Confeitaria colombo: conheça um dos cafés mais lindos do mundo

Confeitaria colombo: conheça um dos cafés mais lindos do mundo

Confeitaria colombo

Localizada no centro histórico da Cidade Maravilhosa, a Confeitaria Colombo há mais de um século é sinônimo de requinte, sofisticação e uma experiência gastronômica inesquecível para os amantes de sabores doces ou salgados.

O sucesso da Confeitaria, reconhecida mundialmente como um dos cafés mais lindos do mundo, sem dúvida, é pura inspiração para os que desejam alcançar sucesso no ramo. E é isso que pretendemos com este post: inspirar você, profissional da confeitaria, a primar sempre pelo melhor e, assim, conquistar os paladares mais exigentes. Boa leitura!

Diferenciais da Confeitaria Colombo

Em pleno século XIX, o jovem português Manuel José Lebrão inaugurou a Confeitaria Colombo, demonstrando ter o que hoje chamamos de visão empreendedora e foco no cliente. Você certamente já ouviu a célebre frase “o cliente sempre tem razão” e talvez não saiba que a autoria de tal afirmação é dele.

Falando em clientes, frequentadores de reconhecimento nacional e internacional marcavam presença nos salões da Confeitaria. Dessa breve introdução podemos extrair importantes lições e estratégias de empreendimento. Veja a seguir!

Cardápio diversificado

Aqui vale apostar nos pontos fortes de produção. A Confeitaria Colombo, por exemplo, faz toda a produção, tanto de doces quanto de salgados, de maneira artesanal. É isso mesmo que você leu: cada produto é feito à mão.

Além disso, o foco nunca ficou em apenas uma receita de sucesso. Eles começaram com a Empadinha de Frango como sucesso número um. Depois, o Camarão Recheado passou a ser o centro da atenção. Em seguida, a Maravilha de Camarão também passou a assumir o posto de mais procurado, e assim por diante.

Já na categoria doce, o carro-chefe é o Pastel de Nata, mas também estão os irresistíveis Pingo de Tocha e outras delícias. Ah, e sabe a Geléia de Mocotó? Pois ele é uma receita da Colombo também. Inicialmente ela era servida no Chá da Tarde e como os clientes (que sempre tem razão, lembra?) pediam para levar para casa, a mesma passou a ser comercializada.

Com tais exemplos, vemos a importância de diversificar o cardápio. É claro que vamos ter aquelas opções mais pedidas, mas não se deve estagnar quando uma receita faz sucesso.

Inovação

A Confeitaria Colombo traz para o Rio referências europeias que são refletidas em especial nos detalhes suntuosos de decoração e no estilo de servir. Com isso, marca um diferencial e atrai um público que se identifica e se fideliza, marcando presenças características no Café da Manhã, Chá da Tarde e entre tarde e noite.

Isso não significa que quem está no ramo da confeitaria precisa fazer altos investimentos, como foi o caso da Colombo. Significa, sim, que é possível identificar quem é o seu público-alvo e ouvir o que ele tem a dizer, trazendo detalhes que possam atrair e fidelizar.

Foco na experiência do cliente

E o que traria para nós a ideia dessa visão empreendedora? Alguns detalhes como oferecer o melhor que existia em termos de decoração, por exemplo. A Colombo, por exemplo, chama atenção pela beleza refletida nos enormes espelhos de cristal em suntuosas molduras de madeira de jacarandá.

As maravilhosas louças dispostas junto aos talheres de prata, sobre as toalhas brancas de linho da melhor qualidade, o imenso salão e um vitral no teto chamam atenção e encantam a todos os olhares. Tanta riqueza de detalhes levou a Confeitaria Colombo a se tornar Patrimônio Cultural e Artístico da Cidade do Rio de Janeiro.

Gestão de pessoas

Se você fizer uma busca rápida nos vídeos da internet que falam sobre a Colombo, vai verificar que sempre tem algum funcionário sendo entrevistado. Nesses casos, observe como eles “vestem a camisa” da empresa, falando orgulhosamente do atendimento, da história, dos clientes, do cardápio e até curiosidades. A sensação é que sempre tem algo novo para conhecer.

Quando não há identificação com o que é feito, ou insatisfação com o empreendimento, dificilmente será possível obter esse nível de comprometimento. Obviamente que não é somente a valorização financeira que conta como ponto positivo para que haja compromisso de atendimento, produção e venda.

Reconhecer que o trabalho do outro importa e faz a diferença, ouvir a opinião e abraçar as ideias que surgem da equipe, colocá-las em prática e celebrar as conquistas são ingredientes que certamente trarão sucesso para o negócio.

Divulgação

Atrair um público diverso, oferecer os serviços de buffet e atendimento em eventos no Teatro Municipal e serviços de confeitaria e cozinha quente para casamentos são outras formas de atuação que tornaram a Colombo ainda mais conhecida e difundida entre os que ela deseja atrair e manter.

Hoje, contudo, a dinâmica de divulgação envolve estratégias de uso das redes sociais, parcerias com influenciadores digitais e outras possibilidades de se fazer presente e cativar o público. Assim como adaptar o formato para atender a eventos e datas comemorativas que acontecem ao longo do ano.

Expansão

Após muitos anos com apenas um endereço, a Confeitaria Colombo adquiriu novo lugar de atuação no Rio de Janeiro, o Forte de Copacabana, também centenário e muito visitado. Claro que não tem o mesmo requinte dos salões do centro do Rio. Mas é possível estar em contato com parte do cardápio e dos acessórios presentes no ponto tradicional.

Entender o momento de expandir e que estratégia adotar é, portanto, uma forma interessante de adaptar-se aos novos tempos e fazer-se visível para novos olhares.

Valorização dos colaboradores

Outro destaque da visão empreendedora do fundador tem relação não somente com o fato de dar importância ao que o cliente deseja, como também por valorizar os empregados. Em 1900, antes mesmo da Consolidação das Leis do Trabalho, cuja primeira publicação data do ano de 1943, já havia distribuição de lucro para os empregados da Colombo.

Sem contar as receitas que faziam sucesso, uma após outra, que podem ser apreciadas no livro lançado por ocasião dos seus 120 anos – Confeitaria Colombo: Sabores de uma cidade – no qual é possível apreciar a história e as receitas que são tão procuradas ainda hoje.

Conclusão

Como visto, algumas estratégias são atemporais. A exemplo da secular Confeitaria Colombo que veio para mostrar que um cardápio diversificado e bem cuidado, escuta ao cliente e atendimento exemplar nunca saem de moda.

Curtiu a inspiração? Confira também tudo o que você precisa para expandir sua produção e torná-la industrial.

Blog Comments

Olá Priscila tudo bem?
Essa é uma matéria ilustrativa, o conteúdo de nosso blog é técnico, para orientações de uso dos equipamentos industriais e como eles auxiliam na produção de determinados produtos. = )

Deixe um comentário