Treinamento para equipes de cozinha industrial: como fazer?

Treinamento para equipes de cozinha industrial: como fazer?

treinamento

Treinamento para equipes de cozinha industrial: como fazer?

Um bom treinamento é um investimento em capacitação e desenvolvimento que grandes organizações e empresas não abrem mão. Com inúmeras possibilidades e  benefícios, eles contribuem para alinhar sua equipe e atingir melhores resultados e objetivos.

Da mesma forma, no ramo da alimentação não é diferente. Seja sobre um forno combinado, Speed Oven, outro equipamento ou mesmo procedimentos operacionais padrões (POP’s) ou para atender requisitos de legislação e vigilância sanitária, ele é essencial.

Mas, como fazer? Preparamos algumas dicas para você organizar algumas horas dedicadas à sua equipe. Leia o texto abaixo e acompanhe.

Reserve um dia exclusivo para treinamento

Em primeiro lugar, a rotina diária de uma cozinha profissional e industrial é intensa. Portanto, torna-se complexo fazer um treinamento em plena operação. É comum que fabricantes façam um treinamento com novos equipamentos nestas circunstâncias. Todavia, o aproveitamento é reduzido. Por esta razão, é recomendável agendar um dia exclusivo para fazê-lo e com todos prestando bem atenção.

Caso isto não seja possível, que o treinamento ocorra então, fora de horário de maior movimento e que as pessoas estejam disponíveis e que a coordenação e gerência também participem ativamente. Como a rotatividade de funcionários (turnover) ainda é uma constante, os gestores devem assumir o papel “multiplicadores de conhecimento” para novos colaboradores.

“Tire” os colaboradores do ambiente da cozinha

Em segundo lugar, esta é uma prática comum em treinamentos organizacionais de todo tipo e nível. Uma boa ideia é reservar uma sala de treinamento ou mesmo de reunião para um treinamento teórico, na própria empresa ou em outro local. Algumas empresas alugam até salas em hotéis para estes fins. Caso não consiga com todos, divida em turmas, dias e horários diferentes.

Depois da teoria, a prática

Em terceiro lugar, após uma explanação teórica, é importante que todos “coloquem a mão na massa”. Este é o momento de voltar para a cozinha. Só para ilustrar, no caso de um treinamento de forno combinado, todos precisam estar diante dele, vê-lo ligado, operar e entender os painéis e recursos. Caso seja possível, prepare alguns alimentos durante o procedimento e permita que todos realizem alguma função.

Equipamentos vieram para ajudar

Existe um medo natural das pessoas diante de novas tecnologias. Contudo é importante tranquilizar seus colaboradores que estes vieram para ajudar e não “tomarem seu lugar”. Com evoluções, é comum que atividades manuais sejam substituídas pela automação, mas definitivamente, o que não falta é trabalho na cozinha.

Conscientize da importância do treinamento

Conhecimento nunca é demais. Mesmo para quem já está há muito tempo no ramo e tem muita experiência, é bom sempre relembrar e aprender coisas novas. Seja sobre um forno ou qualquer outro equipamento novo, novas exigências da legislação e procedimentos, é absolutamente necessário conscientizar sua equipe da importância de se fazer treinamentos com frequência.

Chame os fornecedores de equipamentos

Alguns fabricantes de equipamentos oferecem treinamentos no local quando da aquisição e instalação. Para quem já tem equipamento instalado, as empresas costumam cobrar pelo serviço, assim como deslocamento e despesas do profissional. Se sua empresa tem contato direto com fabricante, também pode convidar alguém da empresa para falar um pouco para sua equipe.

Busque treinamento nos espaços dos fabricantes

Muitos fabricantes possuem filiais, concessionárias e espaços parceiros com equipamentos em funcionamento, onde clientes podem fazer treinamentos, ver demonstrações e também testes. Entre em contato com eles, faça agendamento no site nos locais mais próximos de você e sua equipe e leve-os para conhecer novas tecnologias e soluções.

Convide também outros consultores e profissionais

Nesta ocasião, aproveite para trazer outros consultores e profissionais para fazer treinamentos sobre outros temas. Se eles tiverem dúvidas em algum ponto, é uma oportunidade para preparar algo. Um bate-papo, uma palestra, vídeos, uma roda de debate, dinâmicas e trabalhos em grupo e até uma competição sobre um assunto. Se você conta com profissional de nutrição, ele é o primeiro canal nesse sentido.

Prepare um material do treinamento

Pode ser algo simples, uma apostila impressa em preto e branco e encadernada com todo material escrito do treinamento. Isto é ajuda porque serve de referência para consulta posterior e pode também conter exercícios de fixação e espaços para anotações.

Faça avaliações

Uma pequena avaliação para verificar o quanto foi absorvido também é válida. Ela ajuda a ver em quais pontos sua equipe ainda ficou com dúvidas ou não teve um bom aproveitamento. Dessa forma, você consegue “realimentar” o processo, repetindo os pontos críticos ou planejando treinamentos futuros.

Treinamento online

Se acaso sua equipe tem dificuldades de se reunir ou se deslocar, vale a pena optar pela versão online. Os últimos anos ajudaram muito na adoção e desenvolvimento da aprendizagem à distância e as pessoas já estão bem acostumadas. Alguns fabricantes de equipamentos podem até fazer treinamentos via vídeo e plataformas. Vale a pena consultá-los.

Conclusão

Em síntese, todo tipo de treinamento é útil e pode ser uma ocasião para repassar pontos e prioridades. Aproveite para levar o propóstio, missão, visão e principalmente, os valores da sua empresa para sua equipe.

Extendendo o treinamento além do uso e aplicação de equipamentos, uma palavra da liderança é oportuna. Faça a abertura, o encerramento ou mesmo dedique uma palestra específica.

Por fim, continue a leitura e veja como ganhar produtividade na cozinha industrial com a tecnologia. Fique conosco.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!