Venda de sanduíches: saiba por que implementar na sua padaria

Afinal como precificar cardapio Nos te explicamos
Powered by Rock Convert

Todos nós já sabemos que uma padaria não é feita apenas de pães franceses, é necessário inovar, mas também é importante trazer hábitos esquecidos de volta à tona. E é sobre um deles, de grande potencial de lucro, que vamos falar hoje: a venda de sanduíches.

Esse produto, que até a pouco tempo atrás era bem comercializado, hoje é raramente encontrado nas padarias, o que é uma pena. O padeiro já tem todas as matérias-primas em mãos: pães de diferentes tipos, frios e recheios utilizados em salgados, como frango, calabresa, entre outros. Basta a ele comprar poucos ingredientes que ainda precisar, como verduras, legumes e condimentos, e montar o produto.

Então vamos lá? Neste artigo vamos listar desde as receitas simples até as mais complexas, que vão encher os olhos dos consumidores, além de falar também sobre como começar a oferecê-las na padaria e como divulgar essa venda de sanduíches.

Confira!

Venda de sanduíches simples

Para o café da manhã e da tarde, é interessante ter opções que, além de serem mais comuns, sejam mais rápidas de se preparar e menos custosas. Por isso é necessária a venda de sanduíches mais simples.

O clássico, que ainda pode ser encontrado na maioria das padarias, mas somente se solicitado, é o Pão com Manteiga na Chapa. Normalmente acompanhado de um copo de café, puro ou com leite, essa é a preparação mais simples dos sanduíches que vamos abordar, o nome da receita já denuncia como fazê-la, mas não se engane, é um produto de sucesso das padarias.

Outros produtos tradicionais são o Queijo-quente e seu parente próximo, o Misto-quente, que tem adicionado o presunto à formula. Ambos agradam as pessoas que querem algo simples, mas mais suculento, já que o pão na chapa entrega uma experiência mais sequinha e crocante.

Ainda há outras receitas conhecidas, como o pão com mortadela e o cachorro quente simples, tudo depende dos insumos que você tem em sua padaria.

Venda de sanduíches mais elaborados

Eles são de preparação mais complexa, porém, são mais chamativos, ainda rápidos de se fazer e podem ser vendidos com uma grande margem de lucro, ainda por preços justos, quando comparados à experiência oferecida ao cliente.

Sanduíche de Mortadela estilo Paulistano

Esse é para quem tem apetite! A venda de grandes sanduíches de mortadela é bem famosa no local onde eles foram idealizados: na cidade de São Paulo. Porém, não é apenas lá que eles devem ser encontrados, essa experiência também pode ser oferecida na sua padaria! Por que não?

O sanduíche é recheado por uma generosa quantidade de fatias de mortadela, tendo por vezes a adição de outros itens apetitosos, como queijo cheddar, tomate ou bacon. Já na escolha do pão, o céu é o limite, o pão utilizado pode ser desde diferentes formatos de pão francês até o pão italiano, o australiano ou até a ciabatta, tudo depende das características de sabor e textura que você quer conferir ao sanduíche.

Sanduíche com hambúrguer artesanal

A venda de sanduíches com hambúrguer artesanal não é exclusividade das hamburguerias e trailers, na padaria as receitas podem ser feitas com toda a gama de recheios oferecidos normalmente.

A diferença aqui é o pão, que é feito na própria padaria e, por meio da finalização de pães congelados pré-prontos, pode ser oferecido quentinho e fresquinho, direto do forno de convecção ou em Speed Ovens. Aqui podem ser utilizados o brioche, o pão australiano e até o pão francês.

Sanduíches naturais

Com a preocupação crescente no consumo de produtos mais saudáveis, a venda de sanduíches naturais é quase um item obrigatório da lista. Além de deliciosos, eles são leves, feitos com ingredientes simples e que são encontrados com facilidade no seu armazém, além de poderem ser feitos antecipadamente, para venda de imediato após o pedido. Pode-se usar o pão de forma, normal ou integral, e os pães especiais, como o pão italiano, por exemplo.

Sanduíches vegetarianos

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Ainda na linha de produtos saudáveis, a venda de sanduíches vegetarianos é essencial para conquistar esse público com dietas restritivas. Aqui há opções quentes e frias, desde sanduíches naturais recheados com ricota e espinafre até sanduíches com berinjela empanada e hambúrgueres à base de grão de bico, que, dependendo dos demais ingredientes, podem atender até aos clientes veganos.

Ainda há diversas opções de sanduíches que podem ser oferecidos na padaria e vão atrair a clientela, tudo depende da pesquisa aprofundada das receitas e da criatividade do profissional panificador.

Mas, além das receitas, outro diferencial pode ser método de oferecimento desse produto, confira.

Métodos de venda de sanduíches

Método de montagem personalizada

Aqui quem monta o sanduíche é o cliente. Nesse caso, é elaborada uma ilha com os insumos expostos ao consumidor e esse escolhe seu tipo de pão e recheio, que pode ser vendido frio ou finalizado no Speed Oven.

Esse modelo vai chamar a atenção, como algo inovador para panificadoras e com um diferencial também sobre o fast food, já que os ingredientes utilizados nos sanduíches são em maioria da sua padaria.

Delivery

O delivery de padaria já era cada vez mais real na vida do brasileiro e, com os acontecimentos atuais, ele se tornou imprescindível. Os sanduíches sempre couberam bem nos cardápios de entrega de alimentos, principalmente os hambúrgueres, e, agora, eles virão bem a calhar! Planeje-se para sempre ter condições de preparar sanduíches quentes e frios de forma rápida, sob demanda e treine a equipe para atender bem — e rápido — os clientes provenientes desse método de venda.

Equipamentos recomendados

Speed Oven

Este equipamento usa três fontes de aquecimento para preparar o alimento por completo: micro-ondas, ar impingido e infravermelho inferior, o que permite a preparação ultrarrápida do produto e com total qualidade. Para os sanduíches quentes, ele é essencial para deixar a casca do pão crocante e o recheio derretido ou cozido no ponto certo. Com ele, é possível finalizar um sanduíche de queijo em apenas 40 segundos, por exemplo.

Ultracongelador

Ideal não só para os sanduíches, como também para a produção da padaria como um todo, o ultracongelador faz o congelamento ou resfriamento brusco de alimentos, que possibilita com que os pães e sanduíches sejam congelados prontos ou pré-prontos, sem perder qualidade, para serem apenas finalizados conforme demanda.

Isso proporciona versatilidade, podendo fazer e estocar diversos tipos de pães e outros ingredientes, e também reduz o desperdício, já que produtos congelados podem ser armazenados por mais tempo e não precisam ser descartados no final do dia.

Divulgação

Ter o serviço e o produto em sua padaria não basta. O cliente só saberá sobre essa novidade se você divulgar da forma correta.

O básico para a divulgação no local é que sejam colocados banners que informem a disponibilidade dos sanduíches e que os atendentes sejam orientados a oferecer esse produto.

Mas é interessante que essa divulgação seja feita digitalmente também, por meio de perfis nas redes sociais e nos meios de delivery, ou seja, Instagram, WhatsApp e Facebook, com uma foto de um belo sanduíche e uma legenda descrevendo a novidade.

É interessante pensar sobre a venda de sanduíches, pois o padeiro está, quase que literalmente, “com a faca e o queijo na mão”. Então analise seu negócio, seus equipamentos e seus insumos e, caso seja viável, mãos à obra! Temos certeza que seus clientes ficarão satisfeitos.

Gostou do conteúdo? Então e confira também o nosso artigo sobre os 10 tipos de pães que você precisa conhecer e descubra como dar ainda mais sabor aos seus sanduíches e mais variedade ao seu mix de produtos!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário