Speed Ovens: o que são e por que investir em seu negócio?

Speed Ovens: o que são e por que investir em seu negócio?

speed ovens

Speed Ovens: o que são e por que investir em seu negócio?

Os Speed Ovens são fornos que possibilitam um atendimento veloz e com qualidade. Você já imaginou colocar alimentos pré-assados em um forno e poder servi-los aos seus clientes um minuto depois? Parece mentira, não é mesmo? Mas essa já é uma realidade dentro dos empreendimentos que trabalham com os mais modernos equipamentos do mercado.

Por isso, no post de hoje, vamos conhecer os detalhes desses equipamentos que vêm se destacando em todo o mundo. Acompanhe!

Explicando o conceito de Speed Ovens

O Speed Oven é um forno que utiliza micro-ondas e ar quente em alta velocidade para finalizar o produto de forma mais rápida do que um forno convencional. E isso sem comprometer o sabor e a aspecto.

Todo mundo já passou pela experiência de colocar um sanduíche ou um salgado para aquecer no micro-ondas e ter como resultado um produto descaracterizado e com aparência ruim, não é mesmo? Com os eles isso não ocorre, já que a presença do ar quente é capaz de conferir crocância e cor aos alimentos. E isso também vale se a ideia é gratinar!

Um detalhe importante: a tecnologia desse equipamento se aplica a produtos semiacabados. Ou seja, os produtos para os Speed Ovens devem estar pré-assados ou pré-fritos. Isso porque o objetivo é finalizar o assamento em um curto espaço de tempo, preservando toda a qualidade do alimento.

Quais são os principais benefícios desse equipamento?

Quando pensamos em gestão de cozinha, alguns dos assuntos abordados são economia de tempo no preparo dos produtos e redução de desperdício, certo? Mas, se a ideia é inovar, um bom começo é repensar procedimentos há muito tempo adotados.

Nas lanchonetes, é comum preparar os salgados e colocá-los na estufa. No entanto, em alguns casos, a qualidade do alimento já cai em poucas horas de exposição, e o cliente tem a nítida sensação de que os produtos não são frescos. Além disso, após 6 horas, por determinação da legislação, você deverá descartar o que não foi vendido.

Ao trabalhar com um Speed Oven, o gestor tem uma nova opção: em vez de ter uma estufa de salgados aquecidos, utilizar uma estufa com salgados resfriados.

Como a validade do produto resfriado é de até 5 dias, fica fácil finalizar rapidamente o alimento no Speed Oven, de acordo com a demanda. Isso reduz desperdício e garante produto de qualidade a qualquer hora. Assim, a coxinha fica crocante, o misto-quente sai dourado, a lasanha fica gratinada e o desperdício é zero!

No Speed Oven, os tempos de preparo são padronizados. Ou seja, o produto apresenta o mesmo aspecto, seja qual for o responsável por operar o equipamento.

E as receitas podem ser programadas e transferidas via cabo USB, o que garante o mesmo padrão em qualquer loja ou turno. Assim, não é necessário sequer que os responsáveis sejam altamente capacitados para a função.

E o que mais surpreende é o tempo de finalização dos alimentos. Veja alguns exemplos:

  • misto-quente — 40 segundos;
  • esfirra — 35 segundos;
  • empada — 40 segundos;
  • lasanha (300 g) — 1 minuto e 50 segundos.

Sem contar o padrão de qualidade obtido com esse tipo de finalização.

Como os Speed Ovens funcionam?

Esse moderno equipamento possui um sistema denominado “ventless”. Funciona assim: um conversor catalítico, ou seja, que é um filtro, capta gorduras as converte em vapor d´água e gás carbônico.

Outra vantagem é que não é mais necessário fazer uso de uma coifa, o que torna viável sua utilização até mesmo em lugares restritos, como em um quiosque de shopping, por exemplo.

Para qual tipo de empreendimento o Speed Oven é mais adequado?

A utilização dos Speed Ovens se dá em diversos segmentos. Cafeterias e lanchonetes, hotéis e bares que servem lanches rápidos, como nos serviços de quarto. O uso em padarias também é crescente, pois o ele pode substituir a chapa, sendo versátil.

Nos Estados Unidos já é comum o uso desse equipamento para finalização de pratos. E os norte-americanos utilizam esta tecnologia não só no balcão, como é mais usual no Brasil, mas também dentro da cozinha.

Como essa linha vem sendo adotada no Brasil?

Empresas de destaque já perceberam que os Speed Ovens auxiliam na manutenção de qualidade do produto e padronização.

No Brasil, eles vêm se popularizando. Eles chegaram por aqui em meados dos anos 2000 e a as grandes redes internacionais foram as primeiras a utilizá-los.

Logo depois, outras, que se instalaram no país em 2006, ajudaram a popularizar seu uso. Hoje, supermercados e postos de gasolina também trabalham com essa tecnologia nas áreas de cafeteria.

Como é a linha de Speed Ovens oferecida pela Prática?

A Prática oferece uma linha completa destes equipamentos com diferentes tamanhos e tecnologias de distribuição de micro-ondas, além da opção de variados painéis de comandos.

A fábrica comercializa desde equipamentos com painéis simples até os mais sofisticados, com funções diferenciadas em relação ao mercado. Um exemplo é a possibilidade de incluir instruções durante a execução da receita, para auxiliar o operador.

Os equipamentos também combinam com a frente de loja. Afinal, além de ser um item de alta performance, o forno também precisa valorizar o ambiente de vendas.

Conclusão

Como visto, o Speed Oven oferece uma tecnologia fundamental para o gestor que busca melhorar o tempo de atendimento ao cliente e entregar um produto que se destaca da concorrência. Então, está esperando o que para investir de maneira segura e adequada?

Se gostou do conteúdo, veja também como escolher o modelo ideal de Speed oven para seu estabelecimento e conheça o conceito de Dark Kitchen, uma cozinha dedicada ao delivery! Continue a leitura.

Tags:
Blog Comments

Como posso fazer teste nos produtos que produzo?

Olá Rodrigo tudo joia? Entre em contato com nosso Canal Chef para agendar o teste 😀 11 2526-1200 ou canalchef@praticabr.com

eu posso combinar este aparelho com a técnica de sousvide? depois de retirar um prato do ultracongelador feito na tecnica sousvide eu posso regenerá-lo neste equipamento ou seria melhor em outro. Frutos do mar e molusculos podem ser pre-cozidos e colocados aí para finalização ou aquecimento dos pratos prontos?

Olá Fernando tudo joia? Sim, você pode combinar a técnica sousvide com o forno de finalização! Os frutos do mar e moluscos também podem ser finalizados nesses modelos 😀
Realize um orçamento conosco sem compromisso! 🙂 http://www.praticabr.com/quero-orcamento.php

Qual a diferença entre forno Copa Express e forno Rocket Express?

Olá, tudo joia? Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou nos envie uma mensagem no Whatsapp (35) 3449-1213. Aguardamos seu retorno =)

Deixe um comentário

error: Content is protected !!