Dezembro é o mês das comidas natalinas, entre elas está o panetone salgado. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar como maior fornecedor de panetones da América Latina, segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados).
Apesar de o panetone tradicional ter o sabor mais adocicado com frutas cristalizadas ou pedaços de chocolate, há também o panetone salgado. Segundo reportagem do Gazeta do Povo , a iguaria começou na Itália e possui duas versões de panetone salgado: salato e gastronômico. Veja os principais motivos para começar a fabricar panetone salgado hoje mesmo!
O brasileiro conhece muito mais a versão do panetone doce do que a do panetone salgado. Mas o que muita gente ainda não sabe é que a versão salgada é também deliciosa. Por isso, vale a pena investir na receita que conquista quem não é muito fã de doce.
A massa pode receber um toque muito agradável de sabor com ingredientes como bacon, calabresa e queijos.
A versão italiana, conhecida como panetone salato, é feita com uma massa doce e sem recheio, com cobertura de queijo parmesão ou padano. De qualquer forma, a pessoa pode abusar da criatividade e dar um toque muito pessoal a esse alimento tradicional. Azeitonas e linguiça calabresa são muito bem-vindas para enriquecer o sabor diferenciado.
Já a outra versão italiana, chamada de panetone gastronômico, é mais parecida com um bolo que pode ser recheado. Primeiramente, o panetone é assado para ser recheado após esfriamento. Uma boa sugestão é colocar queijo mascarpone em suas fatias e servir.
O panetone salgado agrada àqueles que gostam de novidades e também preferem saborear o tradicional pão natalino fora da sobremesa. A receita recebe ingredientes como peito de frango, queijo e presunto, calabresa, além de temperos como cheiro verde e tomate seco.
Assim, a Panetteria Palhano obteve muito êxito em Londrina, Paraná. Por lá, a receita já foi para as prateleiras há mais de 15 anos. O sabor diferenciado deu tão certo que logo os clientes começaram a pedir para consumir durante todo o ano. A massa é fofinha e muito bem recheada com os ingredientes citados acima. Tem também o recheio de torresmo e todas levam cobertura de parmesão.
Já outras marcas tradicionais começaram a lançar a versão salgada no mercado em 2018, com ingredientes como provolone, presunto, queijo parmesão e orégano.
Os panetones são produtos que exigem um espaço amplo na produção. Mas, para não perder a qualidade na maciez da massa, é preciso ter agilidade no processo de assar.
O que mais agrada o paladar do cliente que gosta de panetones é também a umidade do produto. Por outro lado, os panetones ressecados são pouco apreciados. Sendo assim, nada melhor que escolher câmaras de fermentação controlada , que farão a fermentação preservando a umidade do produto.
A grande vantagem de controlar a fermentação é poder sincronizar o forno com o movimento de pedidos. Assim, é possível acelerar o processo para assar a massa à medida que o pedido seja maior naquele período. Com esse controle em mãos, a umidade se mantém, já que é indispensável para garantir a qualidade do produto.
O panetone salgado pode ser feito com recheios diversos. Além de ser uma opção diferenciada para levar para festas, a iguaria pode virar um item para presentear.
O panetone salgado pode ser um sucesso no seu estabelecimento. Siga essas dicas e venda em grande escala. Gostou do post? Como aumentar o faturamento do seu negócio no fim do ano.
O post Panetone salgado: descubra como produzir para aumentar as vendas no fim do ano apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT