Como ter mais agilidade no atendimento ao cliente da padaria?

Powered by Rock Convert

Uma das principais características de todos os consumidores, de qualquer segmento e região, é a noção generalizada de urgência para finalizar sua compra com o mínimo de tempo. Isso também ocorre no setor de panificação, o que demonstra para o empreendedor a necessidade de investir em agilidade no atendimento.

Uma padaria com um trabalho competente e ágil é um ponto diferencial na experiência de compra do consumidor e pode melhorar consideravelmente o resultado de vendas. Além de poupar o tempo de espera, um atendimento rápido permite que o consumidor chegue em casa e desfrute, por exemplo, de um pão fresco e ainda quente.

Se você quer garantir um atendimento diferenciado e eficiente, continue a leitura e confira nossas dicas!

1. Mantenha a comunicação aberta

O primeiro passo para atender bem ao público é conhecer as suas necessidades, interesses e gostos. Para isso, a melhor forma de saber o que seu público espera é perguntar diretamente às pessoas que já consomem seus produtos.

Uma comunicação clara, aberta e franca é indispensável, tanto no atendimento presencial quanto no meio digital. No ambiente físico do seu negócio, você pode orientar os colaboradores a apresentar uma postura cordial e atenta. Isso contribui para que os clientes se sintam bem recebidos e melhora toda a experiência de consumo.

Já para o ambiente digital, você pode realizar pesquisas úteis para criação de novos produtos, mostrar o dia a dia da padaria, interagir com os clientes e pedir sugestões criativas para o cardápio. Isso produz mais engajamento e cria um relacionamento de longo prazo com sua audiência.

2. Aposte no cardápio digital

Um grande recurso de otimização do tempo de compra é o cardápio digital. Mesmo para pessoas que vão até à padaria para realizar a compra, uma versão digital do cardápio possibilita que os clientes confiram toda a cartela de produto, conheçam os preços e decidam pela compra antes mesmo de chegar até o seu negócio.

Para o cardápio online é importante manter alguns cuidados fundamentais para ele ser bem-sucedido. O primeiro ponto é utilizar fotos reais de sua produção na divulgação, pois a versão online já produz nas pessoas a expectativa quanto a aparência do item escolhido. Caso tenha uma grande diferença das imagens do cardápio para os produtos na vitrine, dificilmente o cliente retornará para uma nova compra.

Outro aspecto importante é a facilidade para encontrar o cardápio. A maioria dos consumidores não dispensa mais do que alguns segundos na busca por ele. Por conta disso, vale deixar tudo simples e prático, permitindo que o cliente tenha acesso a todos os produtos, seus ingredientes e preços com apenas um clique.

3. Ofereça rapidez no pagamento

Um sistema de pagamentos simples e seguro contribui para que muitos problemas sejam evitados. Aglomeração de pessoas, filas e ambiente lotado tendem a incomodar os clientes presentes e espantar novos consumidores.

Para evitar problemas assim, otimize os meios de pagamento com o uso de máquinas que aceitam várias bandeiras e recursos de pagamento por aproximação. Isso torna todo pagamento mais rápido e evita a formação de filas e diminui o tempo de espera de cada cliente.

4. Otimize o fluxo de trabalho

Apesar de a padaria não ter um horário delimitado para receber os clientes, como os restaurantes, há momentos de maior fluxo, como o período do fim da tarde. Isso faz com que as pessoas se acumulem, sendo necessário uma certa habilidade dos colaboradores para manter o ritmo de trabalho.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Para otimizar esse fluxo, vale organizar uma previsão de demanda que estime aproximadamente o consumo diário de cada item do cardápio. Assim, à medida que o estoque vai se reduzindo ao longo do dia, é importante informar a equipe de produção sobre quais produtos precisam de reposição.

Também vale investir um bom tempo direcionado para uma gestão eficiente de pessoas. Para isso, realize reuniões regulares para que cada colaborador possa apresentar as dificuldades de seu dia a dia e tenha espaço para o surgimento de soluções em cada etapa do trabalho, desde a produção até a venda para o consumidor final.

5. Treine a equipe

O treinamento da equipe ajuda a otimizar o atendimento e pode ser dividido em duas frentes: treinamento técnico para a equipe de produção e atendimento para os demais. O primeiro vai contribuir para que a produção profissional seja otimizada e não haja falta de produtos solicitados.

Já o segundo tipo de treinamento vai tratar da forma correta de abordar os clientes, como construir um relacionamento e conduzir a um atendimento mais humanizado e eficiente.

Nos treinamentos técnicos, vale optar por consultorias especializadas e cursos presenciais de qualidade, enquanto o treinamento para atendimento pode ser feito na modalidade online, reduzindo os custos e ampliando a flexibilidade de acompanhamento das aulas.

6. Aumente a capacidade de atendimento

Mesmo com colaboradores eficientes e treinados, muitas vezes o fluxo de clientes se torna tão intenso que demanda um aumento na capacidade de atendimento. Isso significa investir em mais espaço, mais colaboradores e novos postos de atendimento.

Ao avaliar a capacidade máxima de atendimento do seu espaço e da sua equipe, você pode determinar se deve buscar um novo público ou se já chegou no limite confortável de atendimento dos clientes que seu negócio já fidelizou.

Vale destacar a importância de preservar a qualidade do serviço e do atendimento. Essas duas variáveis dependem diretamente da infraestrutura disponível. Assim, é importante preservar o bem-estar dos clientes e também dos colaboradores, para evitar um ambiente lotado e caótico.

7. Peça um feedback para os clientes

A opinião dos clientes deve nortear todas as mudanças e melhorias implementadas em sua padaria. As redes sociais são uma excelente alternativa para construir esse diálogo e pedir feedback.

As mídias sociais também podem ser usadas para produzir mais engajamento com o público, realizar enquetes online e trazer a rotina da padaria para mais perto do público. Isso permite que você conheça as dificuldades e necessidades do seu público.

Se os seus clientes reclamam da falta de tempo para o preparo de refeições, por exemplo, você pode oferecer lanches como sanduíches prontos que substituem o almoço e podem ser facilmente levados para o trabalho.

Use esse canal para ouvir quaisquer reclamações, pedir sugestões, criar questionários online e conferir o que pode ser melhorado do ponto de vista dos consumidores. Assim, seu negócio desenvolve uma rotina com mais agilidade no atendimento e uma experiência de compra ainda mais completa para todos os clientes.

Viu como você pode tornar o atendimento do seu negócio ainda mais eficiente? Então continue sua leitura em nosso blog, confira nosso texto “Como oferecer um bom atendimento no delivery de padarias? “ e melhore ainda mais os seus resultados!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário