Ovos: conheça toda a versatilidade do ingrediente curinga da gastronomia

Ovos: conheça toda a versatilidade do ingrediente curinga da gastronomia

  • Home
  • Gastronomia
  • Ovos: conheça toda a versatilidade do ingrediente curinga da gastronomia
ovos

Os ovos são um ingrediente extremamente utilizado na gastronomia do Brasil e do mundo. Uma razão para esse fato é a de que esse alimento apresenta uma grande versatilidade proporcionada pela sua composição e por suas propriedades nutritivas.

Sobre o uso dos ovos na culinária podem surgir algumas dúvidas a respeito de como utilizá-los nas refeições. Além dos cuidados no manuseio e seu poder nutricional. Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você, profissional da área, tenha mais conhecimento sobre o assunto. Boa leitura!

Importância dos ovos para a gastronomia

Os ovos são um dos alimentos mais conhecidos do mundo e já eram consumidos desde o início da humanidade. Isso porque, eles têm características que saciam o corpo humano, além de serem um produto de fácil acesso e de boa armazenagem.

Assim, ao longo do tempo, a culinária e os modos de preparo das comidas foram evoluindo levando junto o ovo como uma peça chave que viabilizou a criação de inúmeras receitas. Vale destacar que, atualmente, os ovos são ainda mais acessíveis em relação à sua disponibilidade e por conta do preço, o que proporciona um bom custo-benefício.

Qual é o poder nutricional dos ovos?

Os ovos de galinha contam com diversas propriedades nutricionais, além de serem uma importante fonte de proteína. Por muito tempo, contudo, o ovo foi considerado um vilão para o nosso organismo, com a justificativa de que aumentava o colesterol.

Na verdade, os ovos reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam os índices de colesterol bom (HDL). Além disso, contam com outros benefícios como vitamina A, B6, C e D, e minerais como ferro, zinco, potássio e fósforo. Por essa razão e por ser riquíssimos em proteínas, eles são muito utilizados em dietas e por atletas que precisam consumir alimentos com baixas calorias.

Por fim, os ovos caipiras têm seus benefícios potencializados, já que eles são de galinhas criadas em um ambiente mais natural, com o consumo de alimentos naturais, contato com a luz solar e vivência em uma área mais ampla.

Conheça as principais funções dos ovos

Se já não bastassem as grandes vantagens que os ovos dão para o organismo humano, eles ainda contam com duas funções principais na culinária: podem atuar como espessantes e emulsificantes.

Os espessantes são substâncias que deixam consistência dos alimentos mais densa, sem alterar as suas propriedades. Um exemplo claro disso são os cremes e molhos. 

Já a função emulsificante do ovo é capaz de realizar a interação de dois líquidos que não se misturam, como água e óleo. A partir disso, é possível preparar  vários alimentos, como o sorvete e a maionese. 

Alimentos produzidos com os ovos

Existem inúmeros alimentos produzidos à base de ovos, como refeições que podem ser consumidas em qualquer horário do dia, seja em pratos doces ou salgados. Ou seja, eles são um produto essencial para qualquer restaurante, independentemente do cardápio oferecido. Veja alguns alimentos a seguir.

Omeletes, ovos fritos, cozidos ou mexidos

São pratos em que os ovos podem assumir o papel principal, principalmente durante o café da manhã, gerando uma fonte de energia e disposição para o restante do dia.

Panquecas, macarrões, pizzas e outras massas

Os ovos estão presentes nas massas tanto de pratos mais simples, como o macarrão, quanto de pratos mais sofisticados, que demandam um tempo de preparo maior, como pizzas e lasanhas.

Bolos, doces e outras sobremesas

Devido à composição do ovo, mais especificamente à clara, os alimentos adquirem a habilidade de absorver o ar no seu interior, aumentando o seu volume consideravelmente. Por isso, os bolos e as coberturas são produzidas naturalmente graças aos ovos, que estão presentes também em doces e outras sobremesas.

Cuidados fundamentais para manusear e armazenar os ovos

Para ter acesso aos benefícios do consumo do ovo, há vários cuidados que você deve tomar, desde o momento que ele sai da granja, até chegar ao seu destino final, já que esse é um alimento altamente frágil.

Alguns dos principais cuidados são:

Atenção na hora da compra

É importante estar atento no momento de realizar a compra dos ovos, para evitar adquirir o produto quebrado, causando prejuízos principalmente quando a aquisição é feita em grande escala. Além disso, eles também devem estar em um local limpo, fresco e arejado.

Embalagem adequada

A embalagem é um dos fatores decisivos na proteção de alimentos sensíveis como os ovos. Dessa forma, caso os ovos não estejam em uma caixa ideal, compre embalagens próprias para reforçar a integridade deles.

Armazenamento

A validade do ovo, se calculada desde a postura (o dia em que a galinha “bota”), pode ser de até 60 dias, desde que, esse esteja armazenado abaixo dos 4°C. Em temperatura ambiente, no entanto, esse tempo diminui para 30 dias.

Vale apontar que você não deve lavar os ovos para armazena-los, pois a casca pode perder sua proteção natural e ficará suscetível a contaminações com o ambiente externo. Se eles estiverem muito sujos, portanto, limpe-os com um pano úmido, mas sem esfregar com força ou aplicar outros produtos.

Manipulação

Antes de juntar o ovo aos demais ingredientes, quebre-os um por um em um recipiente isolado, para que, caso estejam estragados, não haja a perda da produção.

Conclusão

Os ovos estão presentes diariamente na mesa de milhões de pessoas em diversas comidas e tudo isso é possível graças a sua acessibilidade e versatilidade. Portanto, você pode utilizar esse alimento no seu negócio como uma ferramenta para produzir pratos variados, conquistar cada vez mais clientes e, consequentemente, aumentar os seus lucros

.Gostou das dicas? Confira também 5 dicas fundamentais para a produção de bolos perfeitos.

Tags:
Deixe um comentário