Forno elétrico para pizzaria vale a pena? | Blog Prática

Forno elétrico para pizzaria: vale a pena?

forno elétrico para pizzaria

Forno elétrico para pizzaria: vale a pena?

Forno elétrico para pizzaria, a lenha ou gás? Independentemente de onde é preparado, a pizza é, sem dúvidas, um dos pratos favoritos de muita gente e, apesar de ser de origem italiana, popularizou-se no Brasil. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, nosso país produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia e movimenta um mercado de ao menos R$ 22 bilhões.

Com esses números expressivos, não é de se espantar que muitos desejam entrar nesse mercado. Sendo assim, um dos primeiros passos é escolher o modelo de forno. Conheça as opções.

Os tipos de forno para pizzaria

Quando pensamos em pizza, comumente imaginamos um grande forno de lenha em forma de iglu, apesar de ainda ser o mais popular, muitas pizzarias já não fazem mais uso desse modelo.

A tecnologia trouxe opções mais modernas e que podem trazer praticidade, economia de recursos e produtividade na hora de assar as pizzas.

Atualmente, as opções existentes são três e se diferenciam primordialmente pelo tipo de fonte de aquecimento que utilizam para assar os alimentos. Confira abaixo cada tipo.

Forno à lenha para pizzaria

Este é o tipo de forno mais tradicional e o que facilmente associamos às pizzarias. Ele usa como combustível a lenha. Por conta disso, controlar a temperatura pode ser um pouco mais complicado, demandando experiência do profissional.

Além do que, é necessário acendê-lo com algumas horas de antecedência. O forno à lenha também requer espaço, seja para a construção do forno em si ou para o armazenamento da madeira.

Outro fator a se pensar é a produção de fumaça, o que pode ser considerado uma desvantagem para muitos, bem como os custos da madeira. A maior vantagem desse tipo de forno é oferecer o sabor defumado da pizza assada de uma maneira mais tradicional.

Forno a gás para pizzaria

Esse modelo é mais moderno que o anterior e promove maior praticidade, já que não ocupa tanto espaço. Em vez de lenha, ele usa como fonte de calor o gás de cozinha, o que pode eventualmente elevar os custos.

Esse modelo também requer um menor investimento mas exige maior manutenção. Comparado ao forno a lenha, usar o forno a gás pode aumentar a produtividade. Com ele, é possível ter um controle maior, porém ainda impreciso, de temperatura.

Assim, diminui-se a necessidade de uma pessoa para manter a temperatura constante, como acontece no forno a lenha, além de permitir uma cocção mais uniforme da massa.

Forno elétrico para pizzaria

Dentre os modelos citados de fornos para pizzaria este é o mais moderno e prático, além de ser mais compacto, o que pode ser uma ótima opção nesse tipo de forno, trocaremos os gastos de lenha ou de gás pela despesa com energia elétrica

Mas o forno elétrico para pizzaria vale a pena?

Com ele não é preciso reservar espaços grandes para a montagem. Outro fator importante é a facilidade no uso.

Ao contrário do modelo a lenha, esse não requer pessoas qualificadas para para ser aceso e abastecido para se manter aquecido. Por ser elétrico, seu aquecimento rápido e suas operações são controlados por painel e feitas automaticamente.

Como eles apresentam alta potência, são ótimos para o delivery, pois são capazes de assar muitas pizzas em um espaço de tempo menor. Cabe ressaltar que o fato da pizza ser assada com o uso de energia elétrica não interfere na qualidade do produto.

Em termos de acabamento, por ter uma temperatura estável, o forno elétrico costuma fazê-lo mais uniformemente. Com controle preciso, evita que certas partes fiquem mais assadas ou até mesmo queimem, enquanto que outras fiquem mal cozidas.

Portanto, o uso de um forno elétrico para pizzaria representa um grande aumento na produtividade do seu estabelecimento, o que gera economia e rentabilidade.

O que observar na hora de escolher um forno para pizzaria?

Existem três pontos principais que devem ser observados no momento da escolha de qual tipo de forno será utilizado na sua pizzaria. São eles:

Capacidade de produção

Esse é um ponto crucial. Quando um cliente faz um pedido, ele espera ser atendido em tempo hábil. Para realizar isso, é necessário que o estabelecimento possua fornos capazes de suprir a demanda de pedidos no menor tempo possível.

Nesse momento, cabe responder a pergunta “quantas pizzas eu preciso produzir em uma hora?”. A partir daí, será mais fácil definir qual forno é o ideal para suprir a demanda. Cabe dar a dica que os modelos elétricos costumam apresentar velocidade, o que é interessante para o sistema de entrega

forno elétrico para pizzaria

Custo inicial

No momento da escolha do modelo de forno, é importante conhecer seu orçamento. Os preços dos fornos variam de acordo com o seu tipo. Se você está começando um negócio, esse provavelmente será um tópico relevante na escolha.

Porém, leve sempre em conta que o barato pode sair caro e investir um pouco mais no início pode ser a chave de sucesso do seu negócio. Como é de se esperar, fornos a lenha são os mais caros se comparados aos demais, pois necessitam ser construídos.

Também é necessária a construção de um espaço adequado para o armazenamento da madeira, pois, caso fique exposta, pode atrair insetos ou perder a qualidade. Esses custos não existem nos fornos elétricos e a gás, pois eles já vêm prontos para o uso.

Além do que não costumam ocupar muito espaço. E como já falamos, a produtividade e controle superior da temperatura é o que faz com que os fornos elétricos sejam as opções mais viáveis para a sua pizzaria.

Custo com manutenção

Esse é outro custo importante, porém que passa despercebido por muitos. Depois da compra , é necessário a manutenção. Nesse processo, custos estão envolvidos e conhecê-los é importante para evitar frustrações no futuro.

Em um forno a lenha, por exemplo, existe a necessidade da compra de madeira para mantê-lo funcionando. Já nos outros modelos, os gastos serão com botijões de gás e sua rede, ou energia elétrica. Cabe ressaltar também que todos esses equipamentos precisam de tempos em tempos passar por reparos.

Por fim, clique aqui e veja também como ganhar praticidade e velocidade no atendimento em produção de pizzas. Continue conosco.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!