Como inovar ao oferecer cafés especiais em seu restaurante?

Powered by Rock Convert

O café é uma bebida que faz parte da história do Brasil. Seu consumo diário é rotina de grande parte da população: uma pesquisa recente mostrou que o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a água.

Dentro de um mercado tão grande, porém, existe um nicho composto por consumidores mais exigentes: os amantes de cafés especiais.

Além de ser uma das principais tendências do food service, o uso de grãos selecionados e preparados por meio de processos diferenciados agrega valor ao produto, gerando uma boa oportunidade de destacar um estabelecimento de seus concorrentes.

Por isso, veja, neste artigo, como oferecer cafés especiais de forma inovadora em seu restaurante e atraia uma nova clientela!

Qual é a diferença entre os tipos de cafés?

Antes de falar sobre os cafés especiais, é importante explicar como funciona a classificação da bebida. O índice de Qualidade Global (QG), utilizado no mundo todo, classifica as bebidas de acordo com seu aroma, amargor e qualidade dos grãos utilizados.

Profissionais especializados fazem a prova e determinam o QG do café, que pode variar de 0 a 10, sendo 10 a nota do café da melhor qualidade possível.

Conforme a variação do QG, os cafés são classificados em 3 tipos, como explicamos a seguir.

Café tradicional

O café tradicional é o que consumimos em nosso dia a dia. Esse tipo tem um custo de produção mais baixo, o que o torna mais acessível à população. Sua nota QG varia entre 4,5 e 5,9.

Café superior

O café superior é uma bebida de qualidade intermediária, que passa por processos diferenciados desde a coleta dos grãos até o seu preparo final. Essa variedade contempla produtos um pouco mais caros, mas também mais saborosos, com nota QG variando entre 6 e 7,2.

Café gourmet

O café gourmet é o mais especial dos 3 tipos. Ele tem um processo de produção ainda mais rigoroso, desde a plantação, passando pela colheita e seleção dos grãos, até a torrefação, que é feita de forma controlada. Em alguns casos, é possível notar sabores adocicados e frutados nesse tipo de café. Apenas bebidas com QG acima de 7,3 recebem essa classificação.

Como oferecer cafés especiais pode aumentar os lucros de seu restaurante?

O café é um dos elementos ofertados gratuitamente em muitos restaurantes, principalmente na saída do horário de almoço. Diante disso, é comum surgirem dúvidas sobre a lucratividade de oferecer cafés especiais.

Nesse sentido, alguns elementos ajudam a compreender as vantagens de incluir o produto no cardápio. Confira!

Alto valor agregado

Os consumidores de café especiais não estão em busca de um simples cafezinho. São clientes mais exigentes, dispostos a pagar por uma experiência melhor ao saborear a bebida. São pessoas que sabem muito bem a diferença existente entre os tipos de café e valorizam isso.

Variedade de ofertas

Existe uma grande variedade de marcas e níveis de qualidade de café. Isso faz com que haja muitas opções de bebidas a serem oferecidas aos clientes. Entre elas, podem estar os preparos tradicionais, como o coado, expresso e prensado, e receitas incrementadas com outros ingredientes, criando novos sabores e apresentações.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Harmonização com produtos já oferecidos

O café combina com muitos alimentos, principalmente aqueles servidos em pequenos lanches. A bebida pode ser utilizada para alavancar a venda desse tipo de produto em horários de menor movimento, como o meio da tarde. É mais um forma de aumentar a lucratividade nos períodos mais ociosos do estabelecimento.

Como montar um cardápio de cafés?

Para atrair o público e ter uma boa venda de cafés especiais, é fundamental montar um cardápio de qualidade. No entanto, para isso, vale prestar atenção a questões como as listadas a seguir.

Entenda seu cliente

O primeiro passo é compreender quem são as pessoas que frequentam o seu restaurante. É importante saber até quanto elas estão dispostas a pagar por um café diferenciado e quais sabores mais as atraem.

A melhor forma de fazer isso é aplicando uma pesquisa. Pergunte diretamente aos seus clientes o quanto eles conhecem de cafés especiais e o quanto eles valorizam uma experiência mais completa e agradável em detrimento do preço um pouco mais alto.

Proporcione uma experiência diferenciada

Na hora de pensar nas receitas de bebidas que serão incluídas no cardápio, lembre-se de explorar elementos do marketing sensorial. Crie um ambiente mais receptivo para a degustação do café, pense nos detalhes das combinações de cheiro e sabores, faça a finalização da bebida na frente do cliente.

Cada um desses detalhes melhora a experiência do consumidor, que cria uma percepção ainda maior de valor e se torna disposto a pagar mais por isso.

Inspire-se em outras tendências do food service

Os café especiais não são as únicas tendências que estão atraindo novos tipos de consumidores. Por isso, é interessante conhecer outros exemplos e se inspirar neles para criar uma identidade mais conectada à realidade atual.

Um bom exemplo são as comidas em bowls. O grande diferencial desse tipo de alimentação está na forma como elas são servidas, em tigelas individuais e práticas.

Outro exemplo que vale a pena conhecer é da hamburgueria gourmet. Nesse caso, o público-alvo é composto por pessoas que gostam de lanches mais casuais, mas não abrem mão da qualidade e do sabor natural.

Já na alimentação plant based, outra grande tendência do momento, o foco é a alimentação à base de plantas, ideal para agradar o público vegetariano e vegano.

Cada tendência atende a uma necessidade diferente do público. No entanto, existe algo em comum: todos buscamos uma alimentação mais saudável, natural e prática, que ajude a lidar com a rotina corrida, sem abrir mão do prazer e da qualidade.

Em relação ao café, pode-se dizer que, embora a bebida seja encontrada em muitos estabelecimentos pelo país, a forma como ela é vendida é que traz a diferenciação para o negócio.

Portanto, para destacar o seu negócio dos demais, aposte nos cafés especiais, transformando o ato de tomar um cafezinho em uma experiência inovadora para seus clientes. O sucesso dessa empreitada está nos detalhes.

Gostou de aprender um pouco mais sobre inovação em food service? Então, acompanhe nossas redes sociais para estar sempre atualizado! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário