blog Prática

Pão artesanal: 5 vantagens de incorporá-lo na sua padaria!

Prática • 23 de outubro de 2019
Uma pessoa está polvilhando farinha sobre uma bola de massa.

Está pensando em oferecer pão artesanal em sua padaria? Esse produto, que tem história milenar e é a base de todas as receitas mais modernas de pães, nunca esteve tão em alta. Sua principal característica é a fermentação natural da massa.

Por meio desse processo, os pães são fabricados sem muitos produtos industrializados altamente processados, que vão contra as tendências de mercado de produtos naturais e mais saudáveis. Na fermentação natural, o crescimento da massa se dá de forma lenta, proporcionando um resultado com mais qualidade e um sabor diferenciado.

Quer saber se vale a pena investir nesse tipo de produto em sua padaria? Confira estas 6 vantagens!

1. Produtos integrais ricos em fibras

Primeiramente, a busca por uma alimentação saudável tem sido uma preocupação cada vez maior na população. Entre os fatores que chamam mais a atenção nas principais dietas está um controle mais rigoroso dos alimentos ingeridos associados a problemas graves, como diabetes e obesidade.

Por sua vez, a tendência pelo uso da fermentação natural e produção de pães diferenciados, tem uma abordagem diferente com receitas incluindo grãos integrais e seu maior teor de fibras, o que promove saciedade além de fornecer nutrientes importantes.

2. Livre de aditivos

Em segundo lugar, uma das características mais importantes do pão artesanal é o uso de ingredientes naturais em sua composição. Além da fermentação sem o auxílio de aditivos artificiais, as receitas dispensam produtos como corantes e conservantes, de forma a garantir um resultado mais rústico, que lembra os pães feitos em casa.

A ausência desses compostos artificiais nas produções artesanais torna as massas mais saudáveis, evitando o consumo de substâncias nocivas à saúde ao longo do tempo, como por exemplo, os altos teores de sódio, associados à hipertensão e outros problemas.

3. Qualidade nutricional superior

Esse ponto positivo tem como base os ingredientes naturais utilizados nas receitas, os quais agregam um valor nutricional bastante superior, se comparados aos produtos que visam “imitá-los”. Afinal, um sabor “idêntico ao natural” de uma fruta, não é igual ao sabor da própria fruta.

Além do sabor, muitos componentes industrializados visam auxiliar na textura ou na conservação dos pães por mais tempo, contudo a fermentação realizada de forma natural supre todas essas necessidades apenas com ingredientes naturais.

Adicionalmente, as variações das receitas de pães artesanais estimulam a criatividade, no que diz respeito à combinação de sabores e texturas. É bastante comum ver padarias que criam massas com adição de grãos e também de vegetais, como cenoura e a beterraba, criando versões coloridas, enriquecidas e atrativas.

4. Características preservadas

O tempo de conservação de um pão tradicional em uma padaria, seja ele do tipo francês ou doce, é de poucas horas. Após esse tempo, esses  tipos de pães perdem a maciez e a casca crocante. Tanto é que, ao encerrar o expediente de cada dia, as unidades que não são vendidas não podem voltar à prateleira. Por esta razão, estes pães de alto valor agregado são perfeitos para a produção que utiliza o ultracongelador como aliado, o que possibilita utilizar somente o que será vendido no dia, fresco e com perda zero.

No caso dos pães artesanais, as características se mantêm por mais dias na casa do cliente. O processo natural de fermentação proporciona maior durabilidade por causa da preparação mais lenta da massa, que tem tempo suficiente para se estabilizar antes de ser assada.

5. Atendimento a um público diferenciado

Ademais, é visível o grande número de perfis de consumidores aos quais essa categoria de produto pode ser bem aceita, como:

  • diabéticos;
  • pessoas que buscam emagrecer;
  • vegetarianos e veganos (várias receitas são ricas em proteína vegetal);
  • pessoas que buscam alimentação saudável.

Contudo cada um desses públicos têm exigências específicas, portanto, é preciso ter um cuidado especial para atendê-los de forma adequada. A vantagem desse processo de produção de pães é que ele permite uma variação imensa nas receitas.

Da mesma forma, você pode criar pães ricos em proteínas, em determinada vitamina ou até mesmo sem algum elemento. Os produtos ainda podem ganhar nomes criativos, que ressaltem suas propriedades nutricionais e os benefícios à saúde. 

Em síntese, a produção do pão artesanal demanda tempo e paciência, mas existem equipamentos que podem auxiliar em algumas etapas do processo, sem prejudicar o resultado. É o caso das câmaras de fermentação , que possuem controle de temperatura e de tempo. 

Share by: