Um lanche rápido onde o pão crocante e aquela mortadela defumada bem fatiada em abundância, quem não se anima? Ganhando destaque na mídia com sua versão do Mercadão de São Paulo , o pão com mortadela, em sua simplicidade, pode se tornar uma estrela.
Quando seu ingrediente principal é fabricado dentro das normas de produção do Ministério da Agricultura e da Anvisa sejam obedecidas, e seu consumo com moderação, isto é, não contínuo, não oferece riscos à saúde, conforme especialistas.
Por outro lado, polêmicas à parte, ele é delicioso e acima de tudo, acessível e por isto, recheamos esta postagem com dicas de como aumentar as vendas de sua loja com este produto tão popular. Acompanhe e saboreie.
A mortadela tem um sabor marcante característico e pode concorrer com outros ingredientes. Contudo, além da versão simples, pode-se ter versões bem interessantes como:
Em primeiro lugar, as pessoas estão acostumadas a comprar o pão e os frios separadamente. Se o preço não for atrativo, elas vão acabar optando por fazer seu próprio sanduíche em casa e as vendas podem ficar comprometidas.
É bom pensar em três linhas: uma mais acessível, intermediária e premium. Ou seja, 3 linhas de produtos, para caber em qualquer faixa de poder aquisitivo. Um sanduíche bom, mas com valor elevado, pode acabar espantando clientes que comentarão negativamente sobre seu preço.
Os fabricantes deste produto têm em geral, uma sólida experiência de trade marketing e merchandising. É possível se ter custos menores na aquisição e outros, como guardanapos e embalagens. Até mesmo materiais de divulgação, que é comum que os fabricantes façam com a marca deles. Isto agrega ainda mais valor quando se trata de uma matéria prima de qualidade.
Outro ponto é a negociação. Se você conseguir um volume considerável, provavelmente terá um preço melhor também. Afinal, uma coisa é vender algumas dezenas de quilos por semana e a outra é vender centenas.
Aqui com certeza é onde temos as maiores oportunidades. A começar pelo próprio pão francês. Um pão fresco, bem assado, crocante, com boa coloração e aquele aroma e sabor inconfundíveis é o ideal para se fazer um bom pão com mortadela.
Seja na matéria-prima, processo, máquinas, treinamento ou novas tecnologias como a do pão congelado ou do pré-assado utilizando um ultracongelador , tudo é válido. Outra sugestão é utilizar outros tipos de pães como a baguete , ciabatta , italiano , australiano ou os de fermentação longa ou natural.
Aqui entra, espessura das fatias, quantidade em gramas, forma de montar o sanduíche e claro, velocidade no serviço assim como bom atendimento. Tudo deve estar alinhado para que seu cliente tenha sempre a mesma experiência positiva com seu produto e loja.
Estabelecer uma a ficha técnica como a ferramenta mais importante para manter essa padronização. Refazer treinamentos com a equipe periodicamente e alterações na estrutura e metodologia de preparo, são formas de manter seu produto competitivo no mercado.
O pão recém-saído do forno já é um belo chamariz e ainda cortado na hora e completo uma quantidade generosa de mortadela, é imbatível. Inegavelmente, ninguém quer comer um sanduíche feito com pão murcho, correto?
Para se ter pães quentes e frescos a todo momento, uma alternativa é o uso dos fornos de convecção e fornos vitrine. Estes são compactos e ideias para área de vendas e permitem assar produtos variados durante todo expediente.
Nada de grandes chapas para fazer a versão quente do pão com mortadela. Além do preparo nelas tomar tempo, ocupam área útil de atendimento, aquecem o ambiente e gastam gás ficando ligadas durante todo expediente.
Já pensou finalizar um sanduíche em 40 segundos? Isto já é realidade. Os fornos Speed Ovens são recomendados por serem compactos e fazem a finalização rápida de sanduíches e outros tipos diferentes de produtos da padaria. Com eles ganhamos tempo e qualidade
Certamente, a pior situação é você querer comer um sanduíche tranquilamente e não conseguir sequer se sentar. Veja possibilidade de se ter mesas e cadeiras em uma área coberta, com bom espaçamento entre si. Assim, as pessoas poderão desfrutar tranquilamente não só do seu pão com mortadela, mas também de todos os outros itens.
É bom lembrar que as pessoas se acostumaram com um certo distanciamento e também maior rigidez quanto a questão de limpeza e higienização dos ambientes. Mantenha-se atento.
Em suma, pode observar como o pão com mortadela pode se tornar uma oportunidade de inovação e negócios? No entanto, não adianta você ter um bom pão, mortadela, diferenciais, apresentação e serviço, se você não disser para seu cliente. Uma comunicação clara, com preço visível até do lado de fora da loja, estimula a compra e auxilia no cliente na tomada de decisão.
Aproveite também e continue aprendendo sobre como aproveitar os diferenciais da padaria frente aos fast foods. Continue a leitura.
O post Pão com mortadela: aumente o seu faturamento com ele apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT