Livros de gastronomia: 6 sugestões para você

Prática • fev. 10, 2021

O segmento de gastronomia tem apresentado uma tendência de alta nos últimos anos e tende a permanecer em patamares cada vez mais elevados. A sofisticação de preparos precisa de muita técnica, conhecimento e habilidade. Para alcançar a qualificação necessária, uma das alternativas mais baratas e objetivas são os livros de gastronomia.

Um único livro pode incluir dezenas de receitas, dicas importantes e, principalmente, permite ao indivíduo ter acesso a muitas informações presentes nas mentes dos chefs mais renomados. Além de incluir informações relevantes, eles possuem imagens que retratam cada processo, assim como informações interessantes sobre a origem de certos alimentos e os pratos.

Se você quer melhorar suas habilidades por meio da experiência dos melhores chefs, continue a leitura e veja quais os melhores livros para os profissionais da gastronomia!

1. Le Cordon Bleu: Todas as técnicas culinárias

Obviamente, o primeiro livro da lista é proveniente de uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu.

Essa instituição, fundada em Paris no ano de 1895, já formou mais de 20 mil alunos em mais de 20 países diferentes. Por isso, tal livro é indispensável para uma formação básica sólida e para orientar o profissional dos preparos iniciais até os mais complexos.

Com um conteúdo distribuído em 352 páginas, o livro inclui mais de 800 segredos de preparação e de técnicas com o passo a passo, além de alternativas de receitas que incluam tais processos.

Todos eles trazem orientações para os profissionais que geram uma obra com mais de 2000 fotografias e ilustrações para levar o indivíduo do início ao fim de qualquer receita.

O livro é composto por toda a base da culinária francesa , passa por clássicos da gastronomia italiana e muitos segredos e técnicas da culinária oriental. Com todas essas aplicações em diversas áreas, esse é um dos melhores investimentos tanto para os jovens estudantes, quanto para os chefs mais experientes que desejam expandir seus conhecimentos.

2. Chef Profissional

Mais um livro proveniente de uma grande instituição de ensino em gastronomia. Dessa vez, o material foi desenvolvido pelo Instituto Americano de Culinária e distribuído pela editora Senac de São Paulo e possui uma estrutura com 1242 páginas.

Em muitas características, ele se assemelha ao da Le Cordon Bleu. Principalmente, por entregar um apanhado geral de técnicas que orientam, de modo completo, a formação de profissionais desse segmento. Além disso, traz uma vasta gama de assuntos que vão desde a análise do trabalho de um chef, até a forma como as pessoas preparam seus alimentos e os comem.

Além desse conteúdo geral, existem capítulos específicos sobre molhos, carnes, grãos, sopas e bolos. O que repassa uma ampla variedade de assuntos essenciais para essa área.

O livro apresenta, além de aspectos relacionados à técnica gastronômica, informações essenciais referentes à nutrição, segurança alimentar, equipamentos e uma coletânea com 640 receitas e suas variações.

3. 200 técnicas culinárias essenciais: Tudo passo a passo para você se tornar um mestre na cozinha

Este é um dos principais livros de gastronomia do grande chef Eric Treuille. Ele apresenta, de modo bem didático, as principais técnicas necessárias para se tornar um bom profissional na cozinha.

Distribuído em 256 páginas, o livro inclui várias técnicas de forno e fogão, estratégias para apresentação e montagem de pratos, além dos principais cortes e preparos dos alimentos.

Ele inclui diferentes assuntos, passando por muitas opções salgadas, doces, pães, frutos do mar, entre outros. Tudo é acompanhado por imagens ilustrativas que facilitam a compreensão de cada processo de preparo dos alimentos.

4. Facas e cortes. Técnicas Para Cortar, Trinchar, Picar e Filetar Legumes, Peixes, Carnes e Frutas

O principal instrumento de trabalho de um chef necessita de um livro exclusivo para explorar explicações sobre como cortar, picar, filetar, fatiar e trinchar.

Organizado pelos chefs Marcus Wareing, Lyn Hall, Charlie Trotter e Shaun Hill, esse conteúdo oferece orientações quanto às melhores escolhas de facas, quais as formas corretas para utilizá-las e como preparar cada tipo de alimento em suas particularidades.

Esse livro é adequado aos profissionais que desejam revisar suas técnicas por meio de um conteúdo rico e que compreende vários anos de aprendizagem dos autores. Ao todo são 224 páginas que contribuem para a formação e aprimoramento de qualquer chef.

5. O Grande Livro dos Ingredientes

Esse conteúdo, organizado pela equipe Publifolha, apresenta inúmeros ingredientes e as principais possibilidades de preparo com cada um. Por conta de sua vasta coletânea de informações, essa é uma leitura obrigatória para qualquer um que almeja o título de chef.

Contém mais de 2500 fotos de ingredientes provenientes de todas as partes do planeta, desde os ingredientes mais comuns, até os mais exóticos. Tal obra utiliza 544 páginas para apresentar variedades categorizadas por região e com espécies similares.

Além de dar dicas de como escolher as melhores opções e quais os procedimentos adotados para servir e conservar cada tipo de alimento, o qual inclui mais de 200 receitas exclusivas.

6. Misturando sabores: Receitas e harmonização de ervas e especiarias

A habilidade de temperar adequadamente os pratos pode ser um diferencial. Esse livro é ideal para entender quais as opções de combinações e quais especiarias utilizar para realçar. Ele aponta informações sobre 559 tipos de especiarias e as ervas mais comuns na culinária brasileira.

Cabe destacar que o livro apresenta receitas selecionadas, sobre ervas e temperos para enriquecer o sabor de alimentos doces e salgados.

Em síntese, bons livros de gastronomia são tão importantes, pois eles oferecem passe livre para os segredos das maiores cozinhas e dos melhores chefs de todo o mundo.

Com estas leituras, é possível enriquecer tanto a formação quanto a profissional e ampliar as técnicas dominadas. Para os que ambicionam o posto de chef, esse é o melhor e mais barato caminho até o cargo.

Por fim, veja nossas sugestões de 15 documentários sobre gastronomia e tambpém de livros de panificação. Continue no nosso Blog.

Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
mulher escolhendo comida pronta embalada no supermercado
Por Prática 05 abr., 2024
Seja na rotisseria ou no Grab and Go, oferecer comida pronta no supermercado é venda garantida! Veja dicas de sucesso neste artigo!
MAIS POSTS
Share by: