Technicook System: quais os diferenciais dessa linha de produtos?

Prática • jun. 15, 2020

Fazer receitas diferentes e aumentar a  produtividade da cozinha são alguns dos desafios de todo empresário do setor alimentício. Pensando nisso, a Prática desenvolveu o Technicook System (TSi) — um sistema capaz de aumentar a versatilidade e o desempenho do negócio.

Os fornos que utilizam essa tecnologia podem proporcionar uma economia de gás e energia elétrica de até 60%. Além disso, o consumo de óleo pode diminuir 90% e é possível cozinhar 20 kg de vegetais usando menos de 4 litros de água. Além, é claro, dos 25 meses de garantia oferecidos pela Prática.

Se você ficou interessado, continue a leitura do texto, pois a seguir vamos apresentar mais detalhadamente o TSi e todas as vantagens de contar com o sistema que vai mudar a forma de produção do seu food service. Boa leitura!

O que é Technicook System?

Essa tecnologia de  forno combinado da Prática é considerada a mais moderna do Brasil. Também conhecida como Central de Cocção Inteligente, ela impõe calor aos alimentos e consegue deixá-los com coloração, sabor e cheiro mais atraentes para o consumidor.

Dessa forma, o chef pode dar comandos para cozinhar, assar, grelhar, fritar, desidratar, conservar e regenerar os alimentos sem estresse, aumentando a economia do estabelecimento e produzindo alimentos com mais segurança e perfeição. Tudo isso graças à placa eletrônica de comando inteligente.

Por causa das múltiplas opções de cocção, o TSi deixa as operações da cozinha flexíveis e permite que os profissionais dediquem mais tempo à elaboração de receitas originais e complexas. Assim, fica muito mais fácil elaborar um  mix de produtos ideais e surpreender os clientes.

Por que adotar essa linha de produtos?

Os fornos TSi são preparados para grelhar com excelência por meio da opção Turbo Grill (exclusiva da Prática), que pode atingir a temperatura de 300ºC. Os alimentos são preparados sem o risco da falta de padrão, e a sonda mede a temperatura interna do alimento, para auxiliar que o grelhado fique no ponto desejado — mal passado, ao ponto ou bem passado.

Com o foco na sustentabilidade e na redução de desperdício, os fornos combinados da linha TSi também contam com o sistema Eco Power, que aproveita a temperatura da câmara para auxiliar no aquecimento da água e na promoção do vapor, deixando a cocção mais eficiente e diminuindo o consumo de energia.

O que caracteriza os produtos da linha Technicook System TSi?

Além do acabamento diferenciado, com cantos arredondados, esguicho acoplado e porta com vidro duplo, o display digital com Touch Screen torna a navegação muito fácil e intuitiva. Confira a seguir outros diferenciais da linha TSi.

Cocção múltipla

Com a opção de escolher diferentes métodos de cocção, o chef pode processar vários tipos de alimentos, cada um com seu tempo e características específicas. Ao escolher uma receita, a inteligência do TSi irá indicar quais outras podem ser realizadas simultaneamente, cada uma com seu tempo individual.

Funções customizadas

A função “Minhas receitas” permite gravar até 1 mil receitas com até 10 passos cada. E todos os detalhes como tempo de cocção, temperatura ideal e método podem ser incluídos na programação.

Além disso, para as receitas mais utilizadas o processo é facilitado. Com dois toques, o cozinheiro ativa a função “Meu forno” e acessa as últimas configurações. O TSi também possui a função “Banho Maria”, que permite manter seus alimentos aquecidos, dentro dos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) , por até 6 horas.

Configuração da turbina

Outra grande vantagem é contar com um sistema que trabalha com 5 velocidades diferentes nas turbinas ciclo térmicas, que ajudam no cozimento do alimento, fazendo a circulação uniforme do calor. O sistema de rotação invertido de turbinas é outro diferencial, pois a uniformidade do processo fica garantida, principalmente nos preparos mais demorados.

Disposição das cubas

Outro detalhe importante e que deve ser levado em consideração no momento de escolher uma tecnologia é a disposição das gastronorms (GNs) — recipientes de padrão internacional para a preparação de alimentos.

Nos fornos Prática, eles são sempre utilizados na horizontal. Essa configuração facilita não apenas a visualização completa da carga, mas também a necessidade de movimentação de produtos quando em cocção.

Higienização inteligente

Outro ponto essencial e fundamental para os operadores é a questão da limpeza. O sistema TSi conta com higienização inteligente e automática, que identifica a sujidade e indica a melhor opção de limpeza. Isso garante uma maior vida útil ao equipamento e contribui para a produtividade da equipe.

Ao selecionar o nível de higienização desejado, o operador pode sair, pois o forno se desligará sozinho e, ao retornar no dia seguinte, o equipamento estará limpo e pronto para mais um dia. Além disso, esta operação está ainda mais fácil utilizando pastilhas desengordurantes e descalcificantes.

Cocção noturna

Esse recurso é uma boa forma de economizar com mão de obra, já que essa tecnologia permite que o equipamento funcione sem supervisão humana. É ótimo para produzir grandes volumes de assados, por exemplo, que podem levar horas para ficar pronto, impactando na produtividade da equipe.

Quais são os produtos da linha Technicook System TSi?

Os fornos combinados da Prática têm seu próprio sistema operacional, o que otimiza os processos com um simples toque. Assim, você reduz os gastos e fica à frente dos concorrentes.

Atualmente, são disponibilizados dois tipos de fornos na linha TSi, os quais se diferem apenas quanto à capacidade e dimensão:

  • TSi6   — mais compacto, consegue atender até 6 GNs de uma vez;
  • TSi10  — maior, com capacidade de 10 GNs;
  • TSi20 — com capacidade de 20 GNs;
  • TSi40 — o maior da categoria, com capacidade de 40 GNs.

O baixo custo gerado durante os processos de fabricação são facilmente perceptíveis. E, quando o empresário coloca isso na ponta do lápis, percebe que pode pagar o investimento em menos de 12 meses, dependendo do tamanho da operação.

Como você viu, contar com os fornos combinados da linha Technicook System é a maneira mais inteligente e otimizada de conduzir a produção no seu food service. Ao adotar essa tecnologia, a economia obtida vai desde a mão de obra até a redução da perda de matéria-prima, já que observa-se um rendimento muito maior (no caso das carnes, de até 40%).

Por fim, se gostou do conteúdo e que expandir seus conhecimentos, veja mais sobre as gastronorms com as funções de cada uma e a importância do uso de acessórios profissionais. Continue a leitura.

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: