Hamburgueria gourmet: saiba como apostar nessa ideia!

Entre as principais tendências no food service atualmente, a hamburgueria gourmet merece uma atenção especial. O preparo diferenciado das carnes e acompanhamentos tem atraído muitos adeptos, provocando um crescimento de 30% em três anos nas franquias voltadas para esse tipo de lanches, de acordo com a ABF.

Se você está em busca de um negócio lucrativo e com boas perspectivas, este artigo vai lhe interessar. Nele, vamos falar sobre as hamburguerias, se vale mesmo a pena investir nesse segmento, e o que precisa ser feito para ter um ponto de sucesso. Confira!

Afinal, vale a pena investir em uma hamburgueria gourmet?

Uma hamburgueria gourmet é um tipo de negócio em food service que apresenta muitas vantagens. A primeira delas é que se trata de um tipo de alimento que tem um público cativo, apesar de mais exigente. Logo, uma vez conquistados, se tornam fiéis e promotores da marca.

Outra questão é que os produtos têm um valor agregado maior. Boa parte dos consumidores estão dispostos a pagar um valor mais alto do que em lanches industrializados. Com isso, fica mais fácil ter uma margem de lucro mais confortável e não ter que disputar apenas por preço com os concorrentes.

O que é necessário fazer para entrar nesse mercado?

Assim como em qualquer tipo de empresa, é muito importante passar por um momento de preparação para que a hamburgueria gourmet seja bem-sucedida. Confira os principais cuidados a serem tomados, logo abaixo.

Estude o mercado e faça um plano de negócio

Um dos erros mais cometidos por quem abre um novo negócio é não fazer uma análise mais detalhada do mercado. O que está dando certo para um pode não surtir o mesmo efeito para o outro. Por isso, cada caso deve ser avaliado em separado.

Muitos aspectos influenciam a escolha das melhores estratégias, tais como:

  • localização;
  • público a ser atendido;
  • principais concorrentes;
  • tipos de comércios próximos;
  • sazonalidades.

Com base nessas e em outras informações que se mostrarem pertinentes no decorrer do estudo, é preciso elaborar um plano de negócio. Essa ferramenta de gestão permite ter uma certa previsibilidade, que ajuda a se preparar para os principais desafios que estarão por vir.

Defina o estilo da hamburgueria

Uma hamburgueria gourmet precisa ter seu estilo próprio, a sua identidade. Isso faz parte da experiência proporcionada aos clientes, que valorizam cada detalhe do local. Mesmo parecendo um segmento tão nichado, cada estabelecimento deve construir sua marca única no mercado.

Isso pode estar atrelado a diferentes fatores, como a escolha de um ingrediente principal ou uma determinada temática para a decoração e nomeação dos lanches. O fato é que o estilo da hamburgueria será o grande responsável pela forma como os clientes enxergam o estabelecimento — de uma forma positiva ou não.

Formalize a empresa

A formalização é algo que vai além do fato de ter alguns papéis em dia. Ela mostra para seu público que aquele local é sério e responsável, que cuida de questões sanitárias e atende às exigências da legislação.

Outro ponto relevante relacionado a isso é que a formalização ajuda a empresa a obter vantagens, principalmente junto às instituições financeiras e aos fornecedores. Você pode conseguir linhas de crédito mais vantajosas para lidar com os investimentos iniciais e até mesmos condições especiais de pagamento junto a alguns parceiros.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Adquira os equipamentos certos

Uma hamburgueria gourmet depende de uma série de equipamentos para produzir lanches de qualidade. De nada adianta comprar as melhores peças de frios se o fatiador tem uma lâmina que perde o fio com facilidade e não permite um ajuste mais variado da espessura de corte, por exemplo.

É fundamental contar com todos os equipamentos e utensílios específicos, além de garantir que sejam produtos de confiança. Faça uma pesquisa mais aprofundada entre os possíveis fornecedores e não se esqueça de verificar detalhes como assistência técnica, garantia e manutenção periódica.

Como ter sucesso com a hamburgueria gourmet?

O sucesso de uma hamburgueria gourmet depende de muitas variáveis, mas não é algo difícil de ser alcançado. Veja algumas dicas para aplicar em seu negócio.

Entenda quem é o seu cliente

O ponto de partida deve ser o cliente. Cada público tem suas características e particularidades e isso precisa nortear todo o trabalho da hamburgueria. Inclusive, isso está diretamente ligado ao estilo adotado pela marca.

Faça uma pesquisa entre os clientes, veja como a concorrência tem atuado, no que ela se destaca e onde ela peca. Entenda o que seus clientes estão buscando e ofereça isso em seu estabelecimento. Lembrando que cada detalhe importa, desde o cardápio à decoração.

Invista em um bom atendimento

O atendimento de qualidade é algo que qualquer pessoa que entrar em sua loja vai esperar como requisito básico. Isso significa que a cordialidade não deve ser tratada como um diferencial. É preciso ir além do “bom dia”.

Invista no treinamento da sua equipe, fortaleça a cultura organizacional e crie um ambiente saudável para seus funcionários. Eles precisam estar felizes para transmitir toda essa alegria ao atender. Uma hamburgueria que tem atendentes sorridentes e bem-humorados ganha muitos pontos com os frequentadores.

Utilize ingredientes de qualidade

A qualidade dos ingredientes utilizados nas receitas é outro ponto essencial para o sucesso da hamburgueria gourmet. Como mencionado anteriormente, o público desse tipo de estabelecimento é exigente, sobretudo em relação à qualidade do que estão comendo.

Portanto, escolha seus fornecedores com muito cuidado. Avalie o frescor das carnes, tenha uma pequena horta para os temperos e não se esqueça do cuidado na escolha dos equipamentos. Afinal, eles reforçam o uso adequado dos ingredientes e potencializam a qualidade dos resultados.

Encontre e destaque o seu diferencial

Por fim, encontre algo que diferencie o seu estabelecimento dos demais e invista nele. Pode ser a adoção de um ingrediente como carro-chefe, como o bacon, ou a segmentação de públicos restritos, como os veganos. O importante é ter um foco no qual se aprofundar.

Essa definição ajuda a dar mais clareza e posicionamento à marca, fazendo com que as pessoas saibam exatamente o motivo de conhecer o lugar e, depois, de se tornar um cliente assíduo.

Agora que você já sabe todas essas informações sobre uma hamburgueria gourmet, o próximo passo é começar a tirar os planos do papel. Inicie pela pesquisa de mercado, veja o que vai funcionar melhor em sua região e com o público que pretende atender e siga as dicas que demos neste post. O sucesso está à sua espera!

Gostou deste post? Que tal se manter atualizado sobre o mercado de food service e os melhores equipamentos para o setor? Siga as Prática no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário