Como aproveitar os diferenciais de atendimento da padaria frente ao fast food

  • Home
  • Panificação
  • Como aproveitar os diferenciais de atendimento da padaria frente ao fast food
Padaria frente ao fast food

As padarias são estabelecimentos tradicionais, que estão consolidados no Brasil há muito tempo, haja vista que milhões de pessoas frequentam diariamente esses locais para comprar aquele pão quentinho com um cafezinho.

Contudo, nos últimos anos houve um aumento exponencial do número de redes de fast food, que oferecem diversas opções de lanches. Esse fato fez com que várias padarias e lanchonetes tivessem concorrentes em mais quantidade e variedade que antes.

Mas isso realmente prejudica esses estabelecimentos? As padarias possuem diferenciais quando comparadas ao fast food? Quais são eles? Continue a leitura e saiba mais sobre a padaria frente ao fast food.

Padarias e lanchonetes

Antes do fenômeno fast food chegar ao nível que está hoje no mercado brasileiro, as padarias e lanchonetes tinham uma presença unânime no segmento de lanches. 

Apesar da perda de mercado, no entanto, ainda há pessoas que não deixam de frequentá-las, pois desfrutam de alguns benefícios delas frente ao fast food.

Assim, para recuperar seu público e focar na venda de lanches, a dica é trazer produtos personalizados e focar em um público amplo, atendendo com produtos mais acessíveis, feitos no próprio local, ou com outros de maior valor agregado.

A seguir, listamos algumas das vantagens competitivas das padarias frente aos fast foods, confira.

Lanches personalizados

Os lanches personalizados são uma grande vantagem oferecida por padarias e lanchonetes, visto que o cliente pode escolher tanto o pão a ser utilizado quanto o recheio e os acompanhamentos.

Ou seja, o consumidor pode selecionar na hora o que quiser comer com os ingredientes disponíveis.

Pães próprios

Uma das principais vantagens é que padaria produz seus próprios pães e proporciona experiências únicas, divulgando suas criações em vez de um produto industrializado igual em todos os lugares.

Além disso, o sanduíche pode acabar vendendo o pão, caso o cliente goste muito do que foi utilizado e queira comprar separadamente.

Ingredientes frescos

Esse é um diferencial que além de deixar o lanche mais saboroso, torna esse alimento mais saudável.

Sem dúvidas, o uso de ingredientes frescos caracteriza a padaria frente ao fast food. Um exemplo claro disso está nos sanduíches, nos quais podemos observar algumas diferenças:

Queijos

Na padaria, temos um queijo mais tradicional. Já nos fast foods, existem outros processos químicos envolvidos para conservar o queijo por mais tempo, o que provoca uma mudança no seu sabor.

Carnes

Um dos ingredientes fundamentais que definem a qualidade do lanche. 

Com isso, um armazenamento adequado e a seleção de um bom produto fazem a diferença.

Demais ingredientes

Verduras e legumes frescos trazem um sabor único em qualquer lanche e são mais utilizados por parte das padarias e lanchonetes, sem o uso de nenhum tipo de conservante.

Powered by Rock Convert

Variados tipos

Você pode fazer diversos tipos de sanduíches, inclusive veganos, além de opções naturais, com hambúrguer artesanal e pão integral.

Preparo na hora

O preparo na hora de servir o cliente é outra vantagem, uma vez que o consumidor pode acompanhar de perto o seu pedido, além de acrescentar ou retirar algo que não queira nele.

Atendimento personalizado e proximidade com o cliente

Por ser localizada em bairro e fazer parte do cotidiano das pessoas, a padaria torna-se um local de familiaridade, com um atendimento humano e personalizado.

Como recuperar o movimento em sua padaria?

Antes de tudo, é necessário reconhecer as possíveis causas da queda desse movimento. A partir disso, será mais fácil buscar soluções para ela.

Vale ressaltar que várias pessoas migram para o fast food por conta da praticidade e facilidade de realizar e receber os pedidos. Por conseguinte, as padarias podem adotar medidas para ter esse processo agilizado e, assim, atrair e fidelizar novos clientes. 

Veja algumas medidas:

  • atendimento com qualidade e agilidade;
  • treinamento da equipe;
  • investimento em tecnologia;
  • melhora na estrutura interna;
  • melhora na estrutura externa.

Você também pode agilizar o atendimento da padaria investindo em equipamentos e tecnologias. Um exemplo é o ultracongelador, um equipamento que congela ou resfria os pães e outros ingredientes, mantendo a qualidade original dos produtos. Desse modo, o cliente pode escolher o lanche e ele pode ser finalizado em seguida.

Outros equipamentos também são recomendados para possibilitar um atendimento e uma finalização mais ágil, tais como:

  • forno combinado;
  • speed ovens;
  • micro-ondas profissional;
  • vitrine quente ou fria;
  • dentre outros.

Sempre busque aparelhos de qualidade e avalie as necessidades da sua padaria. Além disso, também é importante treinar a equipe para utilizar os materiais de forma adequada, evitar o desperdício e promover um bom atendimento ao público.

Padaria frente ao fast food: essa é uma competição?

A resposta é: não! A padaria não precisa competir com a rede de fast food, pois cada uma tem seu próprio público-alvo e pode lucrar no mercado. Os frequentadores das padarias buscam lanches diferenciados, tradicionais ou mais naturais. Até mesmo o famoso sanduíche vendido no fast food pode ter uma versão distinta para ser vendido nas padarias.

De qualquer forma, é importante conhecer o perfil da clientela, bem como utilizar equipamentos personalizados para a cozinha de uma padaria.

A cozinha deve ser centralizada para agilizar o atendimento e a área de preparo deve ser focada no serviço prestado, ou seja, uma padaria não tem a mesma organização de uma rede de fast food, pois os processos de produção são diferentes.

Dicas finais

Por fim, confira algumas indicações para melhorar a visibilidade da sua padaria:

  • redes sociais ativas e atrativas;
  • delivery e atendimento virtual;
  • ambiente limpo e organizado;
  • identidade visual clara, tanto na internet, quanto no estabelecimento;
  • boas embalagens;
  • produtos variados, como pães, bolos, salgados, doces, tortas, biscoitos, lanches, cafés, sucos, sorvetes e chás.

Também cabe procurar bons fornecedores para que você ofereça ao público um alimento saboroso, além de ter cuidado com a produção, armazenamento e embalagem dos produtos.

Conclusão

Você viu neste post como aproveitar seus diferenciais para que a padaria faça frente ao fast food, mas um negócio não anula o outro. Sempre existirá pessoas para frequentarem ambos os estabelecimentos.

É importante planejar e investir com sabedoria no crescimento do seu comércio, pois somente assim você poderá atrair um público e transformá-lo em clientes fiéis. Portanto, procure oferecer um atendimento personalizado no seu empreendimento.

Agora que você já conheceu todas as possibilidades do negócio, confira também como o pão congelado pode otimizar os processos da padaria.

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Tags:
Blog Comments
Avatar

Ok muito bom
Artigo bem elaborado

Deixe um comentário