Alimentação Hipoalergênica: confira os cuidados

Prática • jun. 01, 2022

Você sabia que existe um tipo de alimentação que precisa ser levado em consideração nos negócios alimentícios e vai muito além do “sem glúten” e “sem lactose”? Estamos falando sobre a alimentação hipoalergênica, uma tendência que vale a pena ficar de olho.

Neste post, você vai saber como e quais grupos de alimentos podem ser substituídos, quais as formas de armazená-los, alternativas para não precisar acondicioná-los, cuidado na preparação dos pedidos, além de outros aspectos relacionados ao assunto. Boa leitura!

O que é alimentação hipoalergênica?

São considerados alimentos hipoalergênicos aqueles que não têm ingredientes potencialmente alergênicos, de forma direta ou indireta, em sua composição. Isso significa que os cuidados tomados tanto na preparação quanto na manipulação dos pratos prontos devem ser prioridade para os estabelecimentos que desejam oferecer essa opção.

Muitos alimentos são considerados hipoalergênicos e servem como opções para a criação de novas refeições no cardápio ou adaptação do que já é servido. Veja alguns deles, por exemplo:

  • a maioria das hortaliças, frutas e verduras;
  • a grande maioria dos grãos, como arroz e feijão;
  • proteínas como um todo, como frango, peixe, carne bovina e suína;
  • azeite de oliva;
  • óleo de girassol;
  • temperos naturais.

Por que preparar alimentos hipoalergênicos?

A principal razão para investir em preparações hipoalergênicas é ampliar o cardápio para atender um maior número de pessoas. Mas se esta não era uma preocupação em particular antes, por que preocupar-se com isso agora?

A resposta para essa pergunta está no fato de que, em termos de saúde pública, a alergia alimentar tem sido apontada como um motivo de preocupação e atinge crianças, jovens e adultos.

Destacam-se dentre os alimentos potenciais causadores de alergia:

  • frutos do mar;
  • castanhas;
  • amendoim;
  • lactose e proteína do leite;
  • trigo;
  • soja;
  • ovos.

Esses são os que mais se destacam, embora mais de 100 alimentos possam compor a lista de potencialmente alergênicos em pessoas sensíveis. Os efeitos das alergias alimentares vão desde vermelhidão na pele, mal-estar, inchaço, dificuldade respiratória e até mesmo casos extremos, como o choque anafilático.

Como adicionar a alimentação hipoalergênica nos negócios?

Para incluir pratos hipoalergênicos no cardápio, convém realizar algumas adequações, conforme indicaremos a seguir.

Contaminação cruzada

Como a ideia é incluir, e não excluir, o que você já oferece aos clientes, o primeiro passo é planejar, preferencialmente com a ajuda de um profissional da área de nutrição. Com isso, é possível checar o que você pode adaptar dos pratos já existentes.

Uma vez feito o planejamento, é preciso evitar a contaminação cruzada, algo que acontece quando alimentos hipoalergênicos são manipulados com os potencialmente alergênicos. Dessa forma, para impedir que ocorra esse tipo de contaminação, o espaço físico, os equipamentos e os utensílios devem ser utilizados de forma exclusiva, bem como deve-se evitar que os mesmos profissionais manipulem as duas categorias de alimentos.

Origem dos alimentos

Todo o cuidado na contaminação cruzada será desperdiçado se não houver atenção e critério na escolha dos fornecedores dos alimentos. É necessário, portanto, garantir que eles também sigam as mesmas normas de segurança e controle de qualidade que você vai adotar no local de manipulação dos pratos.

Visitar os fornecedores pessoalmente para entender a dinâmica de manipulação, armazenamento e entregas deve fazer parte da estratégia de controle de qualidade, pois, como visto, uma reação alérgica pode ser irreversível para quem consome o produto.

Higienização das peças e local de manipulação e armazenamento

Alguns produtos de limpeza contém glúten e outros alergênicos na fórmula, por isso, é preciso treinar os profissionais para dar atenção a todos os detalhes, não somente ao preparo.

Outro ponto importante está relacionado ao uniforme dos profissionais, que deve ser utilizado apenas no ambiente de manipulação, a fim de evitar o transporte de alimentos alergênicos nos tecidos.

Embalagens e entregas

Para evitar a contaminação externa, é preciso lacrar bem as embalagens. Além disso, o meio de transporte deve conter todos os cuidados necessários para que a embalagem da refeição chegue até o cliente de forma íntegra.

Muito além do “sem glúten” e “sem lactose”

Atualmente, existem empresas que estão dedicadas a contribuir com esse tipo de solução alimentícia. É o caso da Mandala Comidas Especiais, que aposta em refeições de diversas modalidades, como refeições, sopas, lanches, salgadinhos, pães e doces.

Com esses exemplos, vemos que é possível adaptar os alimentos de consumo cotidiano para opções hipoalergênicas.

Substituindo os alimentos

  • temperos prontos e saborizantes podem ser substituídos por condimentos frescos e naturais;
  • óleo de soja, por óleo de girassol;
  • lácteos e derivados, por leite de coco, leite de arroz, entre outros;
  • sobremesas feitas com farinha de trigo podem ser substituídas por farinha de arroz, fécula de batata, entre outros.

No mais, tomadas as precauções de contaminação cruzada, como visto no tópico relativo ao tema, você pode utilizar a maioria dos hortifrútis na produção de um menu hipoalergênico, dando possibilidade para adaptações dos mais diversos pratos em cores, sabores e texturas.

Armazenamento

Para os cuidados de armazenamento, vale a mesma regra apontada nos demais itens. Todo o cuidado para que haja um espaço exclusivo e com embalagens bem lacradas. Para armazenar pratos prontos, especialmente para os estabelecimentos que estão iniciando e testando essa nova categoria de alimentação, vale investir na técnica de ultracongelamento.

Dessa forma, além de eliminar a necessidade de utilizar conservantes, mantêm-se a integridade dos nutrientes, o aspecto, a cor e a forma dos alimentos. Com isso, também é possível garantir a segurança alimentar, já que o risco de contaminação é baixíssimo com o processo.

Conclusão

Neste post, mostramos que a alimentação hipoalergênica é uma forma de atrair mais consumidores para os negócios alimentícios e que adotar um menu hipoalergênico exige algumas adaptações que visam a saúde e a segurança dos clientes.

Quer entender melhor como funciona o ultracongelamento e como ele pode ser um aliado nessa nova demanda? Então c onfira nosso artigo sobre a aplicação do ultracongelamento na gastronomia.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: