Qual o momento certo de investir em um Ultracongelador

Qual o momento certo de investir em um Ultracongelador

investir ultracongeladores

Um negócio bem-sucedido é composto por diferenciais, sejam eles simples ou mais elaborados, já que o que vai definir o resultado é a maneira que eles são aplicados. Assim, é importante sempre buscar por melhorias na produção da cozinha, na conservação dos alimentos e no atendimento prestado. E para isso, existem diversos equipamentos e soluções no mercado.

Um desses equipamentos são os ultracongeladores. Mas qual é o melhor momento para expandir a produção e investir em um ultracongelador? O que é e como funciona esse equipamento? Realmente vale a pena adquirir um?

Desenvolvemos este post para responder essas dúvidas e também para abordar outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!

Como funciona o congelamento convencional?

O congelador convencional congela de forma lenta, podendo demorar até 24 horas para congelar completamente um alimento que, por sua vez, seria congelado em poucas horas ou minutos em um ultracongelador.

Uma desvantagem que os congeladores comuns têm é em relação à integridade dos alimentos congelados, já que no congelamento lento dos alimentos os líquidos se transformam em grandes cristais de gelo. No descongelamento, esses cristais de gelo derretem e a umidade compromete negativamente as características de textura, sabor, aroma e aspecto. Em frituras, inclusive, é comum o alimento estourar por conta desses cristais.

O que é o ultracongelador e como funciona seu congelamento?

O ultracongelador é um equipamento altamente tecnológico que consegue congelar os alimentos de maneira rápida e eficiente. Além disso, ele congela as refeições mesmo que elas estejam ainda quentes, levando-as a até -18°C, o que economiza também o tempo de esperar o alimento esfriar.

Com esse congelamento rápido e controlado, em vez dos grandes cristais (macro cristais) são formados micro cristais de gelo, que quando derretem mantêm o líquido nos alimentos e, consequentemente, suas características originais. Outra vantagem é que a rápida queda de temperatura interrompe a atividade bacteriana, o que favorece a segurança de alimentos.

Vantagens de investir em um ultracongelador

Antes de definir quando comprar um ultracongelador, vamos explicar para você porque é importante ter esse equipamento no seu negócio. Investir em um ultracongelador proporciona vários diferenciais que podem ajudar a alavancar as vendas. Tais como:

Cumpre as normas de segurança

O ultracongelador interrompe a multiplicação das bactérias e das reações químicas que podem prejudicar a estrutura do alimento e fazer mal para o nosso organismo.

Preserva os nutrientes dos alimentos e dispensa o uso de conservantes

Há alguns nutrientes que são solúveis em água como a vitamina C e todas as demais vitaminas do complexo B. No congelamento comum, a água forma placas de gelo que se depositam fora do alimento e, posteriormente, são perdidas no descongelamento. Já nos ultracongeladores isso não acontece e os nutrientes dos alimentos permanecem neles durante todo o processo.

Traz economia para o seu negócio

O ultracongelamento permite que os alimentos possam permanecer armazenados por um longo período de tempo quando comparado ao congelamento convencional, o que minimiza desperdícios e gera mais rendimento e lucratividade.

É um diferencial

O ultracongelador assume um grande papel como diferencial competitivo, pois permite a alta produção de alimentos com qualidade

Aprimora a produção e a utilização da mão de obra

Produzindo antecipadamente e congelando com qualidade, é possível aproveitar melhor o espaço, o tempo de produção e a mão de obra, concentrando todos os esforços em um período específico da semana e deixando o restante do tempo apenas para finalizar e servir os alimentos.

Gera mais possibilidades de alimentos

Outra vantagem dos ultracongeladores é a possibilidade que você tem de aumentar o mix de alimentos oferecidos pelo seu estabelecimento. Já que é possível produzí-los em grande variedade para congelar.

Qual é o melhor momento para expandir a produção e investir em um ultracongelador?

Definir qual é o melhor momento para expandir a produção do seu estabelecimento e investir em um ultracongelador depende de alguns fatores para garantir que esse investimento possa proporcionar um excelente custo-benefício.

Para se adequar à demanda

O primeiro ponto a ser destacado é se o negócio está conseguindo atender à demanda, não apenas em quantidade, mas também na variedade e na qualidade dos produtos. Se seu cardápio recorrentemente tem falta de pratos ou se, no caso de uma padaria, os clientes estão sempre buscando por pães frescos ou opções diferentes, esse é o momento de investir em um ultracongelador para resolver os problemas.

Para auxiliar no estoque

Dependendo do tamanho do estabelecimento, será necessário um alto estoque de alimentos para atender a expectativa de consumo. Nessa situação, o ultracongelador pode mudar o jogo, permitindo trocar parte do estoque de ingredientes por um estoque de produtos prontos/semi-prontos congelados.

Para evitar desperdícios

Como já foi falado anteriormente, com a produção antecipada é possível produzir diversos produtos, em grandes quantidades, e estocá-los congelados. Com isso, esses alimentos ganham bastante tempo de validade e têm mais tempo para serem vendidos. O que evita o desperdício de preparar alimentos e, no fim do dia, ter que jogar o que não foi vendido fora.

Para auxiliar certos tipos de negócio

Em uma padaria ou no supermercado por exemplo, hoje em dia é imprescindível ter um ultracongelador para a produção antecipada de pães congelados e para oferecer toda a variedade que o consumidor busca nas padarias atualmente. O pão francês não basta, é preciso ter disponíveis diferentes tipos de pães, salgados, doces quentes e frios (sejam eles finos ou tradicionais).

Já na realidade de restaurantes e hotéis você pode utilizar o ultracongelador para congelar ou resfriar partes dos pratos e, assim, facilitar no momento que o cliente solicita determinado alimento, bastando finalizar as partes e realizar a montagem.

Por fim, as franquias também se beneficiam bastante dos ultracongeladores. Isso porque, com ele, além da já mencionada produção antecipada, também é possível centralizar a produção em um espaço maior e, dele, distribuir os alimentos congelados para as unidades da franquia, otimizando todo o processo de atendimento e de controle da qualidade.

Pontos de melhoria

Por fim, é importante entender quais são os pontos fracos do seu negócio e se você pode solucioná-los com um ultracongelador. Por exemplo, se você recebe reclamações frequentes de demora na entrega dos pedidos, ou sofre com desperdício e perda de insumos, o equipamento é muito indicado para trazer mais otimização e potencializar os resultados da empresa.

Entenda que decidir expandir a produção do seu empreendimento é uma opção que deve estar alinhada às demais estratégias de captação de clientes, aumentando ao máximo os seus lucros e a qualidade dos serviços oferecidos.

Conclusão

Os ultracongeladores trazem diversas vantagens em comparação aos congeladores comuns e também às produções comuns. Ele é uma grande solução para gerar mais produtividade, qualidade e segurança para o seu processo de produção, elevar seu potencial competitivo e aumentar seus ganhos.

Acha que chegou a hora de dar esse importante passo na sua produção? Acesse nosso site e confira os modelos de ultracongeladores da Prática!

Tags:
Deixe um comentário