitaria podem ser preparados nos fornos de lastro, mas vamos citar alguns deles para você ter uma ideia:

  1. Pães salgados e doces (pão francês, pão de leite, pão sovado e etc.)
  2. Pães artesanais de fermentação natural (pão italiano, pão de campanha, pão de nozes, panetones etc.);
  3. Bolos;
  4. Confeitaria fina (macarons, petit fours , suspiros, bem-casados e etc.);
  5. Pães de queijo;
  6. Salgados assados;
  7. Tortas salgadas e doces;
  8. Massas folhadas: Croissant, Mil folhas, Strudels e etc;
  9. Quitanda brasileira (quindins, bombocados e etc.).

Se você tiver a produção de algum produto muito específico, vale a pena consultar o fabricante. Caso ele conte com centros técnicos em fábrica, filiais, concessionários e espaços parceiros, é possível testá-lo nestes fornos previamente.

O que é o vapor no forno de lastro?

A vaporização no forno de lastro tem a função de auxiliar no processo de coloração dos pães, na formação da casca crocante e da famosa “pestana” durante o crescimento. Além disso, contribui para o aumento do volume dentro do forno.

Consiste na injeção de vapor instantâneo dentro da câmara ao colocar os pães. O volume de água para a vaporização varia conforme a receita, gramatura e número de unidades por operação.

Todavia, mesmo em fornos maiores de 4 assadeiras, um máximo de 500 ml de água por vaporização é suficiente para obter um bom resultado nos pães. Lembrando que o excesso pode abater a temperatura da câmara, molhar os pães, aumentar o tempo do processo e impactar no resultado final. Fique atento para não exagerar.

Outro detalhe importante é que o vapor é utilizado somente para assar produtos de “massa branca”, ou seja, compostos por farinha, água, sal e fermento. Receitas com gorduras, ovos, leite e alto teor de açúcar não necessitam de vaporização.

O forno de lastro precisa atingir temperaturas acima de 330°C?

A faixa de temperatura média para assar produtos de panificação está entre 150°C e 280°C. Temperaturas muito elevadas farão com que os produtos se queimem por fora e fiquem mal assados por dentro.

Fornos com temperaturas acima desse limite exigem componentes muito mais resistentes, incluindo todo o material de construção, chapas metálicas, componentes eletrônicos e isolamento térmico especial, o que aumenta significativamente o custo dos equipamentos.

Operando em alta temperatura, elevam também a temperatura ambiente da área de produção, prejudicando o preparo e a manipulação de massas, a fermentação e causando desconforto aos profissionais.

O que é forno de lastro gás?

É comum encontrar no mercado versões deste equipamento a gás. Normalmente, eles trabalham com dois sistemas de geração e distribuição de calor:

  • Ciclotérmico: por circulação de ar quente entre as câmaras;
  • Tubo anelar: por circulação de vapor sob pressão.

Como em ambos os casos é necessária a circulação de ar ou vapor sob pressão por todo o forno, as temperaturas de piso (lastro) e teto são iguais. Quando esses modelos possuem mais de uma câmara sobreposta, a temperatura é a mesma em todas elas. Eles realizam o aquecimento completo de todas as câmaras, incluindo seus respectivos pisos e tetos, simultaneamente, o que é ideal para quem assa somente um tipo de produto por vez.

Devido às características do sistema e construtivo, esses fornos geralmente são maiores do que os elétricos e ocupam mais espaço na área de produção. Além disso, como levam mais material em sua estrutura, normalmente têm custo maior também.

Outro ponto importantíssimo é que, por serem a gás, emitem monóxido de carbono, e por esta razão, a instalação de coifas e sistemas de exaustão (extração de gás carbônico) é obrigatória para garantir a segurança, seguindo as legislações e especificações técnicas inspecionadas pelos bombeiros.

Qual é o melhor forno de lastro?

O melhor forno de lastro é aquele que atende o perfil, as necessidades e as exigências específicas de cada empreendimento. Por isso, antes de considerar a compra de um equipamento, seja de qualquer fabricante, é importante fazer algumas perguntas básicas, tais como:

  • Qual é o perfil do empreendimento ?
  • Quais são os produtos que serão assados?
  • Qual a quantidade e a demanda de cada um desses produtos?
  • Qual é a projeção de vendas e crescimento do empreendimento a curto, médio e longo prazo?
  • Quais são as especificações e características de qualidade de cada um desses produtos?
  • Existe algum produto com exigências próprias que precisam ser atendidas?

E assim por diante. Sem essas informações, a tarefa de escolher o forno de lastro mais adequado para o seu empreendimento torna-se bem mais difícil.

O que considerar na compra do seu forno de lastro?

  1. Opte por fornos monoblocos que já venham montados de fábrica, facilitando a instalação. Alguns modelos podem vir completamente desmontados, causando demoras na montagem, perdas de peças e transtornos.
  2. Escolha equipamentos confeccionados totalmente em aço inoxidável, pois são mais duráveis e de fácil higienização.
  3. Verifique se o forno exige uma caixa d’água exclusiva com bomba reguladora de pressão.
  4. Consulte o fabricante para saber se o equipamento trabalha com duas temperaturas distintas para o piso e o teto, o que proporciona maior versatilidade na hora de assar.
  5. Verifique se o forno possui um isolamento térmico eficiente.
  6. Informe-se sobre a pedra do lastro, suas características e vantagens. Opte por fornos com pedras naturais, que não emitem odores e auxiliam na conservação do calor da câmara.
  7. Fornos montados em estrutura reforçada sobre rodízios facilitam a instalação, movimentação e limpeza do local.
  8. Escolha equipamentos com sistemas que permitam economia energética, especialmente em horários de menor movimento, em que o forno não esteja assando produtos, mas precise ficar ligado para manter a temperatura.
  9. Painéis que permitam a programação de receitas (temperatura de pré-aquecimento, piso, teto, tempo e vaporização) são interessantes para padronização dos produtos.

Como usar o forno de lastro?

  1. Defina a programação das resistências inferiores e superiores conforme seu tipo de produto. Programe temperaturas, tempo, vaporização.
  2. Faça o pré aquecimento do equipamento até a temperatura necessária antes de abastecê-lo.
  3. Asse somente um tipo de produto por operação, sendo este de mesma composição, receita e gramatura.
  4. Utilize as assadeiras de alumínio porque transmitem calor mais facilmente e evitam sujar a pedra do forno.
  5. Receitas ricas em açúcar utilizam temperaturas mais baixas.
  6. Faça o carregamento rapidamente, evitando manter a porta do forno aberta por muito tempo.
  7. Mantenha as portas do forno fechado durante todo o processo.
  8. Respeite o tempo para assar cada item evitando retirá-los antes do ideal.
  9. Faça a limpeza interna do equipamento regularmente seguindo as orientações do fabricante conforme manual.

Conclusão

Em resumo, o forno de lastro é um equipamento essencial no universo da panificação e confeitaria profissional, proporcionando resultados de alta qualidade e sabor. Ele pode conferir características rústicas e artesanais aos produtos, e a combinação de tecnologia e tradição atende aos mercados mais exigentes.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: