Cardápio de Peixes para Páscoa: as opções para servir

Prática • mar. 16, 2022

A Páscoa está chegando e, se você é dono de um restaurante, sabe da importância de inovar nas receitas, não é mesmo? Você sabia que o peixe é um dos símbolos dessa data comemorativa e por isso está presente na ceia de Páscoa de milhões de brasileiros?

Por esse motivo, preparamos este post para auxiliá-lo na hora de se planejar para essa ocasião especial e atrair a clientela. Então, confira dicas essenciais para produzir o cardápio de peixes para a Páscoa.

Por que o peixe é tão comum na Páscoa?

A Páscoa é uma importante data religiosa cristã que celebra o renascimento de Jesus Cristo. O peixe é um grande símbolo da Páscoa, pois demonstra a fé que as pessoas têm em Jesus Cristo. Além disso, o peixe é um dos alimentos mais consumidos, até mesmo fora desse período.

Nesse sentido, há um aumento na sua comercialização, então uma boa forma de agradar o público é criando receitas com esse ingrediente especial.

Cabe destacar que os peixes são fontes de vários nutrientes, tais como proteínas, vitaminas E, D, A e do complexo B, iodo, cálcio, potássio, ômega-3, dentre outros. Assim, eles são alimentos benéficos para a saúde, principalmente para o coração.

O bacalhau é tradicional no cardápio de peixes para Páscoa. Porém, como ele não agrada a todos os paladares, existem diversas opções de peixes para você oferecer no cardápio de Páscoa (um exemplo é o salmão). O que não pode faltar é criatividade na hora de montar os pratos, em vista disso, é importante criar um cardápio personalizado para a data. Veja como fazer isso a seguir.

Cardápio de peixes para Páscoa

Confira abaixo dicas de peixes para servir na Páscoa e sugestões de pratos e acompanhamentos.

Bacalhau

O bacalhau é muito utilizado nessa data, principalmente em Portugal. Os melhores acompanhamentos para o prato são: arroz, brócolis, grão-de-bico e azeitona.

Exemplos de pratos:

  • empadão de bacalhau: para quem ama comer uma empada, essa é uma ótima opção. O empadão de bacalhau é uma receita fácil, que desmancha na boca e que faz a perfeita combinação da massa podre, que é mais seca, com o recheio mais úmido do bacalhau.
  • bacalhau com natas: essa é uma receita de peixe assado com batatas. O modo de preparo é simples, basta cozinhar as batatas em cubos por alguns minutos e refogar o bacalhau com cebola e alho por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coloque em uma forma o peixe, as batatas, a nata ou o creme de leite e o queijo e leve para assar por alguns minutos.

Salmão

É um dos peixes que mais agrada o público, seja por seu sabor único, por sua sofisticação ou até mesmo por ser uma opção mais saudável. Além disso, ele é versátil e pode ser consumido cru, cozido, assado, malpassado e defumado.

Os molhos que mais combinam com o salmão são aqueles à base de frutas cítricas, como maracujá e laranja. Já os acompanhamentos mais comuns são: arroz, batatas e saladas.

Exemplos de pratos:

  • salmão assado com alcaparras: uma dica para produzir o prato é deixar o salmão descansando no suco do limão por duas horas e depois prepará-lo com temperos e alcaparras, cobrindo tudo com papel alumínio ao levá-lo ao forno.
  • salmão grelhado: a dica para o preparo dessa receita é usar azeite na hora de temperar o peixe, dessa forma ele ficará mais saboroso e dourado. Para deixá-lo ainda mais gostoso, use temperos como: alho poró, cebola, pimenta, alecrim, limão, dentre outros.

Atum

O atum é outra opção de peixe saudável e que pode estar presente em variados tipos de pratos. Para acompanhar essas receitas, contudo, nada melhor do que um bom arroz integral.

Exemplos de pratos: 

  • atum com linhaça: um prato que consiste em uma posta de peixe assado com uma crosta de linhaça ou gergelim por cima que, além de deixá-lo gostoso, deixa-o bonito. A dica para não ter erro na hora de preparar esse prato não o assar demais para não queimar a linhaça.
  • atum com legumes: uma opção fácil e deliciosa para oferecer no restaurante. Você pode, portanto, combinar vários legumes, como cenoura, ervilha, milho, dentre outros para compor o prato.

Pintado

Um peixe que permite a criação de receitas saborosas e ótimas para serem servidas na Páscoa. A melhor forma de acompanhar essas receitas é servindo-as junto com arroz e batata.

Exemplos de pratos:

  • pintado ao molho de coco: para quem ama peixe ao molho, essa receita é perfeita. Basicamente consiste em preparar o peixe no molho com leite de coco que dará um sabor diferenciado para a sua receita. Você também pode acrescentar ao molho variados tipos de temperos como noz moscada, pimenta do reino e cheiro verde.
  • sopa de peixe pintado: é uma opção para quem gosta de um ensopado, principalmente na hora do jantar. A sopa de pintado tem o peixe como ingrediente principal e pode ser servida com torradas, por exemplo.

Equipamentos para otimizar a produção

Além do cardápio de peixes para Páscoa, é fundamental investir também em bons equipamentos para atender a demanda, uma vez que eles trazem diversos benefícios, como:

  • menos desperdício;
  • diminuição de gastos;
  • menor produção de resíduos;
  • otimização do tempo de produção;
  • dentre outros.

Os melhores utensílios para preparar os peixes para a Páscoa são, portanto, grelhas, churrasqueiras e fornos combinados. Isso porque, eles deixam a receita mais saborosa e otimizam a produção, garantindo que você atenda toda a sua demanda com eficiência.

Também é de suma importância ter equipamentos profissionais para armazenar e congelar os pescados, como os ultracongeladores. Dessa forma, eles vão aumentar a durabilidade dos alimentos e garantir uma produção de qualidade.

Conclusão

Ao planejar um cardápio de peixes para Páscoa, você aumenta as suas vendas e surpreende os seus clientes com receitas deliciosas. Logo, comece a planejar com antecedência um menu especial para a data e selecione bem os alimentos e os equipamentos que serão utilizados na produção.

Quer garantir uma produção antecipada para a Páscoa com muito mais qualidade e sabor? Então e ntenda como os ultracongeladores podem ajudar o seu negócio.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: