Venda de salgados: garanta a qualidade com os Speed Ovens

Prática • jan. 18, 2023

A venda de salgados é com certeza um excelente mercado. Eles fazem parte da cultura brasileira, sendo muitos deles únicos, como a famosa “coxinha”, entre tantos tão queridos do público. Seja no café ou lanche fora das refeições para quem não tem tempo, ou mesmo como uma experiência gastronômica em si.

Todavia, sua comercialização apresenta algumas dificuldades e as reclamações são rotina, quando não nos atentamos para a qualidade do produto e como o servimos. Por esta razão, tecnologias como as dos Speed Ovens surgem para auxiliar você a vender muito mais e melhor, estes produtos.

Leia o texto abaixo e fique por dentro do assunto.

Dificuldades da venda de salgados tradicional

Todos nós conhecemos o modelo mais comum de venda que é a venda de salgados em grandes expositores aquecidos. Entretanto, alguns aspectos influem negativamente como veremos a seguir:

  1. Comprometimento da qualidade: a longa exposição faz com que o produto perca características desejáveis como textura, aroma e sabor.
  2. Dificuldade em manter a temperatura interna: mesmo em expositores aquecidos, a temperatura no interior do produto não é mantida.
  3. Serviços e produtos despadronizados: uma hora salgado é servido quente, outra frio, mesmo com uso de micro-ondas doméstico.
  4. Descarte: os produtos não vendidos dentro do prazo estabelecido pela vigilância são descartados causando prejuízos.
  5. Contaminação: o tempo e a abertura constante da porta do expositor pode promover a contaminação.
  6. Segurança: mesmo respeitando os prazos ainda há risco de que o produto sofra degradação, prejudicando a saúde do consumidor.
  7. Alto investimento: o tamanho das virtrines expositoras encarece a montagem do negócio.
  8. Gasto energético: vitrines ligadas durante todo expediente, aumentam a conta de energia ao fim do mês, especialmente nos grandes empreendimentos com muitos e grandes expositores aquecidos.
  9. Ocupação de espaço: expositores ocupam espaço essencial na área de venda dificultanto instalação.
  10. Perda de área de acolhimento para clientes: grandes expositores, podem comprometer acolhimento de clientes (balcão e banquetas).
  11. Reclamações dos clientes: seja por produto frio e qualidade comprometida.
  12. Necessidade e custos de treinamento: no caso de redes, um profissional se desloca para outro estabelecimento para treinamento.
  13. Uso de micro-ondas doméstico: baixa potência do equipamento não garante aquecimento interno do salgado e produto com textura alterada. Tempo de vida útil do equipamento é reduzido.
  14. Tempo de espera do cliente: há espera do cliente para aquecer o salgado em micro-ondas.
  15. Custo manutenção micro-ondas: o uso de equipamentos domésticos que se quebram facilmente (porta, prato giratório e painel).

O que são os Speed Ovens?

São fornos para finalização ultrarrápida de produtos tanto na frente de loja quanta na cozinha e que utilizam a tecnologia de micro-ondas, ar quente em alta velocidade e resistência infravermelho. Eles são altamente indicados para venda de salgados como veremos a seguir:

Vantagens da adoção dos Speed Ovens na venda de salgados

  1. Qualidade: finalizado corretamente na hora de servir, o produto apresenta todas características desejáveis.
  2. Temperatura interna garantida: graças ao uso das micro-ondas, ar quente impingido e resistências infravermelhas que quando programadas corretamente, aquecem até o núcleo do produto.
  3. Padronização dos produtos e serviço: graças ao uso da programação de receitas nos painéis dos fornos.
  4. Redução do desperdício: produto fica mantido resfriado de 0°C a 5°C até a finalização.
  5. Risco reduzido de contaminação: produto mantido em geladeira de 0°C a 5°C até a finalização, reduz riscos de contaminação.
  6. Produto mais seguro: você mantem ele resfriado e finaliza somente na hora de servir.
  7. Investimento menor em exposição: poderá utilizar somente um expositor pequeno e resfriado (0°C a 5°C) para visualização do produto.
  8. Economia de energia: especialmente nos grandes empreendimentos, poupa-se com aquecimento de vitrines expositoras.
  9. Mais espaço livre na loja.
  10. Maior área para acomodação dos clientes: no lugar de expositores, balcões e banquetas.
  11. Satisfação do cliente: produto quente por dentro e por fora, com textura, sabor e aromas.
  12. Padronização remota: via Wi-fi em plataforma remota dos fornos compatíveis.
  13. Velocidade do atendimento

Como implementar o sistema de Speed Ovens

Escolha o Speed Oven

Em primeiro lugar, conheça cada tipo. Existem vários modelos conforme perfil, demanda e características da loja. Há modelos com menor largura e que cabem em balcões de profundidade também menor ou modelos com câmara interna maior para quem precisa finalizar mais unidades por operação.

Armazenagem fria e/ou congelada

Em segundo lugar, você precisará de um local para armazenar os salgados resfriados e as opções podem ser um refrigerador, balcões internos de operação refrigerados inox, ou mesmo o próprio expositor frio. Se sua loja depende da entrega de salgados congelados, precisará também de armazenagem -18°C (freezer ou câmara congelada).

Programação das receitas

Em terceiro lugar, defina o padrão para cada produto: temperatura interna, acabamento e aspecto e programe as receitas de cada um deles conforme estas especificações utilizando os recursos de micro-ondas, ar quente impingido e resistências infravermelhas.

Padronização em cadeia

Se acaso sua loja for apenas uma de uma rede, poderá utilizar a plataforma “em nuvem” (online ) para acessar todos os Speed Ovens compatíveis via Wi-fi. Com isso você irá atualizar todas as receitas conforme padrão de sua marca. Este alinhamento pode ser feito também via USB.

Quais tipos de salgados e apresentações

  • Salgados pré-assados ou pré-fritos: utilize os Speed Ovens para aquecer o interior e dar acabamento externo, escolhendo os níveis de ar quente impingido ou da parte inferior do produto com as resistência infravermelho.
  • Salgados prontos: utilize os Speed Ovens somente para aquecer.

Para ganhar velocidade no atendimento, utilize os produtos pré-prontos (pré-assados e pré-fritos) e resfriados nos Speed Ovens, mas nada impede que trabalhe com congelados também.

Conclusão

Em síntese, a venda de salgados pode estar presente em todos os locais onde se necessite de um lanche rápido ou até dos estabelecimentos gourmets e, com apoio dos Speed Ovens você ganha inúmeros benefícios tanto para seu negócio quanto clientes.

Por fim, veja nossa postagem sobre como escolher o melhor modelo ideal para seu empreendimento. Continue a leitura.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: