Redes sociais: a importância do bom atendimento no perfil do restaurante

Redes Sociais: a importância do bom atendimento nos perfis de seu estabelecimento

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Redes Sociais: a importância do bom atendimento nos perfis de seu estabelecimento
redes sociais

O atendimento ao cliente via redes sociais não é só mais uma opção para os estabelecimentos, e sim essencial para se destacar perante a concorrência. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e as redes não servem mais apenas para postar mensagens e fotos, mas também para se relacionar com as empresas.

Ocorre dessa forma porque as redes sociais oferecem um canal dinâmico e ágil, que é exatamente o que o público consumidor busca atualmente.

Dessa forma, é de suma importância para os negócios o uso das redes sociais, principalmente aquelas acessadas pelo seu público-alvo. Mas, além disso, é preciso saber como se portar bem nesse espaço virtual, a fim de oferecer um bom atendimento aos seus clientes. 

Pensando nisso, neste post, vamos dar algumas dicas de como realizar um atendimento de excelência nas redes sociais. Vamos lá?

Dicas de como realizar atendimento ao cliente via redes sociais

Responda seus clientes rapidamente

Se o cliente tem uma dúvida, deseja uma informação ou realizou uma reclamação, ele espera ser atendido o mais rápido possível para obter o que deseja. Além disso, nos casos em que ele está realizando uma pesquisa de preços ou procurando produtos específicos com várias outras empresas, se você demorar, pode acabar perdendo o consumidor para a concorrência.

Portanto, sempre confira seus perfis nas redes sociais para não deixar vários comentários e mensagens se acumularem.

Seja simpático e disposto a ajudar o cliente

Não é porque o canal de atendimento é informal que você pode responder de qualquer maneira. É fundamental que, ao se comunicar, você seja muito simpático e mostre que está disposto a ajudar o potencial cliente.

Essa postura vai demonstrar que você se importa com o consumidor, deixando-o muito mais satisfeito e, consequentemente, fidelizando-o. Isso porque ele saberá que, se comprar com você, terá a oportunidade de dialogar diretamente e resolver qualquer questão que possa ocorrer.

Além disso, caso se trate de um comentário em postagem, ao respondê-lo de modo simpático e com disposição, você mostra para os demais consumidores o quanto se importa com a satisfação de seus clientes.

Resolva problemas no privado

Imagine o quão antiprofissional seria um diálogo de resolução de problemas em uma série de comentários de uma postagem? Você correria o risco de, até mesmo, expor informações confidenciais como endereços e números de pedidos.

Sendo assim, outra dica importante é resolver problemas no privado quando o cliente se manifestar via comentário em postagem pública. Responda o comentário avisando que vai entrar em contato no privado, para que os demais usuários vejam que você não o deixou sem resposta e para que o cliente se sinta mais confortável para conversar com você.

Atente-se à ortografia nas redes sociais

Mais uma dica importante é se atentar à escrita. Erros de ortografia e digitação podem passar uma imagem antiprofissional do seu estabelecimento.

Não estamos afirmando que você deva ser extremamente formal, mas sim que não cometa erros grotescos de escrita ou que possam deixar dúvidas quanto a sua resposta.

Modere o uso de áudios e emojis

Além da escrita, é importante evitar enviar áudios aos clientes, pois essa atitude também pode passar uma imagem antiprofissional e você pode, ainda, acabar se estendendo demais em uma resposta e fazer com que o cliente perca muito tempo para obter uma informação ou resolver um problema. 

Cabe destacar que nem sempre podemos escutar áudios, o que também pode atrasar ainda mais o atendimento.

Já no caso dos emojis, o uso deve ser feito com moderação e somente se fizer sentido com o tom de comunicação da marca.

Se o tom de voz for mais informal e descontraído, é aceitável utilizar emojis e até mesmo figurinhas na comunicação, mas cuidado para não exagerar e acabar atrapalhando a compreensão da mensagem.

Adapte-se à linguagem de seus clientes

Além da escrita, é preciso identificar a forma de linguagem do seu público-alvo, para que ele compreenda-o e se identifique com você e sua marca. Desse modo, una a boa escrita a uma linguagem próxima ao tom de voz do público.

Um restaurante fino e requintado, por exemplo, costuma ter um público formal. Nesses casos, o ideal é uma linguagem elegante e com vocabulário rebuscado. Já uma hamburgueria com uma pegada jovem permite uma linguagem mais coloquial e descontraída, aceitando até mesmo o uso de gírias.

Poste imagens de boa qualidade nas redes sociais

Nada como postar imagens dos produtos alimentícios que você comercializa e do processo por trás da produção. Mas, para que a estratégia dê certo, é preciso contar com imagens de boa qualidade, tanto para que os produtos sejam vistos com nitidez, quanto para mostrar que seu negócio atua de forma profissional e transparente.

O ideal é ter boas imagens postadas no perfil da empresa e também imagens para enviar no privado aos clientes que pedirem informações mais específicas sobre os produtos.

Peça por avaliações

Normalmente, os clientes insatisfeitos são aqueles que costumam avaliar o estabelecimento nas redes, enquanto os que gostaram acabam se mantendo escondidos.

O desafio, portanto, é estimular as avaliações dos clientes satisfeitos, para crescer a nota do seu restaurante nas redes e se destacar da concorrência.

Lide de forma profissional com as críticas

Críticas sempre podem ocorrer e não há mal nisso, desde que você saiba como se portar diante delas e esteja disposto a melhorar o seu negócio. Há críticas visivelmente construtivas enviadas por clientes com muita educação. No entanto, também há aquelas que chegam até mesmo a ofender.

Diante de qualquer uma delas, é importante ser simpático e se mostrar disposto a resolver a questão. O ideal é sempre pedir desculpas pelo inconveniente e, se o caso for grave, até mandar uma cortesia, explicando o que ocorreu e deixando claro que medidas serão tomadas para melhorar o ponto informado.

Quando implementar as mudanças, poste no perfil da empresa, para que os seguidores vejam que, de fato, você é profissional, sabe aceitar críticas e está disposto a melhorar ainda mais com elas.

Conte com o auxílio de softwares de gestão

Por fim, a dica é contar com softwares de gestão, de modo a integrar todos os seus canais de comunicação e automatizar algumas tarefas, otimizando todo o processo. Assim, você reúne em um único local todas as informações contidas em cada rede social, o que facilita o gerenciamento delas.

Concluindo

Nos dias de hoje, um bom atendimento nas redes sociais pode fazer toda a diferença na forma como sua empresa é vista no mercado. Por conta disso, é importante treinar bem o colaborador responsável por publicações e moderação nas redes, para evitar problemas e uma má reputação.

Com uma linguagem acessível, direta e cuidadosa, é possível utilizar as redes para atingir novos públicos e encantar seus futuros clientes.

Gostou das dicas? Então descubra também como utilizar os anúncios do Google para melhorar o seu marketing de delivery.

Tags:
Deixe um comentário