Speed Ovens na padaria: como utilizar estes fornos

Prática • mai. 22, 2023

Os Speed Ovens na padaria são uma solução que veio para auxiliar estes empreendimentos tradicionais a oferecer um melhor e mais rápido atendimento aos seus clientes com mais qualidade e variedade, além de auxiliar na redução de custos operacionais e desperdício.

Considerando que esses estabelecimentos são amplamente presentes em nosso país, com números expressivos, de acordo indicadores da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) , comparando ajneiro a maio de 2022 com o mesmo período de 2021, o crescimento nas vendas foi de 19,50%, com aumento do fluxo de clientes de 5,25% e de 9,25% no ticket médio.

De forma semelhante, as pessoas não abrem mão desses espaços, seja por necessidade, conveniência ou até mesmo por questões financeiras, para um café, um lanche rápido ou mesmo para refeições em sua rotina diária.

Por esta razão, preparamos algumas dicas de como implementar os Speed Ovens na padaria. Confira!

O serviço tradicional

O sistema de padaria hoje em dia é um local que oferece todos os tipos de serviço: seja para fazer refeições, um lanche rápido, tomar café da manhã ou comprar produtos de panificação e confeitaria e a implementação dos Speed Ovens ajudam a solucionar a demanda do mercado

É importante ter em mente como é o atendimento na maioria dos negócios do ramo de padarias. Além dos balcões, vitrines e gôndolas onde os clientes podem pedir e pegar pães e outros produtos, há também uma área destinada à lanchonete e cafeteria dentro da própria padaria.

Normalmente, essa área possui uma chapa grande para o preparo de sanduíches e outros lanches, bem como um expositor de salgados aquecido.

No entanto, as pessoas costumam aquecer os salgados em um micro-ondas doméstico, o que pode dificultar o atendimento e torná-lo mais demorado, já que o atendente precisa prepará-los na chapa. Além disso, esses preparos, são mais demorados e demandam maior atenção do operador, que deve ficar “de olho” nas produções da chapa a todo momento.

Esse formato de operação também entrega resultados inferiores ao cliente, sem contar na necessidade de descartar o produto que não foi vendido ao final do dia.

O que são os Speed Ovens?

Os Speed Ovens são fornos que permitem a finalização rápida de produtos utilizando micro-ondas, ar quente impingido e resistências infravermelhas. Eles são particularmente úteis em áreas como lanchonetes, cafeterias e balcões, permitindo que os produtos sejam aquecidos de maneira uniforme por dentro e por fora, resultando em um acabamento de melhor qualidade, especialmente quando comparados aos micro-ondas convencionais de uso doméstico.

Além disso, esses fornos ajudam a evitar desperdícios, pois permitem que os produtos sejam finalizados conforme a demanda, sem a necessidade de ficarem expostos por longos períodos de tempo.

Speed Ovens na padaria: quais os produtos podem ser feitos?

  • O famoso pão na chapa: em menos de 30 segundos nestes fornos
  • Salgados: aquecidos em tempo reduzido e com melhor acabamento
  • Sanduíches personalizados: com os próprios pães fabricados na padaria
  • Aperitivos: Bruschetta , pão de alho, torradas, breadsticks

Pizza na padaria

Em vez de instalar grandes fornos à lenha, gás ou utilizar os fornos da própria padaria, utilizar os Speed Ovens específicos para pizzas. Estes fazem outros produtos como mini pizzas, brotinhos, esfirras abertas e empanadas.

Speed Ovens na padaria: como implementar o sistema?

Libere espaço na frente de loja ou lanchonete

Em primeiro lugar, para implementar os Speed Ovens , é necessário criar espaço para receber mais clientes e para que estes se movimentem livremente na loja. Com eles, não há necessidade de utilizar diversos outros equipamentos, como chapa e micro-ondas. Por isso limpe o balcão, remova obstáculos, mobiliário, expositores, comodatos e produtos de terceiros. Dessa forma, conseguimos diminuir o tamanho do atendimento, disponibilizando mais lugares para clientes.

Crie mais espaço para os clientes

Em segundo lugar, para acomodar mais clientes, é possível instalar banquetas ao redor do balcão para que eles possam sentar e consumir os produtos assim que saírem do forno. Uma ideia interessante é usar mesas menores de dois lugares e bistrôs, que economizam espaço e proporcionam flexibilidade para atender clientes que estão sozinhos a trabalho, de passagem, com pressa ou casais.

Faça a programação de receitas no seu Speed Oven

Em terceiro lugar, para otimizar a utilização dos Speed Ovens, é importante realizar testes com os produtos e programar as receitas diretamente no equipamento. É possível agrupar as receitas por tipo, como “salgados pré-fritos”, “salgados assados”, “sanduíches”, etc. Desse modo, você consegue padronização e reduz necessidade de capacitar novas equipes. Seu operador só precisa acionar a opção correspondente no painel quando o cliente fizer o pedido.

Deixe tudo ao alcance

Para facilitar o atendimento dos clientes e otimizar o trabalho da equipe, é importante que todos os utensílios e ingredientes necessários para o preparo dos produtos estejam próximos da área de atendimento do forno. Isso inclui utensílios como pegadores, facas, pratos e talheres, além de pães, salgados, frios, condimentos, guardanapos e outros itens essenciais. Dessa forma, você evita que sua equipe precise sair da área de atendimento e se deslocar durante o preparo dos pedidos.

Treine seus colaboradores

Além de manter os ingredientes e utensílios ao alcance, é importante treinar seus colaboradores para que eles saibam como montar os produtos corretamente. Eles precisarão utilizar o forno de maneira adequada, acionando as receitas diretamente no painel. Durante o treinamento, é fundamental reforçar a importância de atender os clientes com rapidez e eficiência. Desde a coleta do pedido, montar e entregar o mais rápido possível para que o cliente possa desfrutar da melhor qualidade do produto.

Cuide das mesas externas

Deixe um dos colaboradores responsável pelo atendimento, limpeza e organização das mesas do lado de fora do balcão da lanchonete ou nas áreas de mesas para evitar que quem está atendendo precise se deslocar constantemente. Se não for possível manter alguém durante todo o dia, tente escalá-lo pelo menos nos horários de maior movimento.

Invista em ultracongelamento

Se você ainda não possui um ultracongelador , ele também é um recurso valioso para o serviço com os Speed Ovens na padaria. Neles, você pode ultracongelar salgados crus, pré-fritos e fritos, pré-assados e assados, além dos pães para os sanduíches. Sem contar as inúmeras outras aplicações que ele tem na panificação em geral e até mesmo na confeitaria.

Conclusão

Em resumo, os Speed Ovens na padaria representam mais do que simplesmente um equipamento. Eles são um conceito que envolve uma nova forma de atendimento com ênfase no atendimento direto ao cliente. Não basta apenas investir em um equipamento de qualidade e colocá-lo no balcão, é preciso utilizá-lo corretamente para garantir a melhor experiência ao cliente.

Só para ilustrar, as franquias de alimentação têm amplamente adotado este conceito, como mencionado em nossa postagem anterior. Por fim, nós convidamos você a continuar acompanhando nossas publicações para aprender mais sobre como pode aplicar essas tecnologias nas suas vendas.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: