C-MAX: solução ideal para quem busca produtividade na cozinha!

  • Home
  • Gastronomia
  • C-MAX: solução ideal para quem busca produtividade na cozinha!

C-MAX é a última palavra em fornos combinados. Para quem não conhece, esse tipo de equipamento é o sonho de qualquer chef, padeiro ou dono de restaurante, padaria, lanchonete ou bar. Afinal, os fornos combinados são capazes de assar, grelhar, gratinar, aquecer e fritar.

Nesses equipamentos de altíssima tecnologia, toda a configuração de preparo é feita de forma automática, desde ponto de cocção, tempo de preparo e ajuste de temperatura até a umidade e o grau de cozimento (do mais clarinho ao mais tostado).

Achou incrível? O melhor ainda está por vir: o C-MAX é capaz de trabalhar com vários alimentos de densidades e características distintas ao mesmo tempo. E toda essa “mágica” se dá por meio de consumo de energia em níveis muito mais baixos do que em um forno comum.

Gostou? Então continue a leitura e saiba mais sobre o equipamento que não pode faltar em sua cozinha!

Como funcionam os fornos combinados? O que eles podem fazer?

Os fornos combinados têm esse nome porque combinam ar quente seco com vapor.  A escolha do aquecimento ideal, dosagem de temperatura, tempo e umidade é definida por um computador interno ao equipamento, que é munido de dados sobre os detalhes do alimento, a partir de sensores espalhados pela câmara de cocção.

Mas um forno combinado C-MAX vai muito além disso.

Apenas para citar algumas situações práticas de uso, ao alcançar até 260°C de temperatura nesse equipamento, o cozinheiro passa a contar com a possibilidade de, por exemplo, grelhar mais de 80 porções de carne sem a necessidade de supervisão contínua. Isso pode ser feito a cada 15 minutos e com mínimas chances de acidente de trabalho, já que o contato com o alimento durante o ciclo de preparo é muito menor, em virtude do automatismo.

Com um C-MAX, sua equipe pode também cozinhar mais de 20 kg de vegetais variados, apenas com a ação do vapor, em menos de 1 hora. Isso, é claro, sem ter que encher as grandes e tradicionais panelas de água, caldeiras ou basculantes. Também não há a necessidade de esperar ferver água para então iniciar o processo (fato que aumenta as possibilidades de acidentes e torna sua cozinha mais lenta).

Mas o ponto alto desses equipamentos está em sua capacidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

É que, para as produções de pequenos volumes, as quais não ocupam a carga total do equipamento, o C-MAX consegue preparar itens de diferentes características. É possível, por exemplo, cozinhar arroz, pudim, vegetais e ovos ao mesmo tempo, apenas retirando cada item dentro do parâmetro da receita e do ponto desejado (o produto oferece a possibilidade de padronização de até 500 receitas).

Por que sua cozinha não pode abrir mão desse tipo de tecnologia?

Uma cozinha deve ser ágil, atuar de forma sincronizada e, principalmente, evitar os erros. Basta servir uma carne fora do ponto para que seu cliente jamais retorne ao estabelecimento e ainda faça propaganda negativa, pelos mais diversos canais.

O mesmo vale para a demora na entrega dos pratos. Definitivamente, você precisa de excelência em fornos combinados para competir em um segmento de hipercompetitividade.

O C-MAX dispõe de funcionalidades exclusivas, bastante úteis no combate à imperfeição em sua área de produção. Destaca-se aqui a função Dumper, a qual deixa ainda mais eficiente a extração de umidade da câmara, resultando em muito mais crocância nas frituras e acabamento preciso nos grelhados.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Outra virtude é a sonda multipontos, recurso implementado para melhor controle dos pontos exatos de cocção. Com isso, o profissional define precisamente a temperatura desejada no núcleo do alimento e, assim, fica liberado para fazer outras atividades, até que o forno soe o alarme e avise que a preparação está no ponto.

O C-MAX também permite o assamento de pães, pizzas, bolos e até a desidratação de produtos, como a famosa batata-doce chips. Tudo de forma simples e intuitiva, dado que todo o projeto de concepção dessa máquina teve como foco a criação de um equipamento robusto e moderno, mas também de fácil uso e higienização.

Para cozinhas que trabalham com técnicas mais avançadas (Sous Vide, Cook & Chill e Lean Kitchen Process), o C-MAX é perfeito. Pode-se utilizar a função não apenas para cozinhar, mas também regenerar, recuperando suas preparações na medida exata para manter suas características sensoriais dentro dos melhores padrões de aceitação.

Quais as vantagens de ter um forno combinado C-MAX?

Muitos chefes de cozinha industrial costumam dizer que a mais importante função dos fornos combinados é ajudar o empresário do setor gastronômico a ganhar mais dinheiro com seu estabelecimento.

Dessa forma, entre as vantagens desse equipamento moderno de cocção, destacam-se:

  • velocidade de cozimento;
  • manutenção das características nutricionais dos alimentos;
  • melhor aproveitamento dos ingredientes;
  • redução de custos energéticos;
  • permanência do que se chama tecnicamente de “estado de arte das propriedades organolépticas” do produto, ou seja: textura, brilho e sabor que impressionam até mesmo os paladares mais exigentes.

Isso sem falar da diminuição drástica dos custos com óleo, azeite e água.

A higienização fácil é outro ponto forte desse forno combinado. Afinal, as cozinhas com áreas cada vez menores precisam focar em atividades que realmente agregam valor ao cliente, como elaboração de receitas e uso de técnicas adequadas.

Quais são as questões econômicas a serem consideradas?

Imagine que você tenha a possibilidade de cozinhar, com apenas 4 litros de água/hora, mais de 20 kg de produto no vapor, ou mesmo fazer mais de 10 kg de batata frita com zero óleo? Ou que tal cozinhar 300 ovos em 30 minutos e fritar 80 frangos à milanesa em 20 minutos (considerando tempos de carga e descarga)? Ou o que acharia, por fim, de ganhar até 70% no rendimento de um assamento de lagarto, por exemplo?

O C-MAX conta ainda com o Sistema Steampower, que concilia responsabilidade socioambiental e eficiência produtiva. Nesse sistema, a própria temperatura da câmara auxilia no aquecimento da água e na promoção do vapor de forma mais eficiente, reduzindo, assim, o consumo de energia para a geração de vapor.

Somando todas as economias de energia, mão de obra, óleo, rendimento, produtos de limpeza, entre outros, não é de se espantar que toda essa redução faça com que o equipamento “se pague” em menos de 12 meses.

Os modelos C-MAX disponíveis no mercado são os de 6, 10, 20 e 40 gns, podendo ser a gás ou elétrico. Cada empresário escolhe o melhor perfil de fornos combinados dentro de sua necessidade.

Essa revolução em sua cozinha é proporcionada pela Prática, maior especialista em equipamentos de última geração para restaurantes, bares, lanchonetes e padarias no Brasil. São mais de 17 anos ajudando milhares de estabelecimentos a produzir alimentos de excelência, sem desperdício e com melhor gestão de custos. Tudo por meio da melhor tecnologia utilizada no mundo.

Você, inclusive, pode levar toda essa modernidade à sua cozinha trocando seu forno antigo por um C-MAX. Entre agora em contato conosco e descubra como um equipamento de ponta como esse está ao alcance de sua cozinha! Aguardamos seu contato!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar
Responder

Adriana Aparecida Leme Barbosa

Gostaria de fazer um curso como conseguir

Prática

Olá Adriana, tudo bem? Infelizmente não ministramos cursos =/

Deixe um comentário