Cardápio de peixes para Páscoa: confira as melhores opções para servir

Cardápio de Peixes para Páscoa: as melhores opções para servir no restaurante

  • Home
  • Gastronomia
  • Cardápio de Peixes para Páscoa: as melhores opções para servir no restaurante
Cardápio de Peixes para Páscoa

A páscoa está chegando e, se você é dono de um restaurante, sabe da importância de inovar nas receitas, não é mesmo? Você sabia que o peixe é um dos símbolos dessa data comemorativa e por isso está presente na ceia de Páscoa de milhões de brasileiros?

Por esse motivo, preparamos este post para auxiliá-lo na hora de se planejar para essa ocasião especial e atrair a clientela. Então, confira dicas essenciais para produzir o cardápio de peixes para a Páscoa.

Por que o peixe é tão comum na Páscoa?

A Páscoa é uma importante data religiosa cristã que celebra o renascimento de Jesus Cristo. O peixe é um grande símbolo da páscoa, pois demonstra a fé que as pessoas têm em Jesus Cristo. Além disso, o peixe é um dos alimentos mais consumidos, até mesmo fora desse período.

Nesse sentido, há um aumento na sua comercialização, então uma boa forma de agradar o público é criando receitas com esse ingrediente especial.

Cabe destacar que os peixes são fontes de vários nutrientes, tais como proteínas, vitaminas E, D, A e do complexo B, iodo, cálcio, potássio, ômega-3, dentre outros. Assim, eles são alimentos benéficos para a saúde, principalmente para o coração.

O bacalhau é tradicional no cardápio de peixes para Páscoa. Porém, como ele não agrada a todos os paladares, existem diversas opções de peixes para você oferecer no cardápio de Páscoa (um exemplo é o salmão). O que não pode faltar é criatividade na hora de montar os pratos, em vista disso, é importante criar um cardápio personalizado para a data. Veja como fazer isso a seguir.

Cardápio de peixes para Páscoa

Confira abaixo dicas de peixes para servir na Páscoa e sugestões de pratos e acompanhamentos.

Bacalhau

O bacalhau é muito utilizado nessa data, principalmente em Portugal. Os melhores acompanhamentos para o prato são: arroz, brócolis, grão-de-bico e azeitona.

Exemplos de pratos:

  • empadão de bacalhau: para quem ama comer uma empada, essa é uma ótima opção. O empadão de bacalhau é uma receita fácil, que desmancha na boca e que faz a perfeita combinação da massa podre, que é mais seca, com o recheio mais úmido do bacalhau.
  • bacalhau com natas: essa é uma receita de peixe assado com batatas. O modo de preparo é simples, basta cozinhar as batatas em cubos por alguns minutos e refogar o bacalhau com cebola e alho por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coloque em uma forma o peixe, as batatas, a nata ou o creme de leite e o queijo e leve para assar por alguns minutos.

Salmão

É um dos peixes que mais agrada o público, seja por seu sabor único, por sua sofisticação ou até mesmo por ser uma opção mais saudável. Além disso, ele é versátil e pode ser consumido cru, cozido, assado, malpassado e defumado.

Os molhos que mais combinam com o salmão são aqueles à base de frutas cítricas, como maracujá e laranja. Já os acompanhamentos mais comuns são: arroz, batatas e saladas.

Exemplos de pratos:

  • salmão assado com alcaparras: uma dica para produzir o prato é deixar o salmão descansando no suco do limão por duas horas e depois prepará-lo com temperos e alcaparras, cobrindo tudo com papel alumínio ao levá-lo ao forno.
  • salmão grelhado: a dica para o preparo dessa receita é usar azeite na hora de temperar o peixe, dessa forma ele ficará mais saboroso e dourado. Para deixá-lo ainda mais gostoso, use temperos como: alho poró, cebola, pimenta, alecrim, limão, dentre outros.

Atum

O atum é outra opção de peixe saudável e que pode estar presente em variados tipos de pratos. Para acompanhar essas receitas, contudo, nada melhor do que um bom arroz integral.

Exemplos de pratos: 

  • atum com linhaça: um prato que consiste em uma posta de peixe assado com uma crosta de linhaça ou gergelim por cima que, além de deixá-lo gostoso, deixa-o bonito. A dica para não ter erro na hora de preparar esse prato não assá-lo demais para não queimar a linhaça.
  • atum com legumes: uma opção fácil e deliciosa para oferecer no restaurante. Você pode, portanto, combinar vários legumes, como cenoura, ervilha, milho, dentre outros para compor o prato.

Pintado

Um peixe que permite a criação de receitas saborosas e ótimas para serem servidas na páscoa. A melhor forma de acompanhar essas receitas é servindo elas junto com arroz e batata.

Exemplos de pratos:

  • pintado ao molho de coco: para quem ama peixe ao molho, essa receita é perfeita. Basicamente consiste em preparar o peixe no molho com leite de coco que dará um sabor diferenciado para a sua receita. Você também pode acrescentar ao molho variados tipos de temperos como noz moscada, pimenta do reino e cheiro verde.
  • sopa de peixe pintado: é uma opção para quem gosta de um ensopado, principalmente na hora do jantar. A sopa de pintado tem o peixe como ingrediente principal e pode ser servida com torradas, por exemplo.

Equipamentos para otimizar a produção

Além do cardápio de peixes para Páscoa, é fundamental investir também em bons equipamentos para atender a demanda, uma vez que eles trazem diversos benefícios, como:

  • menos desperdício;
  • diminuição de gastos;
  • menor produção de resíduos;
  • otimização do tempo de produção;
  • dentre outros.

Os melhores utensílios para preparar os peixes para a Páscoa são, portanto, grelhas, churrasqueiras e fornos combinados. Isso porque, eles deixam a receita mais saborosa e otimizam a produção, garantindo que você atenda toda a sua demanda com eficiência.

Também é de suma importância ter equipamentos profissionais para armazenar e congelar os pescados, como os ultracongeladores. Dessa forma, eles vão aumentar a durabilidade dos alimentos e garantir uma produção de qualidade.

Conclusão

Ao planejar um cardápio de peixes para Páscoa, você aumenta as suas vendas e surpreende os seus clientes com receitas deliciosas. Logo, comece a planejar com antecedência um menu especial para a data e selecione bem os alimentos e os equipamentos que serão utilizados na produção.

Quer garantir uma produção antecipada para a Páscoa com muito mais qualidade e sabor? Então entenda como os ultracongeladores podem ajudar o seu negócio.

Tags:
Deixe um comentário