Pão australiano: tendência na padaria!

Prática • nov. 15, 2021

De sabor adocicado característico e que combina com o que sua criatividade mandar, o pão australiano é uma ótima opção, seja para montar um hambúrguer ou para utilizar em outros lanches. Ele foi popularizado no Brasil por uma famosa rede multinacional, que passou a oferecê-lo em seu cardápio e até como brinde adicionado a outros produtos.

Após isso, sua popularidade tem aumentado exponencialmente e ele se tornou uma porta para quem deseja inovar nos empreendimentos de alimentação. Por isso, preparamos esta postagem com informações e dicas para quem deseja trabalhar com esse produto.

Leia abaixo e acompanhe!

O que é o pão australiano?

Ele é considerado um tipo de pão doce, devido a seus ingredientes, e também integral, porque leva farinha integral e de centeio, que, quando somadas com cacau, açúcar mascavo e mel, dão coloração escura a sua massa.

Essa mistura inusitada faz com que ele seja saboroso, aromático e chame a atenção onde quer que esteja. Pela presença do cacau, ele faz sucesso com os apreciadores de chocolate.

  • Uma receita básica de pão australiano leva:
  • 20% de açúcar (mascavo e mel),
  • 5% de gordura (margarina);
  • 10% de chocolate ou cacau;
  • 1,8% de sal;
  • 50% de água;
  • 1% de fermento biológico;
  • Fubá para decorar.

Todos esses valores, claro, calculados sobre o peso somado das farinhas.

Lembrando que, para que um produto seja considerado integral, ele precisa atender à Resolução (RDC) 493/2021, que entra em vigor em abril de 2022 e estabelece que, para que o produto seja classificado dessa forma, ele precisa ter 30% de ingrediente integral.

Como essa receita leva ¼ de farinha integral e ¼ de farinha de centeio sobre a farinha de trigo, ela está bem acima dessa porcentagem.

Como fazer pão australiano?

Fazendo a massa

O uso de amassadeiras espirais profissionais faz toda a diferença na produção de pães em geral. Isso porque ela proporciona uma melhor homogeneização dos ingredientes e incorporação de água à farinha, o que implica em rendimento, além do “ponto-de-véu” ideal.

A água gelada, em temperatura entre 2°C e 5°C, também é essencial por estamos em um país de clima quente, o que evita que a massa fermente antes do esperado. Para utilizá-la com máxima precisão, é recomendado um resfriador de água com dosagem automática, que vai garantir sempre a quantidade e temperatura certe de água à receita.

Misture os ingredientes secos na amassadeira em baixa velocidade e, em seguida, acrescente a água aos poucos. Por último, coloque as gorduras e o sal e acione a velocidade alta para dar o ponto na massa.

Dividindo e fermentando

Divida, modele e passe os pães no fubá colocando-os de forma espaçada nas assadeiras, e leve à câmara de fermentação em modo quente e com umidade alta. Após fermentados, faça cortes decorativos à gosto nos pães australianos.

Forneando

Após fermentados, asse-os em forno lastro ou turbo a uma temperatura de 160°C e dê uma breve vaporização. O tempo variará de acordo com a gramatura, lembrando que, quanto maior o tamanho do pão, maior o tempo de forno. Por exemplo, para pães de 350 gramas, teremos aproximadamente de 18 a 20 minutos de forno.

Soluções para aprimorar a produtividade

Pré-misturas

Sabemos que a rotina da padaria pode ser intensa e, com o objetivo de facilitar a produção, o mercado oferece inúmeras pré-misturas que agilizam o processo. Essas são balanceadas, representam um bom custo-benefício e necessitam apenas de água e fermento na hora de amassar.

Pão australiano pré-assado

Como se trata de um pão com alto valor agregado e com vários ingredientes, uma das formas de se evitar tanto a perda do produto em si quanto de qualidade é investir no congelamento rápido.

Essa solução permite congelar o produto cru ou pré-assado e mantê-lo armazenado por até 30 dias congelado ou 5 dias resfriado, corretamente identificado e etiquetado. Por fim, pode-se fazer a finalização conforme a demanda, o que praticamente elimina as perdas.

Para fazê-lo, basta tirar o pão australiano do forno com 60% do tempo de assamento e levá-lo ao ultracongelador imediatamente. A temperatura baixa de -35°C do equipamento evita a formação de macro cristais de gelo e preserva a umidade dentro do produto, assim, ao finalizar, ele fica macio e perfeito. Alguns até vendem o produto congelado para o cliente finalizar em casa.

Sanduíches na padaria

Criar sanduíches especiais com os pães da própria padaria, sejam frescos ou pré-assados, é uma forma de agregar valor extra aos produtos e serviços da própria padaria, atraindo e cativando clientes.

Hambúrguer de carne ou frango, queijos, embutidos, frios e até alternativas vegetarianas ou saudáveis com molhos especiais são possibilidades a serem exploradas.

Outra sugestão é a de utilizar fornos de finalização rápida, que permitem aquecer o interior dos produtos, derreter e gratinar o queijo e ainda garantir uma textura crocante aos pães, já que estes equipamentos têm a tecnologia de ar quente em alta velocidade.

Aconselha-se fazer uma avaliação cuidadosa de preço, contemplando os custos e uma margem de lucro enquanto estabelece um preço que tenha boa aceitação e venda.

Entretanto, fique de olho também na divulgação, destacando bem o produto dentro da loja, fazendo uma boa comunicação visual no local e nos canais digitais, que fique fácil para que seus clientes identifiquem sua empresa, seu produto e como adquirí-lo.

Concluindo

Como você pôde ver, o pão australiano é uma tendência recente e que promete estar cada vez mais presente no mercado e no gosto dos clientes. Por isso, é ideal que você siga nossas dicas e analise a implementação dessa deliciosa opção no seu mix de produtos.

Finalmente, por falar em expandir seu mix, você já está preparado para o Natal? Nós podemos ajudar! Agora é hora de fazer panetone: invista nesse sucesso de vendas e aumente seus ganhos nesse fim de ano.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: